Conferência Municipal debate rumos da Saúde de S.Bárbara

A Saúde de Santa Bárbara d’Oeste foi debatida no último sábado (6) durante a 8a Conferência Municipal de Saúde, evento realizado pela Prefeitura e Conselho Municipal de Saúde. A Escola Estadual “Ulisses de Oliveira Valente”, no Centro da cidade, recebeu um público de aproximadamente 150 pessoas para a discussão de diversos temas.

“A Conferência é um momento importante e relevante, ocasião em que são traçadas diretrizes da Saúde para os próximos anos. É uma oportunidade de debater projetos a serem realizados, de forma consciente e responsável, contando com a presença de membros do Comusa, da Secretaria de Saúde e da sociedade civil”, comentou a secretária de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Lucimeire Cristina Coelho Rocha.

A Conferência contou ainda com a presença do secretário de Governo, Rodrigo Maiello, do presidente da Câmara Municipal, vereador Kadu Garçom, dos vereadores Carlos Fontes, Germina Dottori e Dr. Edmilson Ignácio Rocha e da presidente do Comusa, Nadir Amâncio de Lima.

Transformação diária da Saúde

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste trabalha diariamente para transformar a Saúde do Município, com avanços em diversos setores. Recentemente o prefeito Denis Andia lançou oficialmente o programa Zera Fila da Saúde, que vai beneficiar milhares de barbarenses que necessitam de exames, consultas e procedimentos, tanto na Atenção Básica como na Especializada. O programa tem como meta qualificar todas as ações e procedimentos oferecidos na rede municipal e apresentar soluções em um prazo máximo de 24 meses, contribuindo assim para a redução das demandas.

O programa permite ampliar a ação implantada no início do ano para reduzir filas históricas de exames e consultas, com atenção às demandas nas áreas de oftalmologia, cardiologia, urologia e otorrinolaringologia, e ainda agilizar a distribuição de medicamentos por meio de farmácias particulares. Além disso, a Prefeitura vai poder credenciar empresas habilitadas em fornecer serviços por meio de Carretas da Saúde, com atendimento de diversas especialidades médicas, bem como consultas, exames e, se necessário, até cirurgias.

O novo modelo de atendimento implantado nos postos médicos – iniciado na UBS do Jardim São Fernando – também faz parte do programa “Zera Fila”, com mudança no acolhimento e busca ativa para consultas e procedimentos, além da prevenção. Os pacientes poderão resolver seus problemas na própria unidade, o que contribuirá para a redução da demanda e consequentemente desafogará os atendimentos de urgência e emergência.

Nos últimos anos, Santa Bárbara contou ainda com a construção de 6 novos postos de Saúde, reforma e ampliação de 75% das Unidades Básicas de Saúde até então existentes, implantação de um Novo Centro de Especialidades – uma das maiores estruturas da Saúde Pública da região, além do efetivo funcionamento do sistema de informatização nas UBSs, implantação do Programa Saúde da Família, troca de toda a frota da Saúde e contratação de novos médicos.

08/05/2017

Comentários

Notícias relacionadas