9 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Crianças participam de visita guiada da exposição “A poesia do movimento mecânico” em Santa Bárbara

Compartilhe essa notícia!

Crianças atendidas pelas entidades ABE – Casa da Criança e AMEV (Associação em Melhoria de Vida) participaram na semana passada de visitas guiadas à exposição “A poesia do movimento mecânico”, no Centro de Memórias “Antonio Carlos Angolini”. Elas foram atendidas pelo artista Eduardo Salzane. Na última quinta-feira (31) houve o lançamento do catálogo contendo imagens das esculturas da mostra, com sessão de autógrafos para os visitantes.

A exposição é composta por 11 esculturas autômatas (com movimento) construídas, com restos de madeira e materiais naturais como galhos e folhas. As obras seguem expostas no Centro de Memórias e no Museu da Imigração até o dia 21 deste mês, de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

O destaque do acervo é uma releitura de grande porte do 14 Bis, o histórico avião construído por Alberto Santos Dumont, em uma homenagem que a exposição faz aos 150 anos de nascimento do inventor, comemorados em 2023.

Os autômatos de Eduardo Salzane reproduzem movimentos a partir de princípios mecânicos e físicos, aplicados em materiais reutilizados após o descarte. A exposição convida o espectador à interação, já que as esculturas se movem e ganham vida a partir de engrenagens e manivelas que precisam ser acionadas pelos visitantes.

A exposição “A poesia do movimento mecânico” é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, com patrocínio da TRBR Indústria e Comércio Ltda. e parceria da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, além da produção executiva da Track Comunicação e a curadoria de Lani Goeldi.

Instituições interessadas em agendar visitas guiadas para pessoas com deficiência visual ou auditiva poderão entrar em contato com o Centro de Memórias pelo Telefone/WhatsApp (19) 3455.7000, de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Serviço:

Exposição ‘A poesia do movimento mecânico’

Data: 21 de julho a 21 de setembro

Horário: terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas

Locais: Centro de Memórias ‘Antonio Carlos Angolini’ (R. João Lino, 362 – Centro) e Museu da Imigração (R. João Lino, 371 – Centro)

Entrada franca

Curadoria: Lani Goeldi

Mais informações sobre o artista em https://www.instagram.com/eduardosalzane/

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!