Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

DAE atua na manutenção de mata ciliar na Represa Areia Branca

DAE SBO

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste trabalhou nesta semana na manutenção de uma nova área de mata ciliar à margem da Represa Areia Branca, onde, em 2019, a autarquia plantou cerca de 10 mil mudas de árvores nativas de diversificada espécie. A área fica próxima de nascentes, no limite de município com Sumaré e Monte Mor, e reforça a mata ciliar já existente no local. O plantio está inserido no programa de recuperação e proteção dos mananciais do Departamento, que prevê plantar, nos próximos anos, 250 mil mudas de árvores.

 

Os trabalhos de manutenção irão se estender para a próxima semana e compreendem a roçagem do mato e limpeza da área, que possui sete hectares. Recentemente, um novo plantio foi concluído pelo DAE e formou uma grande área de mata ciliar na Represa São Luiz, com mais de 8 mil mudas de árvores. As ações asseguram a preservação dos recursos hídricos, da fauna e da flora no município.

 

Entre os trabalhos desenvolvidos pela Divisão de Gestão de Meio Ambiente do DAE está o diagnóstico das espécies que vivem nas matas ciliares que compõem o ecossistema desses locais. No final de 2019, a equipe registrou, por meio da captura de imagens de câmeras instaladas nas matas, uma família de onça-parda – uma fêmea (mãe) e dois filhotes, da espécie Puma concolor. A presença dessa espécie de predador evidencia condições favoráveis de sobrevivência desses animais, reforçando ainda mais a importância dos trabalhos que são realizados na região das represas.

 

DAE/SBO

Comentários