19 de abril de 2024

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Como selecionar os KPIs de sua estratégia de marketing?

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Toda estratégia de marketing engloba diversas técnicas para aplicação na obtenção de resultados, tais como gatilhos mentais para o tráfego orgânico, o marketing de conteúdo, mídias pagas e os KPIs.

Porém, para que as estratégias façam sucesso, realmente é necessário um complemento, fundamental, que é utilizado no marketing desde muito tempo e agora no digital. É o acompanhamento constante da performance das suas ações.

Segundo dados levantados pela Content Trends em 2017, cerca de 78,1% das empresas que documentam suas performances são consideradas campanhas de sucesso.

Dessa forma, para você saber o que está ou não dando certo na sua estratégia de marketing digital, precisa fazer acompanhamos reais, analisando não só o comportamento dos usuários perante a sua marca, como também os números. 

Em um negócio que promove o aluguel de carros com motorista para casamento não pode basear o sucesso do seu negócio só pelos likes que recebe ou compartilhamentos em sua rede social.

Para isso, existem os KPIS e neste artigo vamos entender melhor o que são e como atuam para o sucesso da sua campanha de marketing digital. 

O que são KPIs

Afinal, o que pode ser utilizado para um acompanhamento exato das informações e dados que sua página recebe?

Os KPIs, ou Key Performance Indicator, em tradução livre, Indicador-chave de Performance. Este indicador serve para medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas está atendendo as expectativas e os objetivos propostos inicialmente, de forma efetiva.

 

Você fez uma publicação sobre o curso de piloto comercial a distancia em seu blog. É possível medir a quantidade de pessoas que acessam seu conteúdo, como por exemplo: 4 visitas no artigo por semana. 

Ou trabalhar com porcentagens, como a taxa de adesão ao seu site. O importante é entender que há diversos números e informações que vão nortear suas estratégias.

Como usá-los na sua estratégia de marketing digital 

Você pode escolher um KPI para acompanhar a performance do seu blog, site ou redes sociais, porém os números devem ser interpretados de forma correta e coerente.

Se acompanhar o número errado, pode ter uma perspectiva do seu negócio que, de fato, não está acontecendo.

Os KPIs estão relacionados aos objetivos por uma razão: são eles que medem a performance de cada um dos objetivos.

Abaixo listamos 5 características de um bom KPI para você aplicar na sua busca pelo sucesso.

  1. Disponibilidade

Para escolher um KPI principal para ser utilizado, é necessário que estes dados estejam disponíveis para serem mensurados e analisados.

Um exemplo disso é, se você quer quantificar o acesso a sua página de venda de tinta parede de gesso por leads, precisa, no mínimo, gerá-los, de uma maneira que tenha qualidade e, claro, bastante certeza. Isso tem o foco de evitar problemas futuros. 

  1. Importância para a sua marca

O objetivo do  KPI é entregar dados que comprovam se a sua estratégia está tendo resultados e que o objetivo principal está sendo atingido.

Se o seu negócio crescer e vender mais  valvula 34561, o KPI deve te mostrar que este produto está, realmente, vendendo mais e que sua marca está crescendo.

Por isso, os dados devem ser coerentes.

  1. Relevância

Esqueça os 3C: comentários, compartilhamentos e curtidas nas redes sociais. Eles podem parecer relevantes para essa estratégia, mas não são. Não se pode mensurar o sucesso da sua marca com eles.

 Foque em medidores reais, ou seja, são os KPIs que importam aqui.

  1. Promover escolhas inteligentes

Os dados e informações que você tem podem auxiliar na hora de fazer escolhas realmente inteligentes. São eles que vão te dizer se as estratégias utilizadas para a divulgação da sua fábrica de carroceria florestal estão, efetivamente, dando resultados.

Este é o real objetivo do acompanhamento da performance.

  1. Periodicidade

Escolha KPIs que possam ser medidos sempre para que auxiliem na tomada de decisões periódicas.

Isso significa dizer que você deve levar em consideração dados e informações recorrentes, e não aqueles que podem ou não aparecer. Seu negócio é constante.

KPIs e métricas são diferentes

A famosa métrica é apenas algo a ser medido. É uma ferramenta, e por isso que o KPI não é uma métrica, mas a métrica pode ser um KPI.

Dessa forma, entenda que os KPIs são conjuntos de ações que você pode determinar para auxiliar na tomada de decisões. A métrica é uma das ferramentas que dão vida ao indicador-chave.

Tipos de KPIs

Afinal, o que pode ser utilizado como KPIs? Na criação de relatórios para analisar os resultados da sua campanha de marketing digital, os KPIS primários são:

  • Tráfego;
  • Leads;
  • Custo de aquisição por lead;
  • Taxa de conversão;
  • Receita total;
  • Receita por compra.

Estes são os primários, que ajudam a verificar se sua empresa ou marca está, de fato, alcançando os objetivos que tinham traçados anteriores, como crescimento e vendas.

Porém, há KPIs secundários que também são muito utilizados. São os KPIs que vão analisar muito mais que números, como dados sobre comportamento, características do usuário, aquisição e visitas.

Por exemplo, as palavras-chave, como analisar se o preço de bloqueador automotivo está em alta ou está sendo procurado. 

Existem outros KPIs, como page rank (ranking da página), bounce rate (taxa de rejeição), landing page (página de destino), palavras-chave em alta e interações sociais. 

Número de likes do Facebook não são bons KPIs

O conjunto dos 3C: curtida, compartilhamento e comentário podem parecer ótimos indicadores para medição de resultados, mas isso é ilusório.

Os usuários das redes sociais estão navegando no feed infinitamente, às vezes pouco prestam atenção no que realmente está acontecendo ou se aquele conteúdo é relevante para ele.

Seu  acoplamento tipo pneuzinho pode ter várias curtidas, mais de 1000, mas será que 30 dessas pessoas que curtiram comprariam o seu produto?

Então esteja atento, não sugira jamais os 3C como KPIs, dados como estes não auxiliam na hora de tomar decisões inteligentes.

Foque em dados e informações que, efetivamente, lhe trarão resultados.

Coloque o aprendizado em prática

O conceito de KPIS não é o mais fácil dentro das estratégias de marketing digital. A verdade é que na hora de montar e acompanhar uma campanha, esta parte tende a ser a mais chatinha.

Mas não se engane, é ela quem vai fazer a diferença entre o seu negócio ser sucesso ou não. Para finalizar, algumas dicas para colocar o seu plano e os KPIs em prática.

KPIs para gerar leads

Para sua empresa gerar leads, é necessária uma estratégia de marketing digital consistente e inteligente, utilizando todas as técnicas de Inbound Marketing em um blog bem-feito.

Aqui neste cenário os leads serão nosso KPI. O segredo está nos indicadores secundários.

Dessa forma, para atrair leads para o seu blog, você precisará do tráfego. Portanto, tráfego total é um KPI secundário interessante.

Além disso, utilizando o Marketing de Conteúdo em seu blog e nas suas redes sociais, é possível que atraia muito acesso orgânico para o blog por meio de posts que trabalham palavras-chave.

Então, podemos considerar também o tráfego orgânico, pois já são 3 KPIs consistentes.

Para educar o mercado

Algumas marcas e empresas possuem produtos e serviços que não são muito entendidos pelo público em geral. Trata-se de conteúdos mais complexos e específicos.

 

Neste caso, você vai educar seu público a respeito daquele produto ou serviço. Para isso, as pessoas precisam visitar o blog constantemente para ler os artigos do, leiam os blogs, interajam com os posts para, no fim, entenderem sobre o que se trata. 

O KPI ideal para esse objetivo é o tráfego total, até porque, você só consegue educar seu mercado se tiver visitas. 

Assim como o acesso, seu acompanhamento também deve ser constante, só assim você conseguirá medir como esse tráfego se comporta.

Então, os visitantes recorrentes, aqueles novos visitantes (ou novas sessões), os queridos assinantes da newsletter, páginas, visita e bounce rate são os KPIs secundários que você deve acompanhar.

Além disso, se você tem muitas visitas de um único usuário procurando aluguel de cama hospitalar, significa que o objetivo de educar pessoas pelo seu conteúdo está dando certo. E isso também se aplica aos assinantes da sua newsletter.

Como utilizar no e-commerce

Os KPIs são tão importantes para o e-commerce, que o Google possui uma ferramenta especialmente para este acompanhamento, o Google Analytics, que é especializado em negócios online.

Para impulsionar as vendas em seu negócio, existem inúmeras técnicas de marketing digital que você pode utilizar, como: descontos, combos, frete grátis, UX, entre outros. 

Entretanto, para saber exatamente se o seu negócio está lucrando, precisa acompanhar a performance de perto.

Neste caso, os KPIs vão se dar pelo valor médio das transações realizadas. É nesse ponto que você poderá notar se algo está errado. 

Por exemplo, se você identificar que há visitas, mas o visitante pode não está comprando, pode ter relação a forma como os produtos estão dispostos. 

Ou seja, se o site está visualmente agradável, é por conta do famoso user experience.

Portanto, os KPIs são o segredo para o seu negócio crescer na internet. Aposte tempo e disposição nisso e terá resultados muito mais efetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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