Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Corinthians tentará diminuir vantagem gremista no confronto

Corinthians e Grêmio decidirão nesta quarta-feira uma das vagas para as semifinais da Copa do Brasil 2013. Esta, porém, não é a primeira vez em que as duas equipes se enfrentam em um confronto decisivo pela competição nacional. Em duas ocasiões, os rivais chegaram a disputar a taça de campeão do torneio, que vale vaga na Libertadores da América.

A primeira vez em que os dois rivais se encontraram em uma partida da Copa do Brasil foi no ano de 1991. Na ocasião, o jogo também valia pela fase de quartas de final do torneio e o placar, no Pacaembu, terminou com empate por 1 a 1. O jogo da volta, porém, não foi bom para os corintianos: derrota por 2 a 1 no estádio Olímpico e eliminação do torneio. O Grêmio perderia a final para o Criciúma de Felipão.

Somente no ano de 1994 Corinthians e Grêmio se encontraram novamente na competição. Três anos após o primeiro confronto, porém, a sorte alvinegra não mudou e, mais uma vez, a equipe do Parque São Jorge foi eliminada pelo rival gaúcho. Agora nas oitavas de final, com derrota no Olímpico pelo placar de 2 a 0 e empate por 2 a 2 no estádio do Pacaembu. Os gaúchos, desta vez, sagram-se campeões.

E queriam o bi, mas 1995 seria o ano da redenção corintiana sobre os gremistas. Após as eliminações em 91 e 94, o time do Parque São Jorge infligiu ao rival gaúcho a dolorosa perda do título da Copa do Brasil em pleno estádio Olímpico, lotado por 47.352 torcedores, a maioria, tricolores. A conquista alvinegra veio com duas vitórias: a primeira dentro de casa por 2 a 1 e a segunda, fora, pelo placar mínimo.

Depois de conquistar a taça inédita, até então, na história do clube, o Corinthians voltou a sofrer nas mãos do Grêmio em jogos da competição. Após ser derrotado por 2 a 1 no Morumbi, o alvinegro paulista conseguiu apenas o empate por 1 a 1 na volta, no mesmo Olímpico em que fora campeão dois anos antes, e acabou eliminado na fase semifinal de 1997, quando o Grêmio comemoraria mais uma conquista.

A revanche tricolor em finais aconteceu em 2001. Se seis anos antes o Corinthians impôs ao tricolor gaúcho a amarga derrota em uma final dentro de casa, os gremistas fizeram o mesmo ao alvinegro na decisão daquele ano. No primeiro jogo, empate por 2 a 2 no estádio do anfitrião Grêmio. Na volta, em jogo no Morumbi, a equipe do Parque São Jorge foi superada por 3 a 1 e ficou sem a taça.

No confronto desta quarta-feira, a decisão será na casa do Grêmio, porém, dessa vez, o palco não é mais o estádio Olímpico, mas, sim, a Arena do Grêmio, novo estádio do time gaúcho. Na partida no Pacaembu, os rivais ficaram no empate sem gols. Agora, basta uma vitória simples ou um empate com gols para que o Corinthians siga adiante na Copa do Brasil.

 

FPF

Comentários

Dennis Moraes