DAE intensifica fiscalização contra fraudes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com a campanha de combate ao desperdício da água, lançada no mês passado pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, o setor de fiscalização da autarquia intensificou os trabalhos nas verificações de fraudes em hidrômetros e ligações clandestinas de água. Neste ano, de janeiro até hoje (15/08), o setor notificou 72 infrações, que envolvem a colocação de arame no hidrômetro (14), hidrômetro invertido (3), cúpula furada (34), imã no hidrômetro (2) e as ligações clandestinas, ou seja, água consumida sem a marcação devida pelo hidrômetro (19).

O valor da multa para o consumidor infrator é calculado de acordo com a situação atual do imóvel em construção usando a água sem o hidrômetro instalado, e da média de consumo estipulado num período de tempo para as violações no medidor, podendo variar o valor de R$ 500,00 até para mais de R$ 5.000,00, que são lançados em uma futura conta de água ou cobrados judicialmente.

A informação do setor de fiscalização da autarquia indica que o número das infrações caiu 37,3%, se comparado o primeiro semestre de 2009 com o mesmo período de 2014, respectivamente 91 e 57 fraudes. Desde 2009, o DAE já realizou a substituição de, aproximadamente, 30 mil hidrômetros, motivo que pode ter contribuído por esta queda, uma vez que, a cada troca, são instalados dispositivos antifraudes nos aparelhos, dificultando a ação do infrator. A cidade possui 60.720 ligações de água registradas até o mês passado.

O DAE já iniciou os trâmites para licitar, em breve, a compra de mais 25.000 hidrômetros, lembrando que os aparelhos são trocados pelo tempo de uso – mais de cinco anos – e sem custos para o consumidor. Nessa fase, o hidrômetro sofre um desgaste natural e, com isso, não marca a quantidade real de água que passa pelo medidor, causando prejuízos não só para o departamento como também para o próprio consumidor, em possíveis pequenos vazamentos.

 

Comunicação Social

DAE/SBO

Comentários

Notícias relacionadas