25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como restaurar um móvel antigo para a sua casa?

Compartilhe essa notícia!

Você pode utilizar o tempo livre durante esse período de isolamento social para colocar as mãos na massa e renovar os seus ambientes

 

Tem muita gente aproveitando que está passando mais tempo em casa para mudar a decoração dos ambientes e dar uma cara nova para alguns cômodos. A tendência, que pode ajudar a melhorar a relação das pessoas com suas próprias residências, já estava em alta mesmo antes da pandemia.

 

Mudar a cara dos ambientes é algo que pode ser feito movendo mesas e outros móveis para lugares distintos, comprando novos objetos ou, até mesmo, fazendo algumas reformas com as próprias mãos. É sobre essa última opção que vamos falar aqui.

 

Mesmo que você nunca tenha feito uma restauração na vida ou ache que não tem talento para isso, deveria considerar essa opção. Quem costuma fazer isso garante que não é tão difícil quanto parece e pode ser uma atividade prazerosa, virando um hobby ou até, quem sabe, uma nova profissão.

Por que é uma boa ideia?

Além de, geralmente, significar economia, restaurar um móvel antigo tem outras vantagens. A primeira é que você conserva as memórias que aquele objeto te traz, especialmente, se ele já está na família há gerações.

 

Outro ponto positivo é que fazer você mesmo pode te dar outro olhar sobre aquele móvel, incluindo um carinho especial e uma boa história para contar.

O que você vai precisar?

Antes de colocar a mão na massa é preciso fazer um planejamento para saber quais materiais você vai precisar na hora de executar a restauração. Tudo isso depende de qual é o seu móvel e do que você quer fazer com ele.

 

No geral, você provavelmente vai precisar de:

  • Tintas próprias para móveis;
  • Pincel e rolo;
  • Lixas para madeira — se o móvel for desse material;
  • Massa para cobrir rachaduras;
  • Espátula;
  • Verniz;
  • Cola apropriada para o material;
  • Jornal velho ou lona;
  • Dobradiças, parafusos e puxadores que estiverem faltando ou estragados/desgastados.

Como fazer a reparação?

Agora que você já tem o que precisa, o primeiro passo é retirar tudo o que está sobre ou dentro do móvel, além das partes removíveis, como prateleiras e gavetas. Depois disso, faça uma boa limpeza com pano úmido e deixe secar bem.

 

Em seguida, é a hora de lixar o móvel para remover a pintura e o verniz antigos. Se for necessário, também utilize uma lixa mais grossa, grão 80, para remover imperfeições e nivelar o móvel. Uma dica é sempre lixar na direção dos veios da madeira, para não riscá-la.

 

Se você for precisar tapar alguma fenda, essa é a hora de aplicar a massa para madeira, com a ajuda de uma espátula. O ideal é esperar secar e aplicar uma segunda camada. Depois disso, lixe para acertar. A próxima etapa é a pintura ou a aplicação de verniz. Nos dois casos, primeiro, forre o chão com jornais ou uma lona para evitar manchas indesejáveis.

 

Para aplicar a tinta, basta pintar o móvel com o auxílio de rolos e pincéis, em uma mesma direção, para não manchar. Uma dica é fazer um teste na parte de baixo do móvel, para ver se a cor vai ficar como você imaginou. As instruções para aplicar o verniz costumam vir na embalagem do produto escolhido.

 

A última etapa, mas não menos importante, é deixar secar bem. Dê preferência para ambientes externos, que são mais arejados. Contudo, nesses casos, é preciso tomar cuidado com Sol, chuva e vento. Depois, é só caprichar na decoração e aproveitar a cara nova que um móvel restaurado dá para qualquer ambiente.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!