Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

DAE segue com a instalação de adutora para obra emergencial


O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste prossegue com a obra da adutora que visa à captação de água bruta das represas localizadas na região da antiga Usina Santa Bárbara. A medida irá auxiliar no abastecimento de água do município caso ocorram períodos de forte estiagem, como o que afetou o Estado de São Paulo no ano passado. Os tubos, cerca de 3.150 metros, foram adquiridos pelo valor de, aproximadamente, R$ 2 milhões em recursos próprios da autarquia.

 

A obra visa o enfrentamento da crise hídrica e será responsável pelo recalque das águas daquela reserva para ser tratada na ETA (Estação de Tratamento de Água) II, que fica na Vila Aparecida. No total são quase 4 km de adutora, com diâmetro de 630 mm. No percurso, já foram instalados 500 metros de tubos no início deste ano. O projeto viabiliza também a captação do Rio Piracicaba e do Ribeirão dos Toledos, mananciais que passam próximos àquela área.

 

Com a mesma finalidade, outras três alternativas de captação de água no município foram encontradas pela equipe técnica do DAE, com duas em fase de conclusão, e uma que foi finalizada em janeiro, sendo, respectivamente, as obras de captação do Ribeirão dos Toledos, no Jardim Conceição, da lagoa formada pelas Represas da Usina De Cillo, no Jardim Santa Alice e do Córrego Araçariguama, esta última já tendo auxiliado na demanda na época, quando as reservas hídricas dos mananciais estavam baixas devido ao longo período da estiagem.

 

O diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan, enfatizou o empenho da administração em finalizar as obras mesmo com os níveis dos mananciais que abastecem a cidade, as represas Areia Branca, São Luiz e Cillo (Pq. das  Águas), estarem 100% recuperados atualmente. “As obras executadas pelo DAE permitiram que nossas represas fossem mantidas fechadas e que dessa forma se recuperassem completamente. Hoje o volume acumulado é o maior da história em nosso município, graças ao esforço da administra na instalação das comportas da Represa São Luís, afinal, são mais de um bilhão de litros acumulados a mais do que tínhamos”, disse. “Além disso, seguimos firmes na finalização das obras de captação que deixarão nossa cidade em condições de avançar e se desenvolver, acompanhando as ações do governo do prefeito Denis Andia”, finalizou Piovezan.

 

 

 

DAE/SBO

Comentários

Dennis Moraes