Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Conheça as tecnologias aplicadas à automação industrial

A automação industrial tem revolucionado a forma como a maioria das empresas trabalha. Afinal, este conceito tecnológico ajuda a agilizar processos e torná-los muito mais confiáveis, garantindo uma estrutura de produção constante.

O mundo tem passado por uma transformação digital, na qual a maioria das empresas possui uma série de ações e recursos para serem trabalhados. Nestes casos, os avanços tecnológicos têm sido aliados das corporações de usinagem de peças em aço inox.

Essas ferramentas estão tão integradas ao conceito do trabalho que deixaram de ser diferenciais competitivos para se tornarem necessidades na produção, principalmente em um mercado cada vez mais amplo.

Ademais, os processos de facilitação de abertura de empresa e de empréstimos e outros recursos para gerar o capital inicial para uma indústria tornaram o mercado muito mais competitivo, independentemente do nicho de atuação que sua empresa atue.

Por isso, identificar as principais ferramentas disponíveis no mercado acabou se tornando uma importante maneira de estar à frente com sua empresa de galvanoplastia banho de prata, assim como qualquer outra, e conquistar recursos com mais qualidade.

Automação industrial: entenda mais sobre o tema

A automação é uma das questões mais relevantes da atualidade, em grande parte pela necessidade de criar uma vantagem no mercado para sua rede de produção. E ela não é restrita ao chão de fábrica, sendo possível aplicar conceitos avançados em todas as áreas.

Os softwares de gestão e de marketing tem tanta efetividade quanto o maquinário utilizado na produção de sua indústria, tornando a automação um dos principais destaques nesse novo formato de trabalho.

A robótica é sem dúvida uma das áreas que mais tem ligação com a indústria, principalmente por sua capacidade de produção.

Ferramentas de automação operacional podem fazer uma produção muito mais assertiva, o que gera mais espaço para esse tipo de avanço na produção de filtro de água industrial, assim como de diversos outros itens.

A facilidade das máquinas dentro do conceito

O primeiro ponto a se levar em conta é que a máquina não precisa de pausas e descanso, fazendo uma produção constante e aumentando muito sua capacidade de entrega, principalmente em itens de rápida saída nos mercados.

Além disso, a máquina está sujeita a uma programação específica, o que garante uma chance de erro humano muito menor do que em produções manuais ou artesanais. Para a qualidade de seus profissionais, é preciso ter técnicos para operar esse maquinário.

Além disso, o controle de produção e de qualidade acabam sendo realizados por humanos, que avaliam o desempenho da máquina e estabelecem os padrões que serão utilizados, gerando assim um valor maior para sua marca de lavatório de aço inox no mercado.

Os valores são justos na automação

A automação representa ainda uma diminuição considerável nos custos de produção. Embora seja necessário um investimento inicial, que muitas vezes é um valor mais elevado pela compra de equipamentos e softwares, esse valor logo se paga.

A economia em diversas áreas de produção, além da diminuição de desperdício e aumento de entrega acabam recuperando o valor investido em pouco tempo, gerando lucros muito maiores para sua empresa.

A qualidade de seu produto deve ser cada vez mais elevada, em grande parte por uma cobrança do público. Com todas as mudanças tecnológicas que tem surgido no mundo, o perfil do cliente mudou consideravelmente.

Onde antes se via uma figura reativa, que não desejava conhecer mais sobre o produto ou serviço, hoje existe um consumidor cada vez mais exigente e crítico, que irá se atentar aos mínimos detalhes de produção.

Processos logísticos também são favorecidos

A automação auxilia ainda com os processos logísticos, uma vez que ajuda a identificar gargalos e a otimizar todo o caminho que o produto faz desde sua produção até a entrega ao cliente final.

Uma falha logística pode representar uma perda muito grande para sua empresa, uma vez que os consumidores darão oportunidade para seus concorrentes se não encontrarem o que procuram com você.

Por outro lado, ficar com um estoque muito grande é um desperdício de espaço físico e de dinheiro, principalmente no caso de produtos perecíveis, que podem gerar descarte por não serem vendidos a tempo.

Por isso, trabalhar com sua produção automatizada pode render uma série de benefícios importantes para empresas de tratamento de agua e efluentes SP, bem como para diversas outras companhias.

Automação Industrial e Indústria 4.0

Uma das principais falas quando o tema é automação industrial é o conceito de indústria 4.0, também conhecida como a quarta revolução industrial. Ela representa o uso de internet e tecnologias para tornar as empresas mais conectadas e, por consequência, eficientes.

As técnicas de automação, principalmente com relação a robôs e a inteligências artificiais, parecem muitas vezes um tema de obras de ficção científica, mas é uma realidade cada vez mais comum em qualquer mercado do mundo.

Os robôs industriais estão crescendo consideravelmente no Brasil, o que gera uma popularização desse tipo de equipamento, por conta disso, os valores acabam sendo reduzidos. Por isso, trabalhar com estes recursos é fundamental.

A digitalização de processos também é muito importante para empresas de exaustor industrial, assim como diversas outras, permitindo que a internet se torne um campo legal, onde documentos e assinaturas são válidas.

Além de agilizar contratos e documentos que podem ser enviados instantaneamente, esse processo ainda evita o desperdício de papel, o que acaba sendo muito importante para a sustentabilidade, um elemento que tem sido muito discutido nos últimos anos.

Embora cada empresa seja única, e você deve avaliar quais elementos de automação mais se encaixam em sua realidade, é importante pensar quais são os principais pontos dessa mudança e adaptar sua empresa para abraçar a modernidade.

Pois bem, vamos às tecnologias:

Robôs

Os robôs estão entre os equipamentos mais procurados para a automação industrial, sendo uma das ferramentas que mais cresce no mercado brasileiro. 

Isso acontece porque boa parte dos processos operacionais utilizam essas máquinas como principal recurso, seja na produção de compressor industrial, assim como na confecção de peças de roupas.

Os robôs garantem uma estrutura de produção muito mais qualificada, conseguindo executar operações repetitivas de maneira fácil e ágil, tornando sua produção mais eficiente e completa.

Além disso, uma máquina não precisa de alimentos, descanso ou mesmo custos operacionais, salvo pelos custos de manutenção preventiva para evitar problemas futuros. A implementação desse tipo de recurso também infere na segurança de seu chão de fábrica.

Isso porque com as máquinas fazendo a parte manual do processo de produção, você tem muito menos risco de acidente de trabalho, protegendo assim as vidas de seus colaboradores enquanto aumenta sua produção.

O fato de utilizar robôs em sua estrutura não significa que você deverá tirar o capital humano de sua empresa.

Estas pessoas podem receber treinamentos e se desenvolver para um trabalho mais estratégico com uma maquina de costura fechadeira industrial, lidando com o controle e manutenção desse tipo de ferramenta.

Dentre as muitas atividades que os robôs podem exercer, podemos citar:

  • Movimentar carga;
  • Linhas de Montagem;
  • Inspeção de produtos;
  • Controle de qualidade.

Todas estas etapas acabam sendo otimizadas de maneira impressionante com seus produtos, garantindo uma estrutura mais adequada para seu trabalho como um todo na indústria e garantindo mais eficiência em suas ações.

Internet das Coisas

Outra forma revolucionária de trabalhar com a automação é a Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things). Trata-se da conectividade entre o maquinário e a internet, permitindo um controle muito mais amplo de seus equipamentos.

Quando a IoT é aplicada, os robôs se conectam a uma central de informações, tornando possível o controle remoto e a obtenção de informações de maneira imediata, aumentando muito seu desempenho.

Além disso, o gestor pode ter acesso a todos estes elementos de qualquer lugar do mundo, bastando acessar o sistema com um dispositivo conectado à internet, como um celular ou tablet.

Inteligências Artificiais

Enquanto os robôs fazem a parte braçal da produção, as inteligências artificiais trabalham de dentro dos computadores, automatizando uma série de tarefas e auxiliando as equipes de gestão e criação.

As IAs estão intimamente ligadas aos processos administrativos, onde podem resolver questões de relatórios e análises em segundos, facilitando muito esse tipo de trabalho e permitindo uma série de interações mais efetivas em suas ações.

Uma das ferramentas de IA em particular, a Big Data, coleta dados relevantes de maneira impressionante, gerando em instantes um relatório que levaria dias se feito de forma manual.

Assim, o gestor estará sempre atualizado em tempo real da situação da empresa, conseguindo tomar decisões e pensar em soluções antes mesmo de elas acontecerem de fato.

Considerações finais

As mudanças trazidas pelos recursos de automação industrial são muito importantes para que sua empresa se destaque em um mercado cada vez mais concorrido, gerando uma produção mais efetiva e consciente.

Além disso, esse tipo de recurso acaba sendo muito benéfico para a saúde financeira da indústria, uma vez que trabalha com a redução de custos em cima da otimização de lucros que podem ser conquistados com o aumento de produtividade.

Os processos automatizados acabam sendo uma importante ferramenta para que você consiga se destacar e se tornar uma referência na área em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.