DAE soluciona problema antigo no São Joaquim

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da equipe operacional, sanou um problema de pressão na rede de água contemplando cerca de 50 residências do bairro São Joaquim, localizados na parte alta, entre as Ruas Águas da Prata, Águas de Lindóia e Aguaí. A melhoria compreendeu a troca de uma tubulação danificada, executada há 60 dias, e atendeu a uma reivindicação antiga desses moradores que há tempo vinham sofrendo por conta da baixa pressão da água que chegava a suas casas.

No intuito de descobrir a causa do transtorno, a equipe verificou que a tubulação de aço galvanizado, de 110 mm de diâmetro, instalada junto à ponte sobre o Córrego Mollon, já estava atacada pela corrosão, o que prejudicava o fluxo da água. Com a substituição dessa tubulação, por outra de mesmo diâmetro, de material PEAD (Polietileno de Alta Densidade), a pressão nesses imóveis atingiu a medição de 12 mca, índice adequado pela Norma Brasileira – NBR 12.218 – que estabelece o mínimo de 10 mca. Antes o índice variava de 4 a 8 mca, dificultando o uso da água para aquela parcela da população do bairro.

Morando em casa geminada, na Rua Águas da Prata, Francisca e Fabiana, mãe e filha respectivamente, alegaram que antes da manutenção elas tinham dificuldades nos afazeres do dia a dia devido à baixa pressão da água na rede, principalmente nos finais de semana. “As condições agora melhoraram consideravelmente, hoje estamos satisfeitas com a boa pressão da água se mantendo estável em qualquer dia”, disse ambas. O mesmo índice, de 12 mca, também foi medido na casa de José Ruiz, morador da Rua Aguaí, antes considerado outro ponto crítico.

O DAE irá dar continuidade nos trabalhos de setorização na distribuição da água, serviço que compreende manter o controle da pressão na rede, já realizado com sucesso em diversos bairros. Outra frente de trabalho de prioridade desta administração municipal são as obras de trocas de redes e adutoras antigas existentes na cidade, inclusive com a licitação em vigência.

Comentários

Notícias relacionadas