25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Confira as raças de gato mais indicadas para o convívio com crianças

Compartilhe essa notícia!

Os gatos são amáveis sim e podem ser bons companheiros para as crianças. Raças como persa, american shorthair e angorá podem se tornar grandes amigos dos pequenos.

 

 

Antigamente, era muito comum que as famílias brasileiras se formassem já com um pet dentro de casa. Atualmente, porém, é cada vez mais comum que os brasileiros só introduzam cães e gatos no ambiente doméstico quando os filhos já cresceram um pouco.

 

E, dentro desse grupo, é muito comum a crença de que os cães são mais amigáveis com os pequenos. E, de fato, há raças caninas muito pacientes com eles, como os labradores e os golden retriever.

 

Mas se engana quem pensa que os felinos só conseguem conviver com os adultos. Há inúmeras raças de gatos que gostam de crianças. Especialistas indicam, no entanto, que não importa o bichinho doméstico: cão ou gato, o mais importante é realizar uma socialização correta e prudente, para que criança e pet consigam se conectar e criar laços.

Gatos são amáveis sim

Quando o assunto é gato, há inúmeros mitos a serem quebrados. Isso porque há quem acredite que os felinos são bichinhos mais individualistas e que não gostam tanto de socializar com o dono e sua família. E não é bem assim.

 

Diferentemente de cães, os felinos não costumam realizar tarefas para “bajular” o dono, ou seja, é muito incomum que um gato “dê a patinha”, por exemplo. O que não significa que ele não possa demonstrar o seu afeto e o seu apreço pelo tutor.

 

É verdade que há alguns gatos que são mais retraídos e que não gostam tanto de brincadeiras e do “colo” do tutor. Mas isso acontece também com os cães, pois, apesar da raça, cada pet tem a própria personalidade.

 

É importante respeitar o gato

O que os especialistas apontam é que os gatos, independentemente da raça, podem sim ser bons amigos dos tutores e de seus filhos. Mas é necessário criar uma atmosfera em que o pet seja induzido a demonstrar o seu afeto.

 

E, mais que isso, veterinários e adestradores alertam que é de extrema importância respeitar o gato e o seu livre-arbítrio. Se ele não gosta de socializar ou de ficar muito tempo brincando próximo à criança, por exemplo, o tutor não deve exigir isso dele, pois o pet, certamente, ficará estressado e ressabiado com o dono.

Raças que se adaptam facilmente às crianças

Dentre as raças que convivem bem com crianças, destacam-se o gato persa, o angorá e o american shorthair.

Gato persa

O gato persa tem pelos longos e volumosos, seu rosto é arredondado e “gordinho”, traços belos que costumam chamar a atenção das crianças. Mas, além da aparência agradável, os gatos persas também são super pacientes: eles não se incomodam de serem pegos no colo nem de receber carinhos mais incisivos.

 

Também são super carinhosos, isto é, gostam de estar perto dos tutores e são bastante sociáveis, inclusive com outros pets. Por essas características, esta é uma das raças mais recomendadas para quem tem criança.

American shorthair

O american shorthair, como o nome já indica, é um gato de pelo curto. Portanto, diferentemente do gato persa, esse bichano não chama tanto a atenção das crianças por sua pelagem volumosa e de textura macia.

 

Apesar disso, os gatos dessa raça podem se tornar grandes amigos das crianças, sobretudo se elas souberem explorar a criatividade e realizar brincadeiras desafiadoras aos pets. É que eles são extremamente observadores e ativos e gostam de se envolver em atividades que prendam a atenção.

 

Ressalta-se ainda que essa raça é bastante carinhosa e consegue se adaptar bem a diversos ambientes: casas grandes ou pequenas, apartamentos, convivência com grande ou pequeno número de pessoas.

 

Angorá

Outra raça de gato bastante carinhosa com os pequenos é o angorá. Esses bichanos também possuem pelagem bastante atrativa para as crianças: eles têm pelos macios e compridos. Os olhos podem ser coloridos, e há gatos que têm um olho de cada cor — podendo a íris puxar para tons alaranjados.

 

Embora possam ser considerados gatos teimosos, os angorás são extremamente inteligentes e gostam da companhia do tutor. Podem ser bons aliados para as crianças que são independentes e que não precisam centralizar a atenção dos pais e dos pets.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!