28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Criatividade marca oficinas para definição de elenco do Via Crucis

Compartilhe essa notícia!

Os integrantes da 18ª edição do espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste tem uma companhia constante a cada oficina realizada pela direção da peça: a criatividade. Uma atividade às cegas, brincadeira de corda, movimentos com tecidos, expressão corporal e até uma redação sobre os motivos para participar da encenação foram algumas das tarefas realizadas nestas três primeiras semanas de atividades.

Segundo o diretor artístico, Otávio Delaneza, quando o elenco sente-se à vontade para participar, acaba mostrando mais suas habilidades, o que ajuda no processo de definição dos personagens. “Cada encontro precisa ser prazeroso para que as pessoas possam voltar. Então, buscamos a liberdade de cada um se expressar, tentamos eliminar medos, anseios e valorizar o trabalho em grupo, porque o teatro, sem sombra de dúvida, é a arte mais coletiva que existe”, observou.

Se o objetivo é estimular a participação e facilitar o processo de criação das cenas, os efeitos já começam a ser percebidos pelo elenco. Mesmo para aqueles que integram o espetáculo pela primeira vez, como a advogada Micheli Cerchiari, 36. De acordo com ela, as oficinas são fantásticas e muito criativas. “A que mais mexeu comigo foi uma onde todos do elenco entravam em cena (que era a cidade da Galiléia), cada qual com um personagem previamente estudado e, em certo momento, o diretor nos passava informações sobre acontecimentos naquela cidade. No momento em que ele informou a aparição de Jesus Cristo, consegui me entregar por inteiro à cena, me transportei para aquele momento e as sensações e sentimentos que tive foram muito intensas, reais mesmo. Para mim, foi um dos melhores momentos!”, comentou.

Já para o oficial legislativo, ator e escritor Fábio Vital, 40, as oficinas estimulam a competição, sem, contudo, fazerem com que os integrantes percam o senso de cooperação e respeito mútuo. “Elas auxiliam no desenvolvimento de diferentes segmentos artísticos e são filtros naturais para selecionar as pessoas com mais vontade, espírito colaborador e companheirismo. Realmente, são um desafio aos novos na arte e uma bela dose revigoradora aos que têm já alguma experiência artística, como eu”, considerou.

E, segundo Micheli, os benefícios das oficinas teatrais não se limitam aos palcos: trazem contribuição à vida em sociedade. “Creio que todos deveriam passar por essa experiência ao menos uma vez na vida, pois a gente se redescobre e faz coisas que jamais pensávamos que fôssemos capazes de fazer e que nos ajudarão muito em nossa existência como seres humanos”, completa.

Os interessados em participar ainda podem inscrever-se através do email inscricao@viacrucis.com.br ou pessoalmente no teatro. Os ensaios ocorrem às 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras – das 19h às 21h30 / aos domingos – das 9h às 13h / e eventualmente aos sábados – das 15h às 19h. Nesta edição, a encenação é voltada exclusivamente à participação de pessoas que tenham a partir de 15 anos de idade.

O evento é uma realização da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com patrocínio da Rede de Supermercados Pague Menos e produção cultural da 3Marias. O Projeto Via Crucis tem sido realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através do ProAC/ICMS – Programação de Ação Cultural. Todas as informações sobre as oficinas e ensaios poderão ser consultadas no site www.viacrucis.com.br e também na fanpage Facebook/espetaculoviacrucis.

Assessoria de imprensa Via Crucis

Foto: Divulgação

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!