25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

COVID-19: pesquisa aponta os hábitos de consumo durante a pandemia

Compartilhe essa notícia!

O coronavírus está afetando drasticamente o estilo de vida das pessoas. Neste ano, já tivemos uma Páscoa e um Dia das Mães diferentes. O Dia dos Namorados também deve ser marcado por comemorações virtuais como mostra uma pesquisa feita pela Azulis que aponta as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros durante a pandemia.

Com um número crescente de casos e mortes, infelizmente o Brasil está no caminho de se tornar o epicentro mundial da doença em junho, justamente no mês dos namorados. Mesmo com um movimento de reabertura de comércio em algumas cidades, a maior parte das pessoas deve fugir das aglomerações para diminuir o risco de contágio do novo vírus.

Em anos anteriores, a data que geralmente promove encontros em restaurantes, cinema e outros programas de casal deve ser marcada por encontros virtuais e compras online. E para comprar online e obter benefícios você pode utilizar o novo Itaucard Click.

Em meio a pandemia, o certo é que este ano teremos um Dia dos Namorados diferente. Mais de oito mil pessoas foram entrevistadas pela Azulis e responderam como pretendem comemorar e como vão presentear seus parceiros no Dia dos Namorados em 2020.

A pesquisa foi realizada no mês de maio, momento em que os números da pandemia cresciam exponencialmente no Brasil. Um dado importante é que 46,38% dos entrevistados disseram morar junto com seus parceiros, o que facilita a comemoração, outros 40,83% afirmaram que estão mantendo contato pela internet por precaução.

Compras em shoppings e lojas locais devem dar lugar às compras online em 2020

O primeiro hábito que deve mudar no Dia dos Namorados em 2020 é o jeito de comprar o presente para o parceiro. A pesquisa mostra que as compras em shoppings e lojas locais devem diminuir entre 40% e 60% em 2020, até por conta do fechamento dos estabelecimentos devido à quarentena.

As compras online devem ser o principal meio de comprar o presente de Dia dos Namorados neste ano. Cerca de 82% dos entrevistas disseram que pretendem comprar o presente pela internet em 2020. Quando perguntados como compraram o presente no ano passado, apenas 39,86% disseram ter comprado online, o que mostra uma mudança no hábito de consumo.

Essa é uma tendência em 2020. Com estabelecimentos comerciais fechados, as compras devem migrar para o online, assim como já aconteceu na Páscoa e no Dia das Mães deste ano.

Comemorações virtuais são outra tendência para o Dia dos Namorados

Parecido com o que aconteceu na Páscoa e no Dia das Mães, quando as videoconferências se popularizaram como uma forma de comemoração segura durante a pandemia, o Dia das Mães também deve ser marcado por comemorações virtuais.

Dos entrevistados, somente 12,79% disseram estar visitando regularmente seus parceiros, outros 46,38% disseram morar juntos, o que facilita a comemoração deste ano. Porém, 40,83% dos entrevistados disseram estar mantendo a distância e se comunicando apenas virtualmente por precaução.

A manutenção da distância também deve acontecer na data, 53,54% dos entrevistados disseram que pretendem comemorar o Dia dos Namorados virtuais, enquanto 33,73% afirmaram que devem se encontrar pessoalmente.

Comemorações no WhatsApp

O WhatsApp foi o aplicativo escolhido pelos casais para a comemoração virtual do Dia dos Namorados em 2020. Quase 80% dos entrevistados responderam que pretendem utilizar o famoso aplicativo de mensagens para comemorar a data este ano.

O que impressiona é que o telefone foi o meio de comemoração escolhido por 6,18% dos entrevistados, deixando para trás aplicativos de videoconferência como o Skype e o Zoom.

Programa preferido para o Dia dos Namorados 2020 são assistir à lives, filmes e séries

Outro hábito de consumo que irá mudar em 2020 é o programa preferido para comemorar o Dia dos Namorados este ano. Mais de 80% dos entrevistados disse ter comemorado o Dia dos Namorados de 2019 indo ao cinema ou a um restaurante. Neste ano, segundo a pesquisa o programa preferido dos casais devem ser as lives e as maratonas de filmes e séries.

Em contraponto ao fechamento de restaurantes, cinemas e outros estabelecimentos, mais de 70% dos entrevistados disseram que pretendem comemorar o Dia dos Namorados em 2020 assistindo Lives ou maratonando filmes e séries.

Outro dado relevante é que boa parte dos entrevistados ressaltou que devem comemorar o Dia dos Namorados fazendo jantares românticos em casa. O que podemos perceber é que as comemorações de casais estão migrando para o virtual em um meio de pandemia, o que era esperado.

O que chama atenção é que as pessoas estão dando um jeito de levar as comemorações presenciais para o mundo virtual. As reservas em restaurantes estão dando lugar aos jantares especiais em casa, por exemplo.

A ida ao cinema também está sendo trocada por uma maratona de séries, filmes ou lives, o que mostra que os programas em si não mudaram, apenas a forma como eles acontecerão no Dia dos Namorados em 2020.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!