26 de abril de 2024

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O que são os testes A/B e como usá-los?

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O teste A/B é um método de avaliação muito usado no marketing digital, já que ele permite a comparação de variáveis nas campanhas, sendo possível otimizar as estratégias para melhorar os resultados.

 

Uma das principais vantagens do marketing digital é justamente a possibilidade de mensurar e analisar diferentes fatores, em uma mesma campanha. Por conta disso, as estratégias são muito mais otimizadas e direcionadas.

 

Diante disso, muitas empresas estão investindo cada vez mais em conteúdos online, pois foi possível perceber a eficácia da divulgação e comunicação na internet.

 

No artigo de hoje, saiba mais o que são os testes A/B e como usá-los em suas campanhas. Acompanhe a leitura!

O que são os testes A/B?

Os testes A/B atuam na comparação de variáveis em marketing, com o objetivo de identificar qual fator gera melhor resposta em uma determinada campanha.

 

Por exemplo, ao construir uma landing page com um cupom de oferta para a compra de tinta acrilica premium branca, você pode testar dois formatos: o primeiro, com um botão ilustrado para o CTA; o segundo, apenas com a chamada escrita.

 

Portanto, a variável aqui é justamente a presença de um botão no CTA. Assim, o teste A/B permite avaliar qual das landing pages tiveram maior taxa de conversão, com base no uso do design na chamada.

 

A grande vantagem desse teste é que ele elimina as suposições por “achismo”, trazendo dados reais e baseados em números. Com isso, fica mais fácil tomar decisões assertivas para cada campanha de marketing.

 

Além disso, os testes A/B são ótimas ferramentas porque mostram um feedback real do que ocorre no mercado, as preferências da audiência e outros dados. Ou seja, tudo é baseado em fatos.

 

Dessa forma, você tem justificativas inquestionáveis do porquê uma landing page com e-book sobre cabeamento estruturado SP não funcionou da maneira correta, além de saber o que precisa ser otimizado na página.

 

No entanto, é importante ressaltar que esse tipo de teste não é multivariado. Muitas pessoas tendem a fazer essa confusão, porém há diferenças significativas entre os dois métodos de análise.

 

Os testes multivariados testam mais de uma variável, enquanto os testes A/B focam em apenas um fator que se difere em ambas aplicações. No caso do exemplo, a variável era o botão do CTA, apenas. O restante da landing page permanecia inalterado.

O que é possível testar?

O teste A/B pode ser aplicado em inúmeros tipos de avaliações, desde uma landing page, até a produção do e-mail marketing de um comercio de chapas de aço. Contudo, há algumas variáveis que são mais comuns de se testar com a metodologia.

 

Até porque nem todos os fatores contribuem diretamente para aumentar a conversão da sua campanha. Por esse motivo, é importante reconhecer quais são as variáveis que mais influenciam na otimização da sua estratégia.

 

Entre alguns elementos mais usados nos testes A/B, destacam-se:

 

  • Os títulos e intertítulos;
  • Os CTAs (Call to Action);
  • As imagens e cores;
  • O design e disposição dos elementos;
  • O tamanho da URL;
  • Os campos de formulários;
  • Os recursos visuais.

 

Importante ressaltar que a metodologia exige a produção de dois conteúdos que se diferenciam somente pela variável utilizada.

 

Por exemplo, você pode testar um e-mail de fábrica de tanques em aço inox modificando só o assunto da mensagem, para avaliar qual é a taxa de abertura em cada uma delas.

 

Normalmente, os testes A/B são focados na conversão, isto é, na quantidade de usuários que se interessou pelo seu conteúdo e interagiu de alguma maneira (preenchendo um formulário, clicando no CTA, fazendo uma compra, oferecendo algum contato, etc.).

 

Mas nada impede de usar o método para outros tipos de comparações. O principal é sempre ter em mente do porquê o teste está sendo realizado, quais os objetivos da campanha e os resultados previstos.

Como aplicar os testes A/B na prática?

O primeiro passo é escolher a variável a ser analisada. Tendo isso em mente, já fica mais fácil começar a aplicar os testes A/B.

 

A seguir, separamos algumas dicas de como usar a metodologia nas suas campanhas e alcançar métricas de análise. Confira!

Use ferramentas especializadas

O desenvolvimento tecnológico permitiu que as estratégias de marketing digital se beneficiassem de inúmeras ferramentas qualificadas, para uma análise muito mais precisa, automatizada e com a mínima ocorrência de erros.

 

Dessa forma, é possível verificar se uma landing page com oferta para valvulas pneumaticas direcionais está realmente convertendo os usuários, a partir de dados numéricos, traduzidos em relatórios detalhados feitos por softwares inteligentes.

 

Hoje em dia, a maioria dos testes A/B é realizado com o auxílio dessas ferramentas, com destaque especial para o Google Analytics.

 

Mesmo para a avaliação de e-mails, há programas de automação de mailing muito eficientes, que permitem verificar a taxa de abertura, cliques e conversão de modo simples e automatizado.

Tenha significância estatística

Os testes A/B precisam de uma amostragem significativa para gerar números precisos para a análise estatística. De nada adianta ter apenas um usuário em cada uma das campanhas – é preciso ter um montante maior para fazer os cálculos.

 

Não há um número padrão. Às vezes, a quantidade de conversões em uma landing page com vídeo sobre uniforme avental jaleco não é tão grande, mas isso irá depender muito da sua campanha e objetivos.

 

Para ter uma noção mais completa, existem ferramentas especializadas na determinação da significância estatística.

Crie duas variações

Como dito anteriormente, é preciso criar duas variações para determinar a amostragem do teste A/B, com apenas um elemento diferente.

 

De nada adianta construir uma landing page para cadastro de terceirização de folha de pagamento SP, para verificar o título, se o formulário também está diferente.

 

Se isso ocorrer, o teste A/B não trará resultados confiáveis, o que pode comprometer a sua análise e, consequentemente, a tomada de decisão a respeito de uma campanha.

Como é feita a avaliação dos testes A/B?

A última etapa do teste A/B é a avaliação dos resultados. Embora os softwares inteligentes façam todo o trabalho de análise, é necessário saber como interpretar os resultados, para então otimizar as suas campanhas da melhor forma possível.

 

Abaixo, conheça algumas dicas que vão te ajudar na verificação dos resultados.

Espere o tempo necessário

Não fique conferindo os dados do seu teste A/B a cada minuto. Isso não traz resultados reais, é apenas uma maneira de monitorar a campanha.

 

Por esse motivo, espere o tempo necessário para que a sua estratégia possa ser vista por uma quantidade significativa de usuários. Alguns testes podem demorar dias para apresentar resultados.

 

Por exemplo, ao enviar um e-mail sobre fábrica de cofre de papelão, as pessoas podem demorar mais de 30 minutos para abrir a mensagem. Já no caso das landing pages, o volume pode aparecer em até 15 dias depois do teste.

 

Mas caso você esteja percebendo uma grande demora para obter significância estatística, pode ser o momento de abandonar o teste e começar outro.

Foque em apenas uma métrica

Após coletar os dados do teste A/B, escolha uma única métrica para avaliar o desempenho da sua campanha. Como dissemos anteriormente, o principal indicador é a taxa de conversão, mas existem outros, como taxa de cliques e abertura.

 

Ao focar em apenas uma métrica, fica mais fácil saber o que precisa ser alterado ou mantido na sua campanha. Posteriormente, você pode fazer novos testes, selecionado um outro indicador.

Tome decisões apenas depois da análise

É muito frequente que os estrategistas já tomem decisões antes de finalizar o teste A/B, com base no acompanhamento realizado da avaliação. 

 

No entanto, isso é um erro, visto que muitos testes podem se alterar logo na fase final.

 

Portanto, não tenha pressa para tomar a sua decisão. Faça uma análise criteriosa dos resultados e, se necessário, converse com os gestores da empresa, tendo em mãos os fatos levantados com o teste.

Conclusão

A ampliação do marketing digital e a evolução das ferramentas tecnológicas foram fundamentais para que os testes de campanha tivessem ainda mais eficiência.

 

Hoje em dia, é possível aplicar inúmeros tipos de avaliações para otimizar campanhas, incluindo a realização do teste A/B, um método simples, porém bastante eficaz para a análise de métricas de conversão.

 

O artigo de hoje trouxe algumas informações a respeito do uso do teste A/B e como implementá-lo na sua estratégia de marketing. Desse modo, é possível tomar decisões cada vez mais assertivas, que contribuem para o sucesso das campanhas.

 

Como consequência, a sua empresa terá destaque, reconhecimento, além de aumentar potencialmente a geração de leads.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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