dom. jan 19th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Capivari: Alunos visitam Fazenda São Bernardo e aprendem sobre cultura indígena


Em meio a uma linda paisagem da Fazenda São Bernardo, os alunos dos 4ºs anos da Rede Municipal de Ensino aprenderam um pouco mais sobre a cultura indígena. De terça a quinta-feira, 26 a 28 de abril, quase 700 estudantes passaram pela Fazenda São Bernardo, em Rafard, onde acompanham apresentações de música, dança e linguagem de membros da aldeia Tekoá Porã do município de Itaporanga.

Os índios ainda mostraram como utilizam o arco e flecha para caçar e deixaram os alunos boquiabertos com a mira certeira. Na visita, os alunos ainda puderam fazer perguntas, entre elas sobre como fazem os cocares, como é escolhido o cacique de uma tribo, entre outras. Além disso, ainda conheceram um pouco do artesanato desenvolvido pelos membros da aldeia.

Para o prefeito, Rodrigo Proença, nada melhor do que conhecer de perto a cultura. “O contato direto entre os índios e as crianças colaboram com uma melhor aprendizagem e respeito dos alunos pela diversidade”, ressaltou.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Abaçaí Cultura e Arte, uma organização social sem fins lucrativos que tem como objetivo o desenvolvimento de programas com foto no melhor aproveitamento da cultura popular. Atualmente a instituição é responsável pelo casarão em que viveu a pintora modernista Tarsila do Amaral. No local é realizado diversos eventos culturais.

Comentários

Dennis Moraes