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Como saber se a sua empresa de fato valoriza o colaborador

As empresas têm uma grande dificuldade de reter talentos e isso se deve, em boa parte das vezes, a falta de valorização dos trabalhadores. Segundo a pesquisa da Great Place to Work aponta que 67% dos colaboradores são mais produtivos quando trabalham em empresas que possuem um ambiente saudável de trabalho e realmente valorizam os seus funcionários.

Valorizar o colaborador é um fator importante, afinal todos merecem o reconhecimento por um bom trabalho. No âmbito profissional, o fato de sentir que seus esforços estão sendo recompensados é importantíssimo.

Por que a valorização dos funcionários é importante?

Trabalhar em uma empresa que valoriza os funcionários é fundamental para construir uma carreira de sucesso. E assim como ser valorizado no trabalho é um fator importante para os profissionais, as empresas também colhem os frutos deste reconhecimento.

A valorização dos trabalhadores é importante para otimizar estratégias de atração e retenção de talentos. Hoje em dia, ser uma boa marca empregadora também é essencial para ter credibilidade no mercado.

Valorizar os colaboradores se torna ainda um potente diferencial de mercado. Segundo pesquisa da OfficeTeam, 89% dos gestores acreditam que as empresas que trabalham reconhecem os funcionários, mas destes três em cada dez afirma que as organizações ainda falham nesse sentido.

Isso porque muitas empresas lidam com essa situação apenas com elogios e remuneração financeira. E isso pode até atrair bons profissionais, mas dificilmente vai mantê-los por muito tempo em sua empresa.

Como valorizar, de fato, os funcionários do seu negócio?

A valorização do colaborador deve ser um ponto chave em sua estratégia de marketing e vendas. Dessa maneira, a empresa deve se mostrar comprometida com esse propósito e estimular o engajamento para um processo de melhoria contínua de valorização e condições de trabalho.

Confira abaixo algumas formas de valorizar os colaboradores do seu negócio:

Tenha um canal de comunicação aberta

O primeiro passo para mostrar que sua empresa se importa com o funcionário é ouvi-lo. Isso demonstra interesse e é fundamental para entender o que é preciso fazer de forma concreta. Então, tenha um canal de comunicação aberto para ouvir as reivindicações dos seus colaboradores.

É importante que o canal seja aberto, sem julgamentos e bastante interativo para que os funcionários se sintam confortáveis para expressar suas opiniões sobre o negócio. Assim, a empresa pode receber feedbacks que serão bem úteis para tomar medidas de valorização assertivas.

Invista em qualidade de vida

O local de trabalho deve ser um ambiente seguro e agradável para os colaboradores. Dar-lhes todas as condições necessárias para o desempenho de funções é muito importante para os resultados e a motivação dos funcionários.

Então, pense na qualidade de vida como principal valor. Os colaboradores devem ser bem recompensados, ter benefícios flexíveis e robustos, uma jornada de trabalho aceitável e um ambiente bastante tranquilo e equipado para realizarem seu trabalho.

Ofereça benefícios extras

Existem benefícios obrigatórios que toda empresa deve dar aos funcionários como 13° salário e férias, também há benefícios tradicionais como plano de saúde, por exemplo, porém nós aconselhamos que o seu negócio não pare por aí.

Aumentar o leque de benefícios pode ser um fator importante para atrair e reter talentos em seu negócio. Hoje em dia, oferecer o trabalho híbrido ou home office é um grande benefício, além disso, assistência odontológica e psicológica também.

Fora isso, outros benefícios são importantes como cursos de qualificação, descontos em compras em parceiros das empresas e até mesmo bonificações por cumprimento de metas. Essas ações são importantíssimas para estimular o engajamento e aumentar a motivação dos funcionários da empresa.

Quais são os principais benefícios de valorizar os colaboradores do negócio?

Os colaboradores são o combustível para o sucesso de uma empresa no mercado. Sem uma mão de obra qualificada, nenhum negócio alcança o sucesso. Por isso, é fundamental valorizar os funcionários no dia a dia.

Abaixo, mostraremos quais são os principais benefícios que isso pode trazer para sua empresa, confira:

Reduz a rotatividade

Uma empresa com taxa de turnover muito alta acaba tendo custos desnecessários. A produtividade cai quando funcionários são demitidos e contratados com frequência. Além disso, os custos com demissões, contratações e capacitação são consideráveis.

A valorização é importante para diminuir a rotatividade, tornando todos os processos mais ágeis, produtivos e menos custosos para a empresa.

Ajuda na estratégia de retenção de talentos

Valorizar os colaboradores ajuda a fortalecer a estratégia de retenção de talentos. Para fortalecer o seu negócio como marca empregadora, a valorização é um fator crucial para atrair jovens talentos e vê-los crescer dentro do negócio.

Aumenta a motivação dos colaboradores

A real valorização dos funcionários estimula a interação entre gestores e colaboradores. Isso é fundamental para que os funcionários se sintam mais motivados, não apenas por uma boa remuneração, condições de trabalho dignas e por se sentirem ouvidos no dia a dia.

A valorização dos colaboradores pode fazer toda a diferença para o sucesso de uma empresa no mercado. A mão de obra qualificada precisa ser valorizada como ponto chave para o crescimento e consolidação de empresas no mercado.