SB24Horas

Notícia na hora certa!

Como praticar o feedforward?

Administrar um projeto exige uma grande responsabilidade do seu gestor, visando não apenas a manutenção do mesmo, mas também o seu crescimento, olhando para o futuro, sendo essa uma das preocupações da visão conhecida como feedforward.

 

E esse conceito se aplica a qualquer tipo de projeto, que pode estar relacionado a administração de um negócio comercial, de pequeno ou grande porte, mas também de um projeto com objetivos diferenciados, como o seu futuro profissional.

 

Afinal, a sua carreira não deixa de ser um projeto de vida, visando as melhores situações para o seu futuro, afetando não apenas a si, mas também todos aqueles que se encontram ao seu redor, principalmente quando esse indivíduo vive em família.

 

E junto a isso com todas as responsabilidades financeiras nesse sentido, o que passa pelas compras do mês, o financiamento da educação das crianças ou a pesquisa por caçamba de entulho preço, por alguém que planeja reformar a sua casa.

 

Para lidar com todas essas responsabilidades é preciso ter um bom planejamento, sabendo como administrar suas dívidas e o seu rendimento, além de saber também como gerenciar a sua vida pessoal e profissional, tendo em vista a forma com que ambas se conciliam.

 

Até porque, de certa forma, cuidar da sua vida pessoal não deixa de ser um projeto a ser bem dirigido, com impactos mais presentes no seu cotidiano, por ser algo de âmbito particular, capaz de definir todas as suas ações que envolvem outros campos.

 

Tipo a necessidade de uma licença ambiental municipal ou estadual para se realizar uma construção em um ponto específico da cidade que tenha contato com a  natureza. Os seus projetos pessoais também precisam contar com certas particularidades.

 

Como a precisão de uma formação acadêmica para se exercer uma profissão específica, e dessa forma conquistar os seus objetivos pessoais e profissionais, e como eles se integram em sua vida.

 

Para conciliar tudo isso é preciso não apenas olhar para o presente, mas também saber como se preparar para o futuro. Um conceito que cada vez mais é praticado na organização dos mais diferenciados negócios.

Como funciona o conceito de feedforward?

Termo em inglês, o feedforward é algo que pode ser traduzido literalmente como uma alimentação a frente, ou seja, uma forma de se preparar ao que se entende como uma decisão futura, uma espécie de preparação para o que está por vir.

 

O que em um nível pessoal pode ser encontrado na decisão de um indivíduo optar por ingressar em um curso específico, para que possa futuramente exercer uma atividade de trabalho que se adeque aos seus talentos e interesses.

 

Já em um nível industrial, pode ser um conceito que se relaciona com a preocupação de uma fábrica sobre a destinação de resíduos industriais que serão produzidos mediante o processo de fabricação dos itens produzidos nessa instituição fabril.

 

O feedforward é um conceito que se relaciona com essas duas situações, além de muitas outras que se encontram associadas, lidando justamente com o planejamento do indivíduo sobre qualquer atividade que possa ter um impacto futuro em sua vida.

 

Passando assim por atividades pessoais, familiares, mas cujo maior destaque acaba sendo o meio profissional, com as empresas passando a implementar essa ideia em suas movimentações, garantindo não apenas sua posição no mercado, mas também seu futuro.

 

Algo a ser visto com atenção, diante a constante atualização do mercado, sempre trazendo novas ferramentas e concepções para as atividades de um setor comercial, de forma a se adequar às novas necessidades do público, que surgem juntos das novas tecnologias.

 

Pois o avanço dessas ferramentas virtuais acabam por resultar em novos métodos de constituição de um produto ou um serviço, como um inventário de fauna a ser realizado por uma organização ambiental dentro de um espaço natural específico.

 

Um trabalho que antes era feito de forma manual, mas que hoje, com o apoio dos sistemas de vigilância a partir de drones e aparelhos similares, pode ser feito não apenas de forma mais rápida, mas também através de um modelo mais eficaz de análise.

 

Com base em tudo isso, é possível afirmar que o conceito de feedforward é algo que se adequa aos mais diferenciados níveis, tanto empresarial como individual, e na forma à qual ambos se relacionam, pois uma empresa é feita justamente por pessoas.

 

E se o feedforward opera como uma preparação para o que está por vir, é preciso então saber como aplicar essa ideia em seus projetos. Principalmente aqueles que se constituem como um empreendimento comercial.

 

Praticando o feedforward em sua empresa

O futuro de uma empresa depende muito da forma com a qual ela se prepara para as possíveis modificações que surgem no mercado, para que no surgimento desses eventos esses empreendimentos saibam como agir diante dessas transformações.

 

Algumas formas de se praticar essa realidade em sua empresa são:

 

  • Impulsionar o diálogo em seu empreendimento;
  • Ter uma liderança otimizada;
  • Aprimorar a qualidade do indivíduo;
  • Verificar os traços a serem melhorados.

 

Para que o conceito de feedforward seja bem aplicado ao seu negócio, é importante estar de olho em todas as possibilidades de administração, garantindo com que as suas atividades de gestão estejam conectadas com  a manutenção do seu negócio.

 

Não só isso, com a certeza de que esse empreendimento terá chances de prosperar e ampliar o seu ramo de atividades.

Impulsionar o diálogo em seu empreendimento

Os grandes empreendimentos normalmente lidam com um número diverso de setores e suas respectivas operações, logo, para que essa empresa consiga administrar todas as equipes, preparando-as para o futuro, é preciso incentivar o diálogo interno.

 

Como nas conversas a serem realizadas pela equipe de vendas e de marketing de uma empresa que realiza serviços de análise físico química de água, utilizando as informações conquistadas por esses dois setores para aprimorar as suas atividades comerciais.

 

Garantindo assim não apenas que os seus objetivos sejam alcançados, mas também que o seu empreendimento esteja preparado para responder a todas as novas necessidades que podem ser encontradas em seu público-alvo.

Ter uma liderança otimizada

Para que essas equipes consigam se aprontar para o futuro, é preciso ter também um indivíduo ou até mesmo um conjunto de pessoas que os liderem, levando-os a uma melhor tomada de decisões, visando a ampliação dessas atividades.

 

Logo, para que uma equipe passe a atuar visando o futuro da companhia, é preciso que a mesma responda à uma liderança que também se adequa a esses conceitos, adotando ações e práticas que os serviços de feedforward podem trazer ao seu negócio.

Aprimorar a qualidade do indivíduo

Para que esses funcionários estejam prontos para exercer tais atividades, é importante que a empresa à qual eles prestam seus serviços saibam também como otimizar a sua equipe de colaboradores, oferecendo serviços de capacitação aos mesmos.

 

Como uma empresa que realiza serviços de consultoria de qualidade ISO 9001, que oferece aos seus funcionários cursos de capacitação, palestras e outras atividades que ajudem essa instituição a melhor executar suas respectivas funções.

Verificar os traços a serem melhorados

Antes de olhar para o futuro, uma empresa precisa primeiro observar o seu presente, de forma a identificar os seus problemas a serem resolvidos, além de pontos que podem ser otimizados, de forma a resultar em uma melhor atividade geral do seu negócio.

 

O que vale para a administração de uma empresa, mas serve também para a vida pessoal do indivíduo, ainda mais no que se adequa a sua carreira profissional, como no estudo de conceitos de construção para quem pretende atuar com um serviço de Rip Rap.

 

A partir desses tópicos citados, é possível para a sua empresa praticar o feedforward em suas atividades, garantindo assim uma adequação do seu empreendimento ao seu futuro comercial. Sendo importante também não confundir esse conceito com outro similar.

Qual a diferença entre o feedforward e o feedback?

Para os conhecedores da língua inglesa, a diferença entre esses dois conceitos pode ser compreendida diretamente pelo seu título, com o feedforward respondendo ao que vem adiante, e o feedback ao passado.

 

A concepção do feedback é justamente essa, agindo como um retorno sobre uma atividade específica que foi realizada, seja no mercado de trabalho, educacional ou qualquer que seja a modalidade específica.

 

O que em uma empresa de coleta de resíduos hospitalares é um conceito que se adequa a reação positiva ou negativa dos seus clientes, diante dos serviços realizados de coleta desses materiais.

 

O feedforward, por outro lado, se adequa a adoção de práticas que visam uma melhor atividade futura desse empreendimento, podendo ter como base justamente as ações identificadas por um processo de feedback.

 

Sendo assim, para que o futuro do seu empreendimento seja possível, é sempre importante olhar também para o seu presente e para as ações que já foram adotadas nessa companhia, observando o que pode ser melhorado.

 

Portanto, há uma relação entre o feedback e o feedforward que é responsável por garantir a expansão e a manutenção de um negócio dentro do mercado comercial.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.