8 de dezembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como unir a decoração geek ao minimalismo?

Compartilhe essa notícia!

Decorar uma casa é uma tarefa que exige dedicação e algum conhecimento técnico para obter o resultado desejado. Quando o objetivo desse processo é unir o estilo geek ao minimalista, isso é ainda mais necessário. 

 

Como é sabido, a decoração geek é aquela bastante colorida, justamente porque comporta de modo interessante uma série de elementos como quadros, miniaturas, papel de parede e outros componentes dos personagens mais famosos do mundo nerd.

 

Em paralelo, o estilo minimalista é aquele em que se investe na menor quantidade possível de móveis, objetos e artigos decorativos, criando um ambiente mais limpo e leve dentro da residência. 

 

Diante disso, unificar esses dois estilos pode ser um desafio, pois é preciso criar um cenário coerente e agradável em cada cômodo, para que cada espaço ofereça o visual buscado de forma satisfatória e agradável. 

 

Nesse caso, uma mesma estante de inox que seria utilizada para montar o cenário geek dentro de casa pode ser aproveitada no minimalista. Mas para tanto, é necessário entender como posicioná-la e decorá-la de maneira proveitosa. 

 

Na prática, isso quer dizer que os itens geek que se quer inserir na decoração podem ser usados com tranquilidade, mas é preciso selecioná-los bem e manter uma harmonia entre os estilos, para que as características de ambos estejam presentes no local.

 

Dessa forma, a junção desses dois estilos é uma possibilidade, pois ao ser bem elaborada, certamente vai trazer como resultado um imóvel com uma decoração exclusiva e personalizada, que encantará não apenas os moradores, mas também os visitantes. 

 

Se você prima pelo minimalismo, mas não abre mão de inserir seus objetos geek na ornamentação da sua casa, este artigo é para você. Por isso, siga na leitura dele e conheça algumas dicas para concluir essa tarefa com sucesso. 

Geek e Minimalismo: características a considerar

Quem está de mudança sabe que uma das demandas que precisará cumprir é a de decorar o novo lar. Para garantir a personalidade da residência, uma das indicações é considerar os gostos e as preferências dos moradores em termos de decoração. 

 

Nesse sentido, para saber como começar uma decoração geek unificada ao estilo minimalista, é necessário conhecer um pouco mais sobre cada uma delas, de modo a aplicar esses pontos de diversas maneiras nos ambientes. 

 

As principais características do estilo geek são:

 

  • Presença de cores;
  • Decoração descontraída;
  • Inserção de personagens e símbolos nerds;
  • Uso de vários objetos e artigos decorativos.

 

A decoração geek pode modificar totalmente um visual, de modo que ao pegar uma caixa pallet papelão, por exemplo, é possível conferir a ela um estilo totalmente personalizado e caracterizado com figuras e personagens nerds. 

 

Em contrapartida, o estilo minimalista tem características que podem ser consideradas opostas ao estilo geek. São elas:

 

  • Presença de tons claros ou neutros;
  • Decoração sóbria;
  • Inserção de traços leves e simples;
  • Uso de poucos móveis e itens decorativos.

 

Assim, um proprietário que tenha feito projetos residenciais arquitetura para seguir o estilo minimalista certamente verificou que os ambientes ganharam um tom mais leve e claro, deixando os cômodos menos carregados e mais espaçosos. 

 

No entanto, ao decidir implementar elementos geek dentro do seu lar, podem surgir dúvidas sobre como fazer isso de modo interessante e harmônico, para que a casa seja valorizada sem deixar de lado a personalização dos ambientes. 

 

Para conseguir realizar esse processo de modo coerente e agradável, é possível seguir algumas dicas práticas e funcionais, que vão permitir um resultado satisfatório. Confira a seguir quais são elas. 

Dicas decorativas para juntar o estilo geek ao minimalista

Depois de entender melhor quais são as características de cada estilo, torna-se mais fácil idealizar uma decoração que unifique o mundo geek ao minimalista, garantindo que eles façam sentido dentro da sua casa. 

1. Considere a paleta de cores

Como mencionado, o estilo minimalista prima pelos tons claros e neutros, de modo que paredes brancas ou um revestimento cimento queimado são bastante comuns na decoração de casas que são adeptas a esses aspectos. 

 

Dessa maneira, pode parecer impossível trazer o universo nerd para dentro do lar, mas isso não é verdade. O primeiro ponto que deve ser considerado aqui é o da paleta de cores utilizada na decoração da casa, para harmonizar os elementos geek com elas. 

 

Sendo assim, nada mais apropriado do que selecionar objetos que sigam tons parecidos aos já aplicados em cada ambiente, criando assim uma sinergia de cores nos espaços. 

 

Esse cuidado vai garantir que o estilo geek e o minimalista casem de maneira interessante, sem que eles deixem de cumprir o seu papel de oferecer um local mais limpo e mais livre, sendo personalizado com heróis das histórias em quadrinhos. 

2. Insira coleções de maneira padronizada

Quando se decide decorar um imóvel seguindo o estilo minimalista, é comum que se utilize poucos objetos ou artigos decorativos. Assim, os que são utilizados seguem um padrão mais clássico, podendo ser inseridos itens como os feitos em impressão em madeira.

 

Ao mesmo tempo, no estilo geek as coleções de miniaturas ou de qualquer outro tipo de artigo é bastante comum, sendo essenciais para dar uma caracterização toda especial para o espaço.

 

Nesse caso, quem decide unificar o minimalismo com o mundo geek não precisa necessariamente remover todas as suas coleções das estantes e prateleiras. Há como usá-las de modo funcional e harmônico.

 

Para isso, basta dar preferência para aquelas que possuem um mesmo padrão de cores, de tamanhos e de organização, criando uma estética mais alinhada. 

 

Assim, uma mesa de inox pode ser decorada com as suas miniaturas e coleções geek com facilidade, preservando o estilo minimalista com sucesso.

3. Aposte em papéis de parede 

Os papéis de parede são elementos de decoração que vêm ganhando cada vez mais adeptos, graças à praticidade e beleza em cada modelo. Justamente por isso, podem ser aplicados em diferentes tipos de cômodo. 

 

Quem quer buscar uma decoração geek completa pode apostar, por exemplo, na contratação de uma empresa de pintura e optar pela personalização de um ambiente de maneira especial.

 

Outra possibilidade é a de escolher um papel de parede do mundo geek, que já apresente a decoração desejada. Mas ao decidir apostar na unificação dos estilos, é importante que o papel de parede escolhido traga aspectos minimalistas e nerds. 

 

Um exemplo pode ser o de um papel de parede com uma cor neutra, que tenha ao mesmo tempo alguns elementos impressos nas folhas que façam referência ao personagem ou ao filme preferido dos moradores. 

 

Com isso, o resultado da decoração das paredes é justamente uma unificação feita de modo prático e eficiente, que vai trazer as características desejadas sem dificuldades.

4. Em um cenário minimalista, aplique o geek nos detalhes

Uma dica que pode ser implementada de modo simples e rápido e mudar todo o cenário de uma residência com sucesso é a de modificar um cômodo levando em conta o que já está presente no local. 

 

Nesse sentido, se uma residência já tinha como característica o estilo minimalista, a sugestão é justamente a de inserir o estilo geek por meio de detalhes, escolhendo uma capa de almofada personalizada, um tapete, cortinas ou qualquer outro artigo do tipo. 

 

Com isso, além de garantir que os estilos sejam aplicados de modo harmônico, eles também estarão equilibrados, o que vai promover o cenário imaginado de forma simples e descomplicada. 

 

Muitos proprietários podem optar pela compra desses artigos e levá-los a uma gráfica para personalizar as peças, selecionando as estampas que desejam inserir nos ambientes. 

 

Nos dormitórios, na cozinha, na sala de estar e em qualquer outro ambiente é possível conciliar os dois estilos, e o resultado final certamente será o esperado, agradando não apenas os moradores, mas se tornando também uma referência para as visitas.

 

Ao seguir os quatro pontos mencionados acima, a decoração geek unificada ao estilo minimalista será um sucesso e promoverá um imóvel muito mais bonito, confortável e personalizado. 

Considerações finais

Cuidar de um lar envolve uma série de necessidades, seja a revisão do projeto de instalações elétricas periodicamente ou seja a atualização da decoração dos espaços, seguindo tendências ou aplicando elementos para deixar a casa mais agradável.

 

Por isso, encontrar os estilos que mais vão atender às preferências do proprietário é importante e, caso ele decida por unificar duas ou mais dessas referências, é necessário buscar inspiração e sugestões que vão ajudar nesse processo. 

 

Sendo assim, se você sempre primou pelo mundo nerd, mas valoriza cada vez mais o estilo minimalista e deseja juntar ambos na decoração da sua casa, essa é uma ideia válida e que merece ser colocada em prática. 

 

Então, não deixe de seguir as dicas abordadas neste conteúdo e tenha a certeza de construir um cenário exclusivo e interessante dentro da sua residência com sucesso. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!