seg. jan 20th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência discute propostas na Conferência Nacional


Membros do CMDPD (Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência) se reuniram nesta segunda-feira (2) no CSU (Centro Social Urbano) para avaliarem a participação de Santa Bárbara d´Oeste na 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com o tema “Os Desafios na Implementação da Política da Pessoa com Deficiência: a Transversalidade como Radicalidade dos Direitos Humanos”, a Conferência foi promovida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, entre os dias 24 e 27 de abril, no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil), em Brasília. O Município levou propostas relativas ao eixo social – “Inclusão Social de todas as formas”.

“Parabenizo o Conselho Municipal pelo empenho na participação ativa na conferência estadual e nacional. É a primeira vez que o Conselho de Santa Bárbara conquistou um espaço na conferência nacional, resultado do empenho do delegado Gilson, que representou a cidade”, disse a Secretária de Promoção Social, Maria Cristina da Silva.

De acordo com o membro do CMDPD, Gilson Rosa de Oliveira, que representou Santa Bárbara no evento, de 90 propostas apresentadas, foram aprovadas 89 na plenária federal. “Conseguimos representar e discutir nossas ideias. Nossa participação foi positiva”, avaliou. De acordo com Gilson, representante da sociedade civil no Conselho Municipal, a metodologia de discussão permitiu incluir as propostas a nível nacional. “As propostas discutidas já foram pré estabelecidas na conferência estadual. Os representantes foram divididos em salas, sendo que cada uma era composta por representantes de 12 estados.

As propostas aprovadas seguem agora para o Conade (Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência). “A expectativa é que sejam levadas ao Poder Legislativo e sejam regulamentadas, preenchendo lacunas da Lei n. 13146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência”, disse o secretário do CMDPD, Luiz Paulo Carrinho.

Também participaram da reunião nesta segunda-feira (2), a presidente do CMDPD, Ione da Silva e os membros Camila Esquina, Erica Marques de Oliveira, Vanda Sely do Brasil, Kelly Cristina Martins, Eufrásia Agizzio e Rosa de Oliveira.

 

Assessoria de imprensa

Comentários

Dennis Moraes