qui. jan 23rd, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Crianças realizam visita monitorada ao CCZ em Americana

Com o objetivo de levar as crianças ao contato direto com os animais domésticos, demonstrando na prática a importância do cuidado animal, a Casa da Criança Panamby, do bairro Praia Azul, realizou nos dias 5 e 20 de junho, uma visita monitorada com cerca de 180 alunos da pré-escola ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). A visita foi agendada pela diretora da instituição, Lucinete Almeida do Nascimento, e os menores foram recepcionados e acompanhados pela médica veterinária e responsável técnica do CCZ, Aneli Marques Neves Conceição e demais funcionários do local.

 

Durante o passeio as crianças tiveram a oportunidade de conhecer a dinâmica do setor com visitas diretas ao canil e gatil, sempre na companhia de um técnico para orientá-las sobre a situação dos animais recolhidos pelo CCZ; a maioria abandonada ou vítima de atropelamento. Elas ainda puderam compreender a importância da posse responsável, além de receberem folhetos sobre o assunto e desenvolverem desenhos sobre a causa animal.

 

A ida ao CCZ fez parte do eixo Ciênciação/Ciência, da grade curricular, cujo conteúdo de aprendizagem (nesta temática) está voltado para os animais. Segundo a diretora da instituição, a visita serviu para complementar as abordagens que as professoras vêm realizando dentro das salas de aula, bem como despertar nos alunos sentimentos de valorização. “Nós agendamos a visita para incrementar os estudos e, ao mesmo tempo, proporcionar às crianças os conceitos de valores essenciais à vida e às responsabilidades que todos temos na sociedade”, explicou Lucinete.

 

Para a médica veterinária do CCZ, essas visitas são oportunidades para conscientizar as crianças sobre a necessidade dos cuidados e proteção aos animais domésticos, além de proporcionar um alcance das informações no âmbito familiar. “A criança vem conhecer nosso trabalho e depois acaba propagando tudo o que ela viu para os membros da família e isso ajuda na conscientização geral”, considerou Aneli.

 

Comentários

Dennis Moraes