Cultura de Nova Odessa ‘ganha’ Orquestra Jovem


Inscrições abertas; ensaios aos sábados no saguão do Paço Municipal

 

Nova Odessa é uma cidade que “respira” cultura. Entre os equipamentos culturais está a tradicional Banda Sinfônica Prof. Gunars Tiss, o Coral Cidade, o Grupo Municipal de Dança e o Projeto Guri. Nos últimos anos, a cidade ganhou uma Orquestra Filarmônica e uma Orquestra de Violeiros Mirins. Em 2015, um novo grupo musical pedagógico está nascendo na cidade: a Orquestra Jovem de Nova Odessa.

Temos aqui (em Nova Odessa) artistas talentosíssimos. O ganho cultural que essa Orquestra Jovem representa para a nossa cidade chega a ser imensurável. Nos últimos anos, temos valorizado os nossos artistas e conseguimos conquistas importantes para a cidade”, disse o diretor de Cultura e Turismo, Leonardo Blanco, lembrando que, em breve, a cidade terá o primeiro teatro.

A direção artística da Orquestra Jovem de Nova Odessa ficará sob a responsabilidade do maestro peruano Juan Fernando Ortiz de Villate, que também comanda a Orquestra Filarmônica.

A Orquestra Jovem de Nova Odessa vai adotar o “El Sistema”, um modelo utilizado no mundo inteiro e que oferece aos integrantes um rápido sistema de aprendizado com base em técnicas internacionais. A regência será feita pelo músico Leandro Felix Maestro.

As atividades da Orquestra tiveram início no último dia 8 de agosto e os ensaios vão ocorrer, a partir de agora, todos os sábados, às 13h, no saguão do Paço Municipal. “Convidamos os jovens e crianças que já tenham pelo menos nível básico ou algum conhecimento para participar. Elas vão poder conhecer o ‘mundo’ de uma orquestra e aprenderão a trabalhar em equipe”, explicou Elisabete Rohwedder, coordenadora do projeto.

Podem participar crianças com idade a partir dos 7 anos e é preciso ter o instrumento. Não há limite de vagas. Além dos ensaios, os alunos vão participar de aulas com professores que já tenham bagagem e experiência na música.

A orquestra será formada por instrumentos de sopro, cordas, metais e madeiras e os integrantes terão a oportunidade para aperfeiçoarem técnicas em conjunto, ritmo e afinação”, explicou Elisabete.

Nova Odessa está ganhando mais um ponto de Cultura e Educação”, parabenizou Norberto Rohwedder, músico integrante da Orquestra Filarmônica e também coordenador da Orquestra Jovem. Neste sábado, o músico ministrará aos integrantes uma aula modelo “Master Class”, com breves explicações sobre os instrumentos.

A Prefeitura de Nova Odessa fica na Avenida João Pessoa, nº 777, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3476-4537.

Comentários

Notícias relacionadas