fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Variedades

Como reduzir custos sem precisar demitir funcionários

Muitas empresas precisaram se readaptar durante a pandemia, e nem sempre a demissão é a melhor solução

 

Conheça estratégias para gastar menos na sua empresa

 

A pandemia causada pelo coronavírus causou um forte impacto nas empresas. A principal forma de combate na luta contra a doença foi o isolamento e o fechamento dos comércios não essenciais. Isso fez com que estabelecimentos tivessem que fazer corte de gastos para poder sobreviver. Algumas delas nem conseguiram sobreviver.

 

Segundo a pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, divulgada em julho pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quatro de cada dez empresas fecharam no Brasil neste ano por conta da pandemia.

 

Em grandes empresas e multinacionais, os cortes costumam ser mais simples. Geralmente, há setores inchados e muitos gastos excedentes. Mas em pequenas empresas, esse enxugamento é um pouco mais difícil. Um corte mais pesado pode afetar no desempenho da companhia.

 

Foi justamente esse tipo de empresa que mais se prejudicou. A mesma pesquisa mostrou que mais de 500 mil empresas de pequeno porte, aquelas que possuem no máximo 49 empregados, tiveram que fechar.

 

Para não precisar fechar e passar por essa situação, foram selecionados diversos cortes que podem ser feitos para reduzir os gastos da empresa. Alguns são bem simples, mas se feitos de maneira correta, vai fazer uma enorme diferença.

 

Precisa reduzir gastos da sua empresa? Veja por onde começar

 

 

Reduza os gastos com meios de comunicação

 

Um dos principais gastos de uma empresa é com comunicação. Todos têm um telefone comercial para seus funcionários. Em uma redação de jornalismo de televisão, por exemplo, praticamente cada jornalista possui uma linha para falar com potenciais entrevistados.

 

Atualmente, é possível encontrar outras formas de comunicação. A principal delas são os aplicativos de comunicação via internet. O whatsapp é um exemplo de ferramenta.

 

Então, avalie cortar os custos com contas de telefone e compra de aparelhos. Se sua empresa tiver dez telefones, por exemplo, já é uma grande economia que irá fazer. Um exemplo de empresa que conseguiu organizar seus meios de comunicação é a Pagseguro.

 

 

Fique atento com desperdícios

 

É muito comum os funcionários não prestarem atenção com desperdícios. Às vezes, as pessoas estão imprimindo folhas e usando muitos post-its. Sem falar das canetas Bic, que costumam sumir mais do que o comum.

 

Esses desperdícios costumam custar caro para as pessoas que administram um negócio. Ter que comprar materiais de escritório mais do que o necessário pode afetar no orçamento.

 

Visando diminuir o desperdício, a solução é criar uma política de conscientização sobre o uso racional dos materiais, evitando impressões desnecessárias, reaproveitando folhas de papel e imprimindo frente e verso.

 

Consumo de Energia

Uma das maneiras de aliviar as contas de uma empresa é ter um controle maior sobre a energia. Isso pode ser feita de maneira bem simples. Desligar os computadores, as luzes e o ar-condicionado ao final do expediente ou desligar o monitor enquanto não estiver na mesa são apenas algumas das ações a serem tomadas.

 

 

Home Office

 

Durante a pandemia, a solução para muitas empresas foi o trabalho em casa. A economia foi tanta, que muitas delas vão adotar esse estilo de trabalho para quando isso. Algumas por tempo integral e outras em alguns dias da semana.

 

Dessa maneira, é possível minimizar os custos operacionais, já que a permanência no escritório será menor. Assim, irá reduzir o consumo de energia, equipamentos e outros insumos.

 

É o melhor disso tudo: durante a quarentena, foi comprovado que a produtividade é maior quando se trabalha em casa.

 

 

Essas são algumas alternativas que as empresas podem tomar para reduzir custos antes de pensar em demitir os funcionários. Por muitas vezes, os chefes pensam que essa é a alternativa mais fácil. Mas é muito melhor mudar alguns hábitos dentro da empresa do que perder mão de obra.

Comentários