28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Crianças de até qual idade podem se beneficiar da Odontopediatria? Tire suas dúvidas

Compartilhe essa notícia!

Um ramo da Odontologia voltado exclusivamente para o cuidado de bebês, crianças e adolescentes, os benefícios da odontopediatria são muitos e realmente podem ser transformadores para a vida de uma pessoa.

 

Aqui, queremos resolver as dúvidas mais comuns relacionadas à atividade deste profissional, desde sua função até a idade que o acompanhamento deve ser feito com os adolescentes.

Qual a função de um odontopediatra?

O Odontopediatra tem a função de realizar o acompanhamento da saúde bucal de uma criança até a sua adolescência. Nesse período, o profissional é o responsável que deve perceber possíveis distúrbios na fala, na mastigação e no posicionamento dos dentes e dos maxilares do jovem.

 

Além disso, o Odontopediatra deve aconselhar os pais, seja no momento da retirada da chupeta, por exemplo, ou ensinando a eles como escovar os dentes do pequeno.

Usar a chupeta por muito tempo pode ser perigoso?

O uso prolongado da chupeta pode provocar graves problemas, como a mudança na posição da língua e dos dentes. Nesse caso, por conta da chupeta, aquela criança será provavelmente obrigada a utilizar um aparelho no futuro.

 

Para resolver esse problema, os especialistas recomendam que os pais, com a ajuda do Odontopediatra, determinem o momento certo para o fim do uso da chupeta. E para isso existem algumas ações que podem ser tomadas, como realizar pequenos furos no utensílio e fazer com que ele perca a “graça”.

Quando iniciar o tratamento com um Odontopediatra?

O tratamento com um Odontopediatra deve ser iniciado após o nascimento do primeiro dente de leite, que acontece geralmente por volta dos 6 meses de idade.

 

Apesar disso, o cuidado com a saúde bucal se inicia logo após o nascimento, com o teste da linguinha. Esse processo se tornou obrigatório por lei e busca avaliar problemas ou qualquer distúrbio na cavidade bucal do bebê, como a língua presa (freio lingual encurtado).

Até qual idade deve ser feito o acompanhamento com um odontopediatra?

O crescimento e o desenvolvimento da saúde bucal pode variar de criança para criança. Apesar disso, em geral, o trabalho do Odontopediatra deve ser estendido até os 14 anos ou até quando o adolescente se sentir confortável em ser acompanhado por esse especialista.

 

Nesse momento, enquanto o jovem está na pré-adolescência, deve existir uma transição para um clínico geral, responsável por acompanhar a saúde bucal de adolescentes e adultos.

Essa mudança é realmente necessária?

Antes de ser um Odontopediatra, esse especialista é responsável pela saúde bucal em geral. Por isso, essa transição não é necessariamente obrigatória e pode ser prolongada conforme a necessidade do adolescente.

 

E por essa razão é sempre válido conversar com esses jovens e entender quais são os seus desejos e as necessidades. E somente após esse momento, tomar uma medida correta e eficiente.

Por que é importante consultar um odontopediatra?

O Odontopediatra é muito importante, pois além de realizar todo o acompanhamento para que a criança se desenvolva bem, esse especialista também pode realizar intervenções assertivas.

 

Um exemplo muito comum é a necessidade do aparelho, que pode existir em muitas crianças. O Odontopediatra deve perceber o quadro e encaminhar o jovem ao Ortodontista. Dessa forma o tratamento será mais rápido e também mais proveitoso.

Com qual frequência é importante visitar o Odontopediatra?

Em um primeiro momento, o recomendado é que as visitas ao Odontopediatra sejam realizadas de seis em seis meses. Esse período sempre deve variar de acordo com a necessidade, podendo se tornar menor após alguma recomendação específica.

 

E exatamente por essa razão é importante manter a frequência nas visitas. E é claro, sempre procure por profissionais de confiança e capazes de desempenhar sua função da melhor forma possível.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!