25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como a moda casual invadiu o ambiente corporativo

Compartilhe essa notícia!

Tênis no ambiente de trabalho é possível? E relógios coloridos? E as camisas floridas?

 

Em outro momento, seria impossível pensar em um CEO que tivesse um armário composto de peças estampadas, relógios coloridos e tênis. Para muitas pessoas, a imagem de um empresário bem-sucedido ainda está atrelada ao paletó, aos sapatos de couro e à maleta de mão. Em alguns lugares, isso ainda pode ser regra. Mas a tendência é o oposto disso.

 

Especialmente quando falamos sobre ambientes de start-ups, espaços de coworking, agências de publicidade e assessorias de imprensa, por exemplo, a realidade é a moda casual.

 

Isso não significa, no entanto, que o funcionário deve abrir mão do asseio: o segredo está em escolher o que é confortável e moderno, mas nunca abrir mão da elegância. Lembre-se: aquilo que você usa fala muito sobre você e reflete uma ideia ou noção acerca do seu local de trabalho.

 

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a tendência do business casual, além de dar algumas dicas para que você aproveite do estilo no cotidiano. Confira!

O conceito business casual

Como o nome sugere, trata-se do estilo que está “no meio do caminho” entre o casual e o social. Portanto, o dress code não chega a ser informal, embora permita algumas ousadias e deixe que mais traços da personalidade do usuário sejam demonstrados.

 

É um estilo que tem feito sucesso nas terras brasileiras não apenas por sua praticidade e ar contemporâneo, mas pela nossa realidade: durante o alto verão, como utilizar terno e gravata sem se sentir sufocado?

Aplicação: como utilizar o business casual

Adiante, listamos algumas coisas que podem fazer parte de um visual meio social, meio casual, e outras que devem ficar de fora.

O que é permitido

 

Camisas

 

Camisas de colarinho, bem passadas, com ou sem estampas são bem-vindas. Se o ambiente permitir, você pode usar peças um pouco mais coloridas, desde que mantenha a paleta condizente com a imagem que você quer transmitir. Prefira não deixar os braços à mostra.

 

Essa dica vale também para as mulheres, que podem investir em camisas sociais, artigos com botões e similares.

 

As camisas polo são boas aliadas dos homens. As de manga comprida permanecem como boas opções, e podem ser combinadas com calças jeans mais escuras, desde que de excelente procedência, calças sociais ou de sarja.

 

Sobreposições

 

Suéteres, desde os mais tradicionais até os mais modernos, podem compor um bom visual, tanto para homens quanto para mulheres. Além deles, blazers mais justos, desde que sejam de tecido de boa qualidade são boas alternativas para compor sobreposições.

 

Vestido e saias

 

Vestidos e saias são bem-vindos, desde que tenham comprimento adequado — na altura do joelho é o ideal —, não sejam transparentes e não marquem demais as curvas do corpo.

 

E no que tange a parte de cima da roupa, seja a parte superior do vestido ou a peça para a combinação com a saia, decotes são permitidos, desde que muito discretos e, preferencialmente, em formato quadrado ou redondo.

 

Calças

 

Calças pantacourt feitas em material nobre, calças mais justas de linho ou calças sociais pretas são à prova de erro para as moças, que também podem apostar nas peças jeans bem escuras.

 

Sapatos

 

Nos pés, os homens podem utilizar sapatos de camurça, sapatênis e, em alguns casos, até modelos específicos de tênis. Lembre-se sempre de optar por pares novos, deixe os mais “batidos” para passear.

 

Acessórios

 

Em relação aos acessórios, é possível ousar um pouco. Como comentamos no início do artigo, homens e mulheres podem apostar em relógios de modelos mais arrojados, desde que mantenham o bom senso. Opte por marcas reconhecidas, uma vez que isso atrela valor ao conjunto.

O que não é permitido

  • Peças com aspecto mais surrado, como calças jeans rasgadas;
  • T-shirts e camisas com logos, imagens e personagens;
  • Acessórios como bonés, bottons e cintos coloridos;
  • Sapatos abertos que mostram os dedos. Entram aqui as sandálias de verão, os chinelos de dedo e as papetes;
  • Shorts, bermudas e saias curtas;
  • Roupas amassadas, com rasgos — ainda que discretos — ou pequenas manchas;
  • Camisetas curtas, regatas e cropped tops;
  • Brincos grandes, joias muito chamativas,
  • Cores extravagantes, como determinados tons de rosa ou verde, ou estampas engraçadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!