Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Conheça dicas para se viajar de carro de maneira segura

Uma viagem de carro é algo muito corriqueiro na vida dos brasileiros, seja a trabalho ou a passeio nas férias. 

Especialmente em algumas épocas do ano, como férias, carnaval e feriados prolongados, é muito natural que as estradas fiquem lotadas.

De modo geral, elas estão cheias de veículos, sejam carros ou ônibus, que seguem viagens ou que param por conta de algum problema. Nesse sentido, ter a viagem interrompida por conta de mau planejamento é muito ruim.

Para evitar esses problemas, é importante fazer um planejamento, mesmo que a viagem seja curta. 

Estar na estrada requer responsabilidade, principalmente por parte do motorista. É missão dele garantir que o carro esteja em ordem, com revisões e documentação em dia.

Além dos cuidados com o carro, existem outros pontos a serem planejados, mas nisso outras pessoas que participarão da viagem podem ajudar a pensar.

Garantir uma viagem tranquila não beneficia só os passageiros do carro, mas também todos que estiverem na estrada. Isso garante segurança, fluidez no trânsito, como também momentos de lazer e descontração.

Para ajudar a planejar uma viagem de carro perfeita, neste artigo traremos algumas dicas importantes e que farão toda a diferença no seu trajeto.

No que pensar antes de pegar a estrada?

Muita gente acredita que para pegar a estrada, basta escolher o lugar, reservar uma hospedagem e fazer as malas. 

Mas pensar dessa maneira é um erro, pois estar longe de casa requer planejamentos para evitar imprevistos.

As principais questões a serem pensadas são:

  • Fazer as contas;
  • Pesquisar o trajeto;
  • Conversar com quem já fez essa viagem;
  • Conferir a previsão do tempo.

Em primeiro lugar, é importante fazer as contas e ver o quanto de dinheiro você tem para viajar. 

Guardar dinheiro ao longo do ano pode ser a melhor maneira de fazer uma reserva. Dessa forma, quando chegar as férias, você tem uma boa quantia para fazer com tranquilidade a sua viagem dos sonhos.

A internet ajuda muito nessas horas, pois, por meio dela, é possível saber quanto é preciso desembolsar com combustível, pedágios, hospedagem, alimentação e a média de preço dos gastos no destino escolhido.

O destino preferido dos brasileiros é o litoral. Portanto, consulte com meses de antecedência se o dinheiro que você tem é suficiente para essas despesas e ainda sobra para algum imprevisto.

Antes de colocar as bagagens no carro e partir, verifique o trajeto. Por causa do GPS, muita gente ignora essa etapa e vai confiante pela estrada. Isso é um erro, isso porque é muito comum o sinal da internet falhar na estrada.

Se você está fazendo uma longa viagem, por exemplo, para outro estado e isso acontece, as chances de entrar em desespero são grandes. 

Imprimir o trajeto na internet ou deixar no carro um mapa pode te ajudar a sair dessa situação tão complicada, que pode causar problemas mais graves.

Pelo Brasil, existem muitos destinos onde as pessoas gostam de ir de carro, inclusive, para países vizinhos. Se você pretende fazer uma viagem longa, que dure mais do que 12 horas de trajeto, converse com alguém que já fez isso antes.

Essa pessoa poderá falar, por experiência própria, as condições das estradas, dar dicas de paradas e alertá-lo sobre situações que não sejam do seu agrado. 

Além disso, é recomendável buscar na Internet relatos de outras pessoas, seja através de blogs ou vídeos no Youtube, coletando o maior número possível de informações.

Quem está indo para a praia, geralmente só se preocupa em ver como estará o tempo na cidade de destino.

Isso é um erro porque as condições do tempo na estrada são tão importantes quanto às condições do clima no seu destino. 

Chuvas, possibilidades de neblina, temporais e outras situações podem prejudicar o trajeto e oferecem um grande risco.

Depois de verificar tudo isso, é hora de levar o seu carro para a revisão. Não importa o ano, modelo, se é novo ou mais antigo, os automóveis precisam ser revisados antes de rodarem nas estradas.

Cuidando da revisão do veículo

Quem vai viajar de carro não pode contar com a sorte, se ele parar na estrada, além de prejudicar o passeio, pode representar um grande risco ao motorista e passageiros.

Na prática, ter combustível o suficiente pode te livrar de multas, acidentes ou de ter o seu veículo apreendido, mas isso não é tudo. 

O carro precisa estar funcionando perfeitamente antes de “pegar” a estrada. Se ele quebrar, o primeiro passo é retirá-lo da via, para não atrapalhar o trânsito.

Tentar consertá-lo fora do acostamento, além de ser um risco para sua vida, acarreta em uma multa grave.

Para não passar por essa situação tão desagradável, o ideal é verificar alguns itens durante a revisão. 

Dentre eles, é fundamental obter um certificado de tacógrafo, que garantirá a monitoria correta da distância percorrida e a velocidade. 

Dirigir acima da velocidade permitida em estrada é multa na certa e evitar esse problema é uma obrigação do dono do veículo.

Outra peça muito importante que deve ser verificada é o radiador. A função é prevenir o superaquecimento do motor e, consequentemente, a perda de sua potência. 

Para evitar superaquecer o veículo e ficar parado na estrada, o ideal é fazer uma revisão do radiador automotivo.

Aliás, toda a parte mecânica do carro deve ser cuidadosamente revisada. Um carro é composto de diversas peças que fazem parte do seu sistema mecânico. Todas elas são importantes e não devem ser negociadas.

Aquele negócio de tapar o sol com a peneira não funciona com os carros e uma hora o problema voltará. 

Se você negligenciou algum conserto porque não tinha como resolvê-lo, como um vazamento de óleo, por exemplo, é melhor nem colocar o seu veículo na estrada, principalmente se a viagem for longa.

Andar com vazamento de óleo muitas horas pela estrada pode judiar do motor e prejudicá-lo permanentemente, e um motor é quase a metade do valor do automóvel. Para evitar um prejuízo tão grande, faça uma revisão mecânica completa.

Além de prevenir problemas para você, impede acidentes que podem ocorrer devido a uma parada brusca do veículo por mau funcionamento.

Se tem uma coisa importante para garantir uma viagem de carro tranquila é uma suspensão em ordem. 

Ela é responsável pela estabilidade do veículo enquanto está andando, absorvendo os impactos sofridos em ruas e estradas.

Outras funções das suspensões são manter a roda no chão e garantir um bom desempenho do automóvel. 

Se a suspensão do carro está danificada, é necessário trocá-la, pois, caso o contrário, diversos problemas podem acontecer.

Sem dúvida, essas situações seriam uma fatalidade que colocaria em risco a vida do motorista, passageiros e outros veículos na rodovia. 

Por isso, procurar um bom mecânico e regularizar a suspensão para carros é mais do que recomendável.  

Para quem acabou de comprar um veículo e já fez todas as revisões, saiba que não pode pegar estrada sem regularizar documentos e verificar as condições do carro. 

Existe um laudo que é obrigatório em casos de compra de veículos semi novos e usados, que garante que o carro possui as condições recomendadas pela fábrica. Trata-se do laudo cautelar veicular, que não deve ser negligenciado.

No que diz respeito ao motor, os cuidados com ele devem ser redobrados. Verifique fluídos, óleo e leve imediatamente ao mecânico em caso de barulhos estranhos, fumaça ou qualquer outro indício anormal no veículo.

O motor é o coração, pulmão e rins de um veículo, ou seja, sem motor o carro não funciona. Fazer regularmente a manutenção motor de arranque é fundamental para ter uma viagem tranquila.

Os amortecedores são fundamentais não apenas para que o carro seja macio e confortável. Eles também controlam a abertura e fechamento das molas, o que mantém o veículo no chão. 

Para evitar um acidente ou imprevisto que estrague a sua viagem, tenha sempre a manutenção preventiva câmbio al4 em dia.

Alguns veículos possuem características distintas da maioria, como as rodas de liga leve. Elas são mais leves do que as rodas de aço, porém, são muito mais resistentes e configuram menos peso ao carro.

Dirigir um veículo com rodas de liga leve é muito mais fácil na estrada, mas isso não significa que a falta de manutenção não te leve a precisar de conserto de rodas de liga leve. Para evitar esse gasto acentuado, mantenha as revisões em dia.

Ter um carro é uma grande responsabilidade que exige paciência e também alguns gastos. Mas na hora de pegar a estrada, garantir que ele esteja em ordem é primordial. 

Seguindo essas dicas, com certeza a sua viagem de carro será tranquila e você poderá aproveitar cada momento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

Comentários