SB24Horas

Notícias na hora certa!

Como se tornar um especialista em Excel?

O Excel é uma das ferramentas mais utilizadas dentro de uma empresa. Pesquisas apontam que cerca de 95% delas utilizam o software, independente de qual o ramo ou segmento que essa empresa segue.  

Isso por si só deixa bem claro a importância de ter esse tipo de conhecimento, a fim de fazer com que você tenha mais coisas para colocar no currículo. A lógica é simples, se a maioria esmagadora das empresas utiliza o Excel, é de se esperar que você vá encontrar alguém contratando para essa função. 

Mas é claro, existem aqueles que relutam em tentar aperfeiçoar a sua habilidade com esse software. A maioria vê uma tabela já pronta pela internet, e começa a achar que aquilo é complexo demais.

É realmente, uma pessoa operando uma planilha já pronta pode ser intimidador, principalmente pela quantidade gigantesca de recursos disponíveis no software. Mas no fim das contas, é mais visualmente intimidador do que qualquer outra coisa. 

Aprender a operar o Excel é algo que pode ser feito por qualquer um, e você pode inclusive aprender tudo o que você precisa saber pela internet. Existem muitas táticas que você pode usar para se tornar profissional no software, muitas coisas que inclusive passam apenas por treino até a perfeição. 

E se você tem dúvidas de como fazer isso acontecer, e acha que precisa de algumas dicas, de hoje estamos aqui para isso. Nós vamos dizer algumas maneiras de se aprender Excel de forma eficiente, táticas que você pode usar e métodos de aprendizado acelerado, tudo para você conseguir colocar esse talento no seu currículo e aumentar suas chances de ser contratado. 

Aulas 

Vamos começar então pela dica mais óbvia, mas com algumas ideias a mais. Fazer aula de Excel pode ajudar muito, afinal, uma aula própria para isso é sempre bom para você receber conhecimento focado.

Mas se você acha que não vale a pena receber aulas tão específicas, você pode procurar por aulas que tenham o Excel como parte da grade, mas não exclusivamente sobre ele. Assim você expande a sua área de conhecimento, aprende o que você quer aprender e ainda ganha conhecimento extra que talvez também possa ir parar no seu círculo. 

Você pode fazer um treinamento Business Intelligence, pode procurar na internet cursos completos do pacote office, as opções vão ser vastas, e é bem provável até que você consiga encontrar vídeo aulas gratuitas no YouTube, por exemplo. 

Se acostumem com a área de trabalho do Excel

Lembra do que falamos a respeito do programa parecer um pouco intimidador? É tudo uma questão psicológica. Quando você começa a ver aquelas tabelas, aqueles espaços, você automaticamente acha tudo aquilo confuso demais. 

Mas isso é apenas uma questão de costume, quando você começa a entender como o software funciona tudo passa a fazer mais sentido, tudo passa a parecer menos complicado e você começa a encontrar todo o sentido dentro daquela mesma página de antes. 

Para que você consiga se acostumar perfeitamente, é necessário praticar. Você vai precisar abrir o programa e simplesmente fuçar nele, fazer pequenas planilhas, explorar os recursos, e aos poucos meus olhos vão enxergando aquele visual como algo normal. 

Entenda os atalhos e recursos 

Como dissemos, o Excel tem muitos recursos. Esse programa é capaz de fazer muita coisa, e é muito fácil acabar se tornando um trabalhador limitado por não ter um conhecimento amplo sobre todas essas possibilidades. 

Isso porque quando você não sabe a melhor maneira de fazer algo, você vai acabar fazendo ela de forma lenta, de forma trabalhosa, e a única forma de impedir que você perca horas fazendo algo que você poderia fazer na metade do tempo, é tendo conhecimento técnico sobre aquilo. 

Frequente fóruns online 

Uma boa maneira de trocar experiências com o programa, é você frequentando fóruns online que falam sobre ele. Você vai ter constantemente dúvidas sendo solucionadas, curiosidades que alguém percebeu.  

O convívio com pessoas levantando conversas e respondendo questões sobre o Excel vai fazer com que você vá absorvendo mais conhecimento. E o melhor de tudo é que esse conhecimento é gratuito, e como acontece de forma descontraída, você não vai estar com a sensação de estar em uma aula quebrando a cabeça. Vai aprender de forma natural e curiosa. 

Pratique 

Podemos vir aqui e dar um milhão de dicas, explicar tim tim por tim tim todos os recursos que o software tem e qual a melhor forma de aplicá-los, mas nada disso é tão útil quanto simplesmente praticar. 

Não é tão diferente de aprender a tocar um instrumento, por exemplo. Não importa o quanto você estude teoria musical, você só vai pegar o jeito da coisa de verdade pegando ele e tocando, e no caso do Excel, você só vai pegar o jeito dele de verdade se você estiver acostumado a estar mexendo, criando, errando e assim aprendendo.