Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

DAE e Secretaria da Educação Iniciam projeto Gota d’Água


O projeto Gota d’Água 2016 em Santa Bárbara d’Oeste teve início nesta segunda-feira (29) pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O evento aconteceu no Museu da Água e irá se estender até o final do ano com encontros todas as segundas-feiras com os alunos dos primeiros anos das escolas municipais, através de palestras que abordarão a conscientização no uso racional da água e dos recursos naturais de forma geral. O projeto é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), e envolve todos os municípios consorciados.

Além da palestra, ministrada pela chefe de gestão e licenciamento ambiental do DAE, Larissa Moreno Pietro de Bonfim, as crianças contam com uma novidade neste ano, a presença do Índio Caeté Rosivaldo Pereira dos Santos, morador no município, que incluiu no aprendizado dos alunos a cultura indígena no cuidado com o meio ambiente.

“A ação mostra para os alunos a importância da preservação da água. Dentro desse tema, a nossa intenção é fazer essa conciliação da sabedoria dos povos indígenas, como o respeito que eles têm com a natureza, com a modernização, que compreende a captação, o tratamento e a distribuição da água que chega às casas”, disse Larissa.

“Esse projeto vem de encontro com que o professor já vem trabalhando com os alunos em sala de aula. O assunto relacionado aos povos indígenas está sendo abordado com as crianças desde o início deste ano. O mais importante é que as atividades veio agregar com o ensino, ou seja, a criança estuda o assunto na escola e aqui no projeto ela aprende de uma forma lúdica”, comentou a representante da Secretaria de Educação, Gilmânia Claudete de França Paiva, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental “Fioravante Luiz Angolini”, localizado no bairro rural Caiubí.

 

DAE/SBO

Comentários

Dennis Moraes