Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Conhecendo o mundo dos empréstimos: como escolher o melhor

Muitas vezes, ter que recorrer a um empréstimo costuma ser mais do que uma escolha, já que pode ser obrigatório para obter dinheiro imediato e resolver uma urgência. Só que com tantas opções existentes de linhas de crédito, a dúvida surge no momento de optar por uma delas.

Outro ponto é com relação à cautela: afinal, um empréstimo é uma obrigação financeira que poderá comprometer seu orçamento mensal, e, ainda, o seu estilo de vida. Por isso, vamos ajudar a escolher aquele que tem mais a ver com seu perfil, só basta continuar lendo o texto!

Quais os tipos de empréstimos

Quando pensamos na solicitação de um empréstimo, temos que ter em mente que não está apenas relacionado ao dinheiro “vivo”.  Por exemplo, você pode pedir crédito para financiar sua graduação, ou ainda, a sua casa ou o seu carro. 

Compreendendo isso, confira a seguir quais são as cinco principais opções de empréstimos, conforme abaixo:

Pessoal

O empréstimo pessoal é oferecido por instituições financeiras, como bancos, fintechs, entre outros. Você pode usar esse crédito da forma que desejar.  

Com relação a solicitar a quantia que deseja – não esqueça que é necessário seguir as políticas do credor –  você não necessita oferecer uma garantia para quitação do empréstimo. Mas por conta disso, essa opção fica sujeita à análise do crédito para que seja possível conseguir sua aprovação.

Os juros costumam ser mais altos também já que não existe garantia de pagamento do empréstimo a ser concedido.

Consignado

O empréstimo consignado é um dos créditos mais solicitados, a grande facilidade dele é que o valor é descontado diretamente na folha de pagamento ou no benefício do tomador do empréstimo.  

A liberação do crédito costuma ser rápida e simples, exatamente pela garantia de que o pagamento sairá de um salário ou do INSS. Os juros costumam ser baixos e os prazos de pagamento longos pela segurança que a instituição financeira tem ao emprestar o dinheiro, afinal, o risco de calote é praticamente zero. 

E assim como o empréstimo pessoal, a vantagem é que você não precisa justificar como o dinheiro será usado.

Com garantia

O empréstimo com garantia pode ser tanto para imóveis como para veículos.

Conhecido também refinanciamento de imóveis, nesse tipo de crédito a casa do tomador do empréstimo é usada como garantia de pagamento da dívida. 

Da mesma forma do que com bens imóveis, o crédito com garantia de veículos terá como segurança a quitação do empréstimo através do carro do tomador da dívida.

Essas duas modalidades têm juros baixos porque o risco de inadimplência é baixo e o prazo costuma ser maior, dependendo do valor da casa ou do carro refinanciado.

Financiamento

O financiamento normalmente é feito por um banco e o processo para conseguir é mais lento, por conta das regras da instituição – que variam de uma empresa para outra – além de vários documentos exigidos para obtenção do crédito.

Normalmente você consegue financiar até 80% do valor do imóvel, então você precisa de uma entrada para ter acesso a esse tipo de empréstimo. O recurso do FGTS pode ser usado no financiamento a ser abatido, auxiliando a minimizar os juros. 

Mas mesmo com prazos longos de pagamento, os juros costumam ainda serem altos nessa modalidade, já que você pode financiar em até 35 anos.

Para autônomo

Os profissionais autônomos são aqueles que mais sofrem para conseguir um empréstimo, já que a comprovação de renda é fundamental para qualquer linha de crédito desejada.

Porém, algumas instituições financeiras têm uma solução diferenciada para autônomos e outras categorias que não possuem holerite: basta usar a movimentação bancária, que a partir dela é possível fazer análise de renda do tomador do empréstimo.

Na modalidade de empréstimo para autônomos, por conta da falta de garantias de quitação da dívida, as taxas de juros são mais elevadas.

Qual é a melhor opção de empréstimo 

A pergunta mais pertinente de quem está em busca de um empréstimo é saber qual modalidade é a melhor a ser contratada. Mas tenha em mente que, apesar de quase todas as pessoas terem a mesma dúvida, antes de qualquer coisa, é importante se questionar:

  • De quanto é o montante que eu preciso?
  • Sou beneficiário do INSS ou assalariado?
  • Qual será a finalidade do dinheiro emprestado?

Respondidas as questões acima, você consegue saber qual tipo de empréstimo tem o perfil que você está buscando. Vamos supor que você queira realizar o sonho da casa própria, a opção por financiamento imobiliário é que tem as melhores condições, ainda que os juros sejam altos. 

Mas se você pretende iniciar a empreender, você precisa analisar qual modalidade tem os juros mais baixos e dentro da sua realidade. Por exemplo, se você for assalariado, talvez o consignado seja a melhor escolha.

De qualquer forma, pesquisar e comparar através de um simulador online pode ser uma das formas de ajudar na sua tomada de decisão.

Onde comparar e solicitar um empréstimo online 

Nesse momento você deve estar se perguntando onde é possível fazer pesquisas, analisar possíveis comparações e, ainda, usar simuladores virtuais. 

No site do Juros Baixos você consegue com apenas um clique e sem precisar sair de casa,  saber qual é o melhor empréstimo a contratar. Veja algumas opções abaixo:

Apenas um clique

O que fará diferença na contratação do seu empréstimo é a forma de pesquisa. A priori você não precisa sair de casa e nem ter o trabalho que exigem processos burocráticos, ainda mais no quesito empréstimo.

Com o Juros Baixos você consegue reunir todas as instituições financeiras em um única pesquisa, economizando tempo e agilizando seu processo. Você concorda com essa afirmação? Deixe nos comentários abaixo o que falta para você usar nossos serviços!