DAE instala adutora em obra de ampliação do sistema ETA IV


O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste iniciou nesta semana a instalação da adutora no trecho da ETA IV, Estação de Tratamento de Água, localizada no Jardim Souza Queiroz, até o reservatório do bairro Trinta e Um de Março. A intervenção integra uma das obras de melhorias que a autarquia realiza no abastecimento da zona leste, que, neste caso, compreende a obra de ampliação da reservação e distribuição de água da ETA IV, no qual o DAE foi contemplado com o repasse do governo federal de R$ 14 milhões, através do PAC 2.

 

A adutora, de material de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), com 350 mm de diâmetro, irá reforçar o fornecimento de água tratada para o reservatório do Trinta e Um de Março, que hoje é abastecido pelo mesmo sistema de adução para a zona leste. Com a nova adutora, o atual sistema ficará exclusivo para o atendimento da região leste do município, o que aliviará a carga sobre a tubulação já existente e reduzirá possíveis manutenções.

 

A obra de ampliação do sistema ETA IV compreende ainda a instalação da adutora que terá o percurso entre a ETA IV até o reservatório do jardim Amélia, na zona leste; a instalação de adutora de água bruta, da Estação Elevatória Santa Alice – a Represinha – até a ETA IV; e a construção de mais três reservatórios. O conjunto das obras irá aumentar em 30% a reserva de água tratada para a zona leste.

 

Também com verbas do PAC, de aproximadamente R$ 13 milhões, o DAE projeta construções de novos reservatórios em pontos distintos daquela região da cidade, além de substituições de trechos de redes e adutoras e a execução de obras de setorização na distribuição de água tratada. O processo está na fase de análise final pela Caixa Federal. Entre o ano passado e este ano, o departamento já realizou diversas melhorias no abastecimento de água em diferentes locais da zona leste.

 

 

DAE/SBO

Comentários

Notícias relacionadas