Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Como se tornar um especialista em cafés? 4 dicas

Que a afirmação de que o café é uma das bebidas mais gostosas de todo o mundo é verdadeira para muitas pessoas, certamente não há como negar. Mas o que uma grande parte das pessoas desconhecem é que existem diversas profissões e serviços que são prestados em nome do café, e é sobre eles que iremos falar mais detalhadamente no artigo de hoje, entendendo como se tornar um especialista em cafés.

Para a pessoa que deseja trabalhar nesse meio tão rico e fino que envolve o café, é muito importante que ela entenda que, para ganhar o seu espaço e futuro profissional como especialista em café, ela vai precisar de muito empenho e também de muita dedicação constante.

A profissão voltada para baristas é uma boa maneira da pessoa ganhar muito dinheiro, colocando ela como protagonista do contato dos clientes com uma grande paixão mundial que é o café.

Como se tornar um especialista em cafés?

Com o crescimento dos estabelecimentos que trabalham com cafés a nível mundial, as especializações técnicas nesse setor acabam sendo muito bem vistas pelos contratantes, dado que o consumidor de café atual é muito mais exigente e busca por uma verdadeira experiência gastronômica única e diferenciada quando está degustando o seu café.

Para que a pessoa interessada consiga se tornar um bom especialista nessa área, é muito importante que ela tenha um conhecimento amplo acerca do café, conhecimento esse que será melhor detalhado nos tópicos a seguir.

Conhecendo detalhadamente a profissão

O primeiro grande passo para alcançar o sucesso nessa profissão, é que a pessoa entenda perfeitamente como ela funciona de maneira teórica e também de maneira prática.

O barista precisa conhecer todos os processos ao qual o café é submetido, desde a sua extração até às demais técnicas envolvidas no seu preparo.

Todo esse conhecimento é primordial para que os clientes possam ter a melhor experiência no consumo do seu café.

Vale lembrar que os especialistas mais renomados do mercado (e que ganham os melhores salários) sabem até mesmo reconhecer os fatores que podem interferir negativamente no sabor de um café.

 

 

Os cursos profissionalizantes da área

Para garantir um melhor espaço e respeito nessa profissão, é fundamental que o profissional invista em um curso para se especializar em como se tornar um especialista em cafés.

As aulas desses cursos são muito completas e abordam temáticas que partem desde o cultivo do café até as pesquisas mais atuais voltadas para as suas combinações.

Esse tipo de curso profissionalizante não exige uma formação académica anterior, por isso pode ser feito em cafeterias mais renomadas ou mesmo nas instituições profissionalizantes que oferecem esse tipo de curso.

As características primordiais para um profissional se destacar nesses cursos são: amor pelo café, paladar mais apurado, gostar de viajar, simpatia, facilidade em falar com o público e muita criatividade.

O entendimento sobre o café

Um outro ponto é muito importante de ser notado por esse profissional que está interessado em saber como se tornar um especialista em cafés, ele deve ser um apaixonado por café, tendo a bebida como uma parte importante da sua vida. Esse detalhe é fundamental porque esse profissional irá ficar focado no café durante todo o seu dia a dia, estudando detalhadamente sobre o café para se tornar um craque no assunto.

Se o barista realmente não amar o que faz e estiver na profissão apenas para ganhar dinheiro, muito dificilmente conseguirá algum destaque na área.

Um barista que ama o que faz estará sempre de coração naquilo, buscando sempre se aperfeiçoar, ler sobre o assunto, se especializar e, como consequência positiva, irá se destacar e trazer o melhor café para os seus clientes.

A importância dos bons equipamentos de café

Um bom barista sabe reconhecer os bons grãos e os bons fornecedores de equipamentos, como os fornecidos pelo Café Fazenda Floresta, esse conhecimento técnico mais apurado também é fundamental para o sucesso do barista, que entende que, além da sua boa vontade e técnicas, metade de um bom café é proveniente de bons grãos e também de bons equipamentos para uso e preparação.

Apostando sem medo nessa incrível profissão de como se tornar um especialista em cafés

Se, depois de ler esses tópicos, a pessoa estiver ainda mais interessada e tentada em seguir essa incrível profissão, a hora é agora para investir fundo nela, com a pessoa buscando agora mesmo um pouco mais de experiência no mundo prático do café e algum curso específico para essa rica área que promete crescer ainda mais com o passar dos anos.

Com a volta dos bares e restaurantes com o seu funcionamento normal e presencial, esses estabelecimentos vão voltar com muita força e abrir diversas oportunidades de trabalho, dado que o mercado do mundo pós pandemia promete esquentar e voltar a funcionar de uma maneira ainda mais potente do que era antes dos fechamentos.

Com essa alta já próxima, é muito importante que as pessoas interessadas nessa área de como se tornar um especialista em cafés já comecem os seus investimentos e especializações, correndo agora mesmo atrás de se capacitar e crescer nesse rico mercado mundial de café.