DAE encontra entulhos em rede de esgoto

Atendendo um chamado de esgoto entupido em um imóvel da Rua Riachuelo, funcionários da equipe de manutenção de esgoto do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, em vistoria em um PV (poço de visita) localizado no cruzamento das Ruas Riachuelo com Paulo de Moraes, no Centro, encontraram entulhos como cabos de vassoura, pedaços de pano, madeiras, fios de cobre, ferro e pedras, que estavam obstruindo o fluxo dos efluentes domésticos coletados daquela microrregião.

Descasos como este e o mau uso com as redes coletoras de esgotos são problemas constantes registrados pelas equipes operacionais. Dentre os entulhos são encontrados absorventes, preservativos, fraldas descartáveis, peças de roupas, tubos de plásticos usados para embalagem de drogas e outros materiais que condizem com o lixo doméstico e que acabam sendo descartados de forma irregular principalmente no vaso sanitário. Este tipo de descarte irregular e a interligação direta da água pluvial na rede coletora de esgoto do imóvel são os grandes responsáveis pelos transtornos causados pelos entupimentos e até com o incômodo do retorno dos dejetos para dentro das casas, acarretando em prejuízos tanto para o DAE como para os munícipes.

O DAE realiza diariamente manutenções preventivas nas redes coletoras de esgotos em diferentes pontos da cidade utilizando o sistema de jateamento, com o auxílio do caminhão hidro jato, o que tem diminuído significativamente problemas relacionados com o esgoto. A autarquia solicita ainda a colaboração dos usuários para que utilizem o esgoto de forma correta e alerta para a importância da instalação da caixa padrão de inspeção como forma de prevenir transtornos. O dispositivo é de responsabilidade do proprietário e a instrução de instalação pode ser encontrada no site do DAE: www.daesbo.sp.gov.br; no link: Serviços – Documentos.

Comentários

Notícias relacionadas