Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Consórcio PCJ comemorou 25 anos do primeiro plantio ciliar em Capivari


Aconteceu nessa segunda-feira, dia 05 de dezembro, em Capivari (SP) no IFSP, o 5º Encontro do Consórcio PCJ com a Sociedade Civil, no qual foram feitas homenagens em comemoração aos 25 anos do primeiro plantio que a entidade realizou em Matas Ciliares.

O primeiro reflorestamento ciliar do Consórcio PCJ ocorreu no ano de 1991, às margens da Represa no Ribeirão Forquilha, que fica localizado na Fazenda Milhã, em Capivari, e é um dos mananciais de abastecimento do município, de onde é retirado 45 litros/s que vem por gravidade até a Estação de Tratamento (ETA I), percorrendo 8,5Km de adutora. O plantio contou com o apoio da proprietária da fazenda, a Sra. Maria Christina Clemêncio Gonzaga Pacheco, que mantém até hoje a área recuperada com muito carinho.

Durante o evento, o Consórcio PCJ homenageou a Prefeitura de Capivari, na ocasião representada pelo Prefeito em exercício , Vitor Riccomini. Para ele, encontros como estes são importantíssimos para a sociedade. “Ficamos muito felizes em poder sediar este encontro que tem como objetivo chamar a população para fazer parte de um debate que busca melhorias para na nossa qualidade de vida”, ressaltou.

Participaram do evento, a proprietária da área Maria Christina, e Carlos Alberto Schincariol, pelo apoio na realização do projeto que foi o início do Programa de Proteção aos Mananciais da entidade e já plantou 4 milhões de mudas nativas. Também esteve presente o Superintendente do SAAE Capivari, José Luis Cabral e a diretora de Serviços Públicos, Natália Sampaio.

 

Apresentação do documento “Declaração de Capivari”

Também foi apresentado e ratificado pelos participantes do evento, o documento “Declaração de Capivari”, que consiste no fomento à elaboração de planos de gerenciamento de recursos hídricos a todos os países latino-americanos.

O objetivo dessa iniciativa é destacar a importância da revisão e implantação de Planos Nacionais de Recursos Hídricos com destaques para ações frente aos Desafios Climáticos.

Após esta aprovação do documento, o Consórcio PCJ irá traduzi-lo para espanhol e inglês e divulgar entre as Redes Latino-Americana de Organismos de Bacias (RELOB), Internacional de Organismos de Bacias (RIOB) e Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB).

 

Lançamento de Glossário e Encontro do Conselho Fiscal

Na ocasião também ocorreu o último encontro da atual gestão do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ e o lançamento da 1ª Edição do “Glossário de Termos Técnicos em Gestão de Recursos Hídricos, Saneamento Básico e Meio Ambiente”.

O Consórcio PCJ publica glossários de termos técnicos desde 2002, por entender a importância do uso de palavras corretas e adequadas à área ambiental e de gestão de recursos hídricos.

Diante das novidades ocorridas nos últimos anos, como a promulgação da Política Nacional de Saneamento e de Resíduos, além de práticas avançadas de proteção ambiental, como os projetos de “Pagamentos por Serviços Ambientais”, a entidade optou por incrementar e ampliar o seu glossário.

Capacitação da sociedade civil

O 5° encontro de capacitação com a sociedade civil debateu “quem é quem” na gestão de água. O Superintendente do SAAE Capivari, José Luis Cabral reforçou que “o objetivo do encontro com certeza foi alcançado, pudemos mostrar as formas de participação da população nos entes do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos da Bacia do PCJ”.

 

Além de abordar todas as formas de participação da sociedade nos entes que formam o sistema nas Bacias PCJ, como Comitê, Agência e ARES PCJ, técnicos do Consórcio PCJ puderam tirar dúvidas quanto ao edital aberto desde o dia 21/11 para entidades associativas representativas de usuários de recursos hídricos e organizações civis para participar dos Comitês PCJ.

O evento em Capivari foi o último encontro dessa série que foram realizados nas Bacias PCJ. Também receberam as capacitações do Consórcio PCJ as cidades de Jundiaí, Rio Claro, Bragança Paulista e Campinas.

 

 

Comentários

Dennis Moraes