DAE ofereceu curso na Semana do Meio Ambiente


Inserido na programação da Semana do Meio Ambiente, iniciada na segunda-feira (8), o curso “Como cuidar do seu jardim”, aconteceu na manhã desta terça-feira (9), no Viveiro Municipal, pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do setor de Meio Ambiente. Na ocasião, os presentes puderam conhecer na teoria e na prática as dicas para o plantio e cuidado no cultivo das plantas ornamentais, além de técnicas de produção para minimizar custos da manutenção de jardins domiciliares.

 

O curso foi ministrado pela funcionária e chefe do Departamento de Meio Ambiente da autarquia, a engenheira agrônoma Mônica Tortelli, que, de início, exibiu os slides com as diferentes espécies de plantas e as maneiras corretas de cultivo visando seu desenvolvimento e reprodução da espécie desejada, através da rega e adubação adequadas. As técnicas para eliminar as pragas que são mais prejudiciais às plantas ornamentais também foram apresentadas.

 

Em seguida, os presentes tiveram contato direto com a terra e as plantas, onde puderam desenvolver na prática a preparação do solo e o plantio, observando sempre as condições do local onde se deseja obter o jardim.

 

“Para o bom desenvolvimento da planta em um jardim é importante a prática de técnicas corretas, como o preparo adequado do solo para se ter um espaço permeável. Dessa forma, é necessário que a planta seja bem nutrida e bem conduzida para manter a qualidade e durabilidade do jardim, até mesmo em períodos de estiagem, podendo ampliar o intervalo de rega das plantas”, comentou Mônica.

 

A Semana é organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura: www.santabarbara.sp.gov.br.

 

 

DAE/SBO

Comentários

Notícias relacionadas