16 de abril de 2024

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Como vender mais através das redes sociais?

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As redes sociais já tomam conta das interações na internet. De acordo com um estudo da Cuponation, o número de usuários desses canais deve crescer mais de 20% nos próximos anos, alcançando mais de 114,5 milhões de pessoas acessando serviços do Facebook, Instagram, entre outros.

 

Neste cenário, o Brasil ocuparia o quarto lugar no ranking entre os países que mais usa as redes sociais, ficando atrás da China (799 milhões), Índia (447 milhões) e Estados Unidos (257 milhões).

 

Diante dessa realidade, fica fácil perceber o porquê as redes sociais são amplamente usadas como parte das estratégias de marketing digital. Tanto que alguns empreendedores usam apenas esses canais para promover produtos e serviços.

 

Além do mais, grande parte das estratégias nas redes sociais não precisam de investimento inicial, ou seja, as campanhas podem ser feitas organicamente e ainda trazer resultados efetivos para as empresas.

 

Para quem deseja começar o marketing aos poucos, essas plataformas aparecem como uma boa solução, afinal, aos poucos é possível investir em anúncios patrocinados, ao mesmo tempo em que se mantém a divulgação orgânica.

 

Com todas essas vantagens, vários tipos de negócios estão construindo sua imagem nesses canais, desde uma contabilidade Osasco SP, até grandes multinacionais.

 

No artigo de hoje, saiba como vender mais através das redes sociais e ter ótimos resultados com suas campanhas!

Facebook

O Facebook é a rede mais popular de todo o mundo. Estima-se que mais de 92% das empresas tenham uma fanpage na plataforma e 70% dos usuários estejam conectados a pelo menos uma página de negócios.

 

Apesar da popularidade, é preciso investir em técnicas de marketing específicas para o Facebook, ainda mais quando o objetivo é obter mais vendas e aumentar a lucratividade. Abaixo, confira algumas dicas.

1 – Crie uma fanpage

Mesmo que você trabalhe como profissional autônomo, é importante criar uma fanpage para o seu negócio, ao invés de divulgar no perfil pessoal.

 

Até porque muitos recursos do Facebook para empresas só estão disponíveis quando se cria uma página, além de ser uma maneira de transparecer profissionalismo e credibilidade.

 

Na criação da fanpage, lembre-se de cadastrar todas as informações principais do seu negócio e integrar o site da sua empresa. 

2 – Produza conteúdos valiosos

Mesmo que o usuário esteja interessado em comprar extintor de incêndio, por exemplo, é preciso ir além da mera propaganda tradicional. Afinal de contas, o consumidor digital está em busca de informação e quer ver conteúdos valiosos de seu interesse.

 

Por isso, a dica é investir na produção de materiais compartilháveis, que tragam algo atrativo para o público-alvo.

3 – Diversifique os formatos

O Facebook é uma das redes sociais que mais permite a flexibilização de formatos. Dessa forma, é possível produzir um texto sobre treinamento de resgate em espaço confinado, por exemplo, ou um vídeo.

 

Para atrair mais seguidores e aumentar as chances de venda, o ideal é diversificar os formatos, investindo em:

 

  • Compartilhamento de blog posts;
  • Pesquisas e enquetes;
  • Vídeos;
  • Fotografias 360o;
  • Gifs animados;
  • Entre outros.

 

Verifique a temática do conteúdo e, desse modo, oriente o melhor formato. Por exemplo, um blog post explicando o funcionamento de um software ERP para supermercados pode ser mais completo, em comparação com um infográfico.

 

No entanto, lembre-se que a diversificação engloba uma alternância de formatos, justamente para que os usuários fiquem interessados nos conteúdos criados pela sua empresa.

4 – Invista no Facebook Ads

O Facebook Ads é a plataforma de criação de anúncios patrocinados do próprio Facebook. Com ela, é possível desenvolver campanhas para atrair um número maior de seguidores, bem como divulgar produtos e serviços para um público-alvo altamente segmentado.

 

A grande vantagem do Facebook Ads é o seu grande poder de atração de leads (potenciais clientes). Isso porque os anúncios são veiculados somente para pessoas realmente interessadas no seu produto ou serviço.

 

Além do mais, o Ads conta com uma ampla diversidade de campanhas. Assim, é possível escolher desde um anúncio para comprar uma churrasqueira pré moldada com fogão diretamente pelo site, ou para aumentar a quantidade de curtidas na página.

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos. Desde que foi comprado pelo Facebook, em 2012, o aplicativo desponta como um dos mais usados pelos brasileiros, sendo um ótimo canal de marketing.

 

Abaixo, confira algumas dicas de como aumentar as vendas no Instagram.

1 – Tenha um perfil comercial

Essa recomendação segue a mesma linha da fanpage no Facebook. Com um perfil comercial, é possível usufruir de todas as ferramentas para empresas do Instagram, além de transmitir uma imagem de profissionalismo.

2 – Tenha um feed organizado

O Instagram é uma rede social de forte apelo visual e, por esse motivo, ter um feed organizado é uma das formas de melhorar a imagem da sua empresa, expressar profissionalismo e, como consequência, aumentar as chances de vendas.

 

Além do mais, o feed organizado chama atenção dos usuários, o que pode contribuir para o aumento do número de seguidores.

 

A dica é usar o mesmo padrão visual da marca, seguindo a cartilha de logo, cores, tipografia e formas. 

 

Nesse sentido, as empresas de guarda de documentos SP que tiverem como padrão as cores branca e azul devem manter a mesma tonalidade em suas publicações.

3 – Use os Stories

O Stories do Instagram é uma boa maneira de aproximar a sua marca do lado humano da empresa. Através dele, é possível compartilhar o dia a dia dos negócios, mostrando que os produtos e serviços são desenvolvidos, principalmente, por humanos.

 

Essa estratégia gera uma identificação maior com o público, o que é fundamental para aumentar as chances de venda.

4 – Use o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma ferramenta muito usada por empresas que desejam aumentar suas vendas, pois ela permite reduzir a jornada de compra, trazendo informações, o preço e link de redirecionamento para a compra do produto.

 

Dessa forma, ao vender uma caixa de luz para tomada, por exemplo, o usuário pode ver um tag na própria publicação, assim, caso tenha interesse, pode fazer a compra.

YouTube

O YouTube é uma rede social focada no compartilhamento de conteúdo audiovisual. 

 

De acordo com o levantamento do Think with Google, o YouTube tem mais de 98 milhões de usuários só no Brasil, sendo que 95% da população com acesso à internet faz uso da plataforma, pelo menos, uma vez ao mês.

 

Diante desses números, muitas estratégias de marketing têm sido pensadas para essa rede social. Algumas delas são:

1 – Grave vídeos de qualidade

Os vídeos precisam ter qualidade, já que as imagens em movimento serão as grandes responsáveis por atrair os usuários até o seu conteúdo.

 

Durante a edição, crie a sua própria vinheta e conte com um apresentador com boa oratória, dinâmico e que deixe o público confortável.

 

A recomendação é investir em um planejamento detalhado do seu vídeo, com um roteiro, para determinar o tamanho do vídeo, o conteúdo a ser abordado, entre outras informações.

2 – Otimize as palavras-chave

O YouTube é um canal muito próspero para investir em palavras-chave, principalmente na descrição e nos títulos. Sendo assim, ao empregar o termo “tradução técnica preço”, por exemplo, o seu vídeo pode conquistar um bom rankeamento no Google.

 

Assim, por meio dessa classificação, é possível aumentar o tráfego orgânico do seu conteúdo e, ao mesmo tempo, as chances de venda.

 

A dica é usar um planejador de palavras-chave do próprio Google. Através dessa ferramenta, é possível entender quais keywords são mais populares, de acordo com o seu nicho de atuação.

3 – Faça a divulgação dos seus vídeos

Os vídeos do YouTube podem ser compartilhados em grande parte das redes sociais. Por esse motivo, é interessante integrar esses canais, com a divulgação do conteúdo.

 

Dessa forma, promova os seus vídeos com publicações no Facebook, postagens no Instagram e no Twitter, entre outras plataformas, para aumentar a quantidade de visualizações e o nível de engajamento.

Conclusão

O crescimento das redes sociais é espantoso. Hoje em dia, é difícil conhecer uma pessoa que não tenha, pelo menos, um perfil nas principais mídias, como o Facebook e o Instagram.

 

Diante dessa perspectiva, era certo que as empresas se mostrariam interessadas nesses canais, com foco para o investimento em marketing digital.

 

Apesar disso, é necessário considerar a especificidade de cada rede, bem como os objetivos do seu negócio, para a promoção de um marketing efetivo e completo.

 

O artigo de hoje buscou trazer algumas dicas para as redes mais populares (Facebook, Instagram e YouTube), mas há muitos outros canais que podem ser usados. O ideal é sempre ter um planejamento, para não errar na hora da sua divulgação.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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