Entenda como funciona o parcelamento de multas no Detran DF e as consequências de não quitar o seu débito
As multas de trânsito são consequências de infrações que os motoristas cometem no trânsito. Receber uma multa pode gerar grandes problemas e, principalmente, afetar o orçamento de quem dirige. Porém, no Detran DF, é possível fazer o parcelamento de multas.
Desde de 2018, o departamento de trânsito do Distrito Federal disponibilizou um novo sistema de parcelamento das dívidas. E, além disso, outros tipos de dívidas relacionadas a veículos também podem ser parceladas, de acordo com o Detran de cada estado.
Essa forma de pagamento é assegurada pela Resolução nº 697, elaborada pelo Contran em 2017 e disponível para leitura na Portaria nº 53 do Denatran de 2018. Esta norma visa facilitar e padronizar o funcionamento dos pagamentos parcelados.
Por que devo parcelar as multas de trânsito?
Ficar com a dívida ativa no Detran DF pode trazer algumas consequências como: juros, que faz com que o preço inicial da multa fique ainda mais alto, complicações para vender o veículo posteriormente e inscrição do seu nome no Serasa ou SPC.
Além disso, com multas ativas, não é possível fazer a emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), sem esse documento seu automóvel é impedido de circular e corre o risco de ser apreendido e uma nova multa ser aplicada.
Como fazer o parcelamento de multas no Detran DF?
O primeiro passo é fazer sua consulta de débito, inserindo as informações da placa do seu automóvel, esse procedimento pode ser realizado através do site do Detran DF ou pelo aplicativo.
Após isso, será disponibilizado um link para as empresas que permitem o parcelamento de multas Detran DF. E cabe a você escolher se quer quitar o seu débito de forma online ou física, geralmente, as empresas dispõem de um ponto de atendimento físico.
No Detran DF, as unidades físicas autorizadas permitem o parcelamento de multas pelo cartão de crédito com bandeira Visa e Master, podendo ser parcelado em até 12 vezes. Já no site, são ofertadas outras bandeiras.
Agora, se você é de outro estado, é importante ressaltar que é preciso conferir as formas de pagamento com o seu Detran, pois é possível que adotem regras diferentes.
Posso parcelar qualquer dívida no Detran DF?
Em alguns casos, não é possível parcelar dívidas ou multas, isso normalmente acontece quando as multas já estão vencidas, quando os parcelamentos estão inscritos em cobranças administrativas e quando as infrações são cometidas fora do estado de inscrição do veículo.
Ou até mesmo, quando as multas são aplicadas por órgão que não aceita o parcelamento. Antes de efetivar o processo, o Detran DF recomenda que você faça uma simulação do valor com cada empresa.
Isso porque, cada organização trabalha com livre concorrência de cobrança de taxas e juros, desta forma, existe diferença nos valores. A simulação te ajuda a entender o que irá pagar. Lembrando que o parcelamento é de responsabilidade do proprietário junto com a operadora do cartão, assim como qualquer outra operação feita com cartão de crédito.
VEJA TAMBÉM
Casos de trombose crescem no Brasil e na região. Em Campinas o aumento é de mais de 15% nos últimos anos
Sinfônica de Piracicaba apresenta concerto Uma Noite no Cinema
Projeto de Rony Tavares inclui Cerco de Jericó no Calendário Oficial de Eventos