O teste A/B é um método de avaliação muito usado no marketing digital, já que ele permite a comparação de variáveis nas campanhas, sendo possível otimizar as estratégias para melhorar os resultados.
Uma das principais vantagens do marketing digital é justamente a possibilidade de mensurar e analisar diferentes fatores, em uma mesma campanha. Por conta disso, as estratégias são muito mais otimizadas e direcionadas.
Diante disso, muitas empresas estão investindo cada vez mais em conteúdos online, pois foi possível perceber a eficácia da divulgação e comunicação na internet.
No artigo de hoje, saiba mais o que são os testes A/B e como usá-los em suas campanhas. Acompanhe a leitura!
O que são os testes A/B?
Os testes A/B atuam na comparação de variáveis em marketing, com o objetivo de identificar qual fator gera melhor resposta em uma determinada campanha.
Por exemplo, ao construir uma landing page com um cupom de oferta para a compra de tinta acrilica premium branca, você pode testar dois formatos: o primeiro, com um botão ilustrado para o CTA; o segundo, apenas com a chamada escrita.
Portanto, a variável aqui é justamente a presença de um botão no CTA. Assim, o teste A/B permite avaliar qual das landing pages tiveram maior taxa de conversão, com base no uso do design na chamada.
A grande vantagem desse teste é que ele elimina as suposições por “achismo”, trazendo dados reais e baseados em números. Com isso, fica mais fácil tomar decisões assertivas para cada campanha de marketing.
Além disso, os testes A/B são ótimas ferramentas porque mostram um feedback real do que ocorre no mercado, as preferências da audiência e outros dados. Ou seja, tudo é baseado em fatos.
Dessa forma, você tem justificativas inquestionáveis do porquê uma landing page com e-book sobre cabeamento estruturado SP não funcionou da maneira correta, além de saber o que precisa ser otimizado na página.
No entanto, é importante ressaltar que esse tipo de teste não é multivariado. Muitas pessoas tendem a fazer essa confusão, porém há diferenças significativas entre os dois métodos de análise.
Os testes multivariados testam mais de uma variável, enquanto os testes A/B focam em apenas um fator que se difere em ambas aplicações. No caso do exemplo, a variável era o botão do CTA, apenas. O restante da landing page permanecia inalterado.
O que é possível testar?
O teste A/B pode ser aplicado em inúmeros tipos de avaliações, desde uma landing page, até a produção do e-mail marketing de um comercio de chapas de aço. Contudo, há algumas variáveis que são mais comuns de se testar com a metodologia.
Até porque nem todos os fatores contribuem diretamente para aumentar a conversão da sua campanha. Por esse motivo, é importante reconhecer quais são as variáveis que mais influenciam na otimização da sua estratégia.
Entre alguns elementos mais usados nos testes A/B, destacam-se:
- Os títulos e intertítulos;
- Os CTAs (Call to Action);
- As imagens e cores;
- O design e disposição dos elementos;
- O tamanho da URL;
- Os campos de formulários;
- Os recursos visuais.
Importante ressaltar que a metodologia exige a produção de dois conteúdos que se diferenciam somente pela variável utilizada.
Por exemplo, você pode testar um e-mail de fábrica de tanques em aço inox modificando só o assunto da mensagem, para avaliar qual é a taxa de abertura em cada uma delas.
Normalmente, os testes A/B são focados na conversão, isto é, na quantidade de usuários que se interessou pelo seu conteúdo e interagiu de alguma maneira (preenchendo um formulário, clicando no CTA, fazendo uma compra, oferecendo algum contato, etc.).
Mas nada impede de usar o método para outros tipos de comparações. O principal é sempre ter em mente do porquê o teste está sendo realizado, quais os objetivos da campanha e os resultados previstos.
Como aplicar os testes A/B na prática?
O primeiro passo é escolher a variável a ser analisada. Tendo isso em mente, já fica mais fácil começar a aplicar os testes A/B.
A seguir, separamos algumas dicas de como usar a metodologia nas suas campanhas e alcançar métricas de análise. Confira!
Use ferramentas especializadas
O desenvolvimento tecnológico permitiu que as estratégias de marketing digital se beneficiassem de inúmeras ferramentas qualificadas, para uma análise muito mais precisa, automatizada e com a mínima ocorrência de erros.
Dessa forma, é possível verificar se uma landing page com oferta para valvulas pneumaticas direcionais está realmente convertendo os usuários, a partir de dados numéricos, traduzidos em relatórios detalhados feitos por softwares inteligentes.
Hoje em dia, a maioria dos testes A/B é realizado com o auxílio dessas ferramentas, com destaque especial para o Google Analytics.
Mesmo para a avaliação de e-mails, há programas de automação de mailing muito eficientes, que permitem verificar a taxa de abertura, cliques e conversão de modo simples e automatizado.
Tenha significância estatística
Os testes A/B precisam de uma amostragem significativa para gerar números precisos para a análise estatística. De nada adianta ter apenas um usuário em cada uma das campanhas – é preciso ter um montante maior para fazer os cálculos.
Não há um número padrão. Às vezes, a quantidade de conversões em uma landing page com vídeo sobre uniforme avental jaleco não é tão grande, mas isso irá depender muito da sua campanha e objetivos.
Para ter uma noção mais completa, existem ferramentas especializadas na determinação da significância estatística.
Crie duas variações
Como dito anteriormente, é preciso criar duas variações para determinar a amostragem do teste A/B, com apenas um elemento diferente.
De nada adianta construir uma landing page para cadastro de terceirização de folha de pagamento SP, para verificar o título, se o formulário também está diferente.
Se isso ocorrer, o teste A/B não trará resultados confiáveis, o que pode comprometer a sua análise e, consequentemente, a tomada de decisão a respeito de uma campanha.
Como é feita a avaliação dos testes A/B?
A última etapa do teste A/B é a avaliação dos resultados. Embora os softwares inteligentes façam todo o trabalho de análise, é necessário saber como interpretar os resultados, para então otimizar as suas campanhas da melhor forma possível.
Abaixo, conheça algumas dicas que vão te ajudar na verificação dos resultados.
Espere o tempo necessário
Não fique conferindo os dados do seu teste A/B a cada minuto. Isso não traz resultados reais, é apenas uma maneira de monitorar a campanha.
Por esse motivo, espere o tempo necessário para que a sua estratégia possa ser vista por uma quantidade significativa de usuários. Alguns testes podem demorar dias para apresentar resultados.
Por exemplo, ao enviar um e-mail sobre fábrica de cofre de papelão, as pessoas podem demorar mais de 30 minutos para abrir a mensagem. Já no caso das landing pages, o volume pode aparecer em até 15 dias depois do teste.
Mas caso você esteja percebendo uma grande demora para obter significância estatística, pode ser o momento de abandonar o teste e começar outro.
Foque em apenas uma métrica
Após coletar os dados do teste A/B, escolha uma única métrica para avaliar o desempenho da sua campanha. Como dissemos anteriormente, o principal indicador é a taxa de conversão, mas existem outros, como taxa de cliques e abertura.
Ao focar em apenas uma métrica, fica mais fácil saber o que precisa ser alterado ou mantido na sua campanha. Posteriormente, você pode fazer novos testes, selecionado um outro indicador.
Tome decisões apenas depois da análise
É muito frequente que os estrategistas já tomem decisões antes de finalizar o teste A/B, com base no acompanhamento realizado da avaliação.
No entanto, isso é um erro, visto que muitos testes podem se alterar logo na fase final.
Portanto, não tenha pressa para tomar a sua decisão. Faça uma análise criteriosa dos resultados e, se necessário, converse com os gestores da empresa, tendo em mãos os fatos levantados com o teste.
Conclusão
A ampliação do marketing digital e a evolução das ferramentas tecnológicas foram fundamentais para que os testes de campanha tivessem ainda mais eficiência.
Hoje em dia, é possível aplicar inúmeros tipos de avaliações para otimizar campanhas, incluindo a realização do teste A/B, um método simples, porém bastante eficaz para a análise de métricas de conversão.
O artigo de hoje trouxe algumas informações a respeito do uso do teste A/B e como implementá-lo na sua estratégia de marketing. Desse modo, é possível tomar decisões cada vez mais assertivas, que contribuem para o sucesso das campanhas.
Como consequência, a sua empresa terá destaque, reconhecimento, além de aumentar potencialmente a geração de leads.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.