DAE de Santa Bárbara prossegue com as ações de Eficiência Energética

Dois novos conjuntos motobombas foram instalados nesta segunda (30) e terça-feira (31) na Estação Elevatória Santa Alice, conhecida por Represinha, que é o ponto de captação e adução de água bruta em Santa Bárbara d’Oeste. A ação é a segunda etapa do Programa de Eficiência Energética no DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município, que solicitou a participação no programa implantado pelo governo federal, através da Lei 9.991/2000, e teve aprovação da CPFL Energia, sem nenhum custo à autarquia barbarense.

Os equipamentos substituíram os antigos conjuntos motobombas responsáveis pelo recalque da água bruta para a ETA (Estação de Tratamento de Água) II, localizada na Vila Aparecida, beneficiando todo esse sistema. Além das bombas e motores novos, um novo painel elétrico com inversor de frequência será instalado também na Represinha pela Companhia Paulista de Energia. Os equipamentos e a mão de obra são de responsabilidade da CPFL, que teve acompanhamento de técnicos da autarquia.

No DAE de Santa Bárbara, no prédio da sede administrativa, a primeira etapa do programa aconteceu no mês passado e contou com a substituição de todas as Lâmpadas fluorescentes por novas de led, em torno de 600, o que estima uma economia de cerca de 50% no valor pago pelo consumo mensal de energia elétrica com iluminação do prédio. As ações na sede e na Represinha somam o valor na ordem de R$ 1,3 milhões, economia para o Departamento de Água e Esgoto que será revertida em melhorias nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município.

O programa visa promover a utilização inteligente da energia elétrica e obras de eficientização dos sistemas energéticos em âmbito nacional. É regulado e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e possui o PROPEE – Procedimentos do Programa de Eficiência Energética contendo as regras e as diretrizes de aplicação dos recursos do programa.

DAE/SBO

Comentários

Notícias relacionadas