Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • Saúde

Como o estresse atinge a saúde bucal

Dennis Moraes 13 de outubro de 2025 6 minutes read
STRESS

Imagem ilustrativa

Compartilhe essa notícia!

Fatores físicos e emocionais podem afetar diversas regiões da boca

Dados do Institut Public de Soundage d’Opinion Secteur (IPSO) ranquearam o Brasil em 4º lugar entre os países com a população que mais se estressa. Na frente do Brasil estão Suécia, Turquia e Polônia, de acordo com o relatório do Global World Mental Health Day. Como o estresse tem impacto no organismo como um todo, a saúde bucal também é afetada.  

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

A integrante da Câmara Técnica de Periodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dra. Luciana Scaff Vianna, explica que são muitas situações que podem gerar estresse e desencadear alterações no organismo, inclusive na cavidade bucal. Entre os grupos que mais são atingidos pelo estresse, segundo a profissional, estão os estudantes em momento de vestibular, profissionais com grande carga de responsabilidade, mulheres grávidas e pessoas acometidas de doenças graves. 

“Prevenir o estresse é uma tarefa bem difícil atualmente, porém, uma vida saudável, com boa alimentação, horas suficientes de sono, atividade física, lazer e meditação, pode auxiliar na prevenção. Terapias podem ser necessárias com profissional especializado, terapeuta, psicólogo, práticas de relaxamento.”, orienta a Dra. Luciana Scaff. 

Uma das consequências do estresse para a saúde bucal é o bruxismo. A presidente da Câmara Técnica de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial do CROSP, Dra. Maria de Lourdes Accorinte, esclarece que o bruxismo tem duas classificações: o de vigília, que fazemos quando acordados, e o do sono, que fazemos quando dormimos. O bruxismo de vigília apresenta mais evidências científicas relacionadas com fatores emocionais. 

De acordo com a profissional, uma das características do bruxismo é o atrito e a pressão dos dentes, mas também pode ocorrer tensão e movimentação da mandíbula mesmo que os dentes não se encostem. Esse transtorno pode causar desgastes dentários, fraturas de restaurações, de próteses e até de implantes. Também aumenta o risco de disfunção temporomandibular (DTM), que afeta a articulação que fica à frente do ouvido, responsável pela movimentação da boca, o que pode promover estalos articulares, dores para mastigar ou abrir a boca, além de dores irradiadas na face, na cabeça e/ou na região cervical.

Dra. Maria de Lourdes explica que o especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial possui um papel importante na manutenção da saúde bucal de pacientes com estresse, visto que estão capacitados para analisar os fatores físicos e os fatores emocionais correlacionados ao problema. O profissional pode diagnosticar e tratar as alterações físicas ocorridas e avaliar a possibilidade para tratamento multidisciplinar com profissionais da saúde mental, psicólogos e psiquiatras. 

“Os dispositivos interoclusais, como a placa de bruxismo, podem ser indicados para o controle dos efeitos deletérios sobre as estruturas da cavidade bucal, dentes, osso alveolar, gengiva e articulação temporomandibular (ATM). Encontramos na literatura científica que esses dispositivos apresentam-se como terapia  eficaz  para o controle do transtorno, contudo o especialista pode individualizar a terapia  para cada caso”, afirma a presidente da Câmara Técnica de DTM e DOF do CROSP. 

A especialista ressaltou que nem toda disfunção temporomandibular é causada pelo bruxismo, podendo ser originada de traumas, maus hábitos, fatores reumáticos e outras condições. 

O estresse também atinge os idosos e pode causar efeitos na saúde bucal desses pacientes. A presidente da Câmara Técnica de Odontogeriatria do CROSP, Dra. Denise Tibério, relata que o estresse em excesso, de modo frequente e intenso, causa comprometimento à saúde. Artigos afirmam que, por meio do estresse, há aceleração do envelhecimento imunológico e cognitivo. “Há uma diminuição na defesa orgânica do idoso frente às bactérias agressivas da cavidade oral e um risco maior de exacerbar o déficit cognitivo”, afirma a cirurgiã-dentista. 

A falta de cuidado da saúde bucal em idosos reflete o descuido que pode ocorrer no processo de envelhecimento. Se o idoso diminui a higiene bucal, há um maior risco de inflamação na gengiva e, com a inflamação crônica exacerbada e o declínio cognitivo, as toxinas caem na circulação, atingindo o cérebro. 

O Odontogeriatra possui conhecimento sobre o envelhecer em suas diversas fases. Inclusive, também possui base de conhecimento em relação aos efeitos da polifarmácia na cavidade oral, diminuição da nitidez visual e agilidade visual, dificuldade auditiva, mudança de paladar, alteração na força muscular e endurecimento das articulações. 

O Odontogeriatra é o profissional com as habilidades necessárias para lidar com os idosos, através dos procedimentos de prevenção, reabilitação e manutenção da saúde. Também realiza o acompanhamento dos quadros de saúde em que o paciente se apresenta. Além disso, com o auxílio de pastas de dente diferenciadas, enxaguatórios, escovas dentárias modificadas, os profissionais realizam a orientação e fazem o atendimento mais adequado. 

Entre as principais doenças bucais que o estresse pode causar estão doenças periodontais, cárie, lesões de mucosa (principalmente em idosos que fazem uso de polifarmácia e o impacto na imunidade) e transtornos como o de bruxismo, resultando em dor orofacial e fratura nos dentes.  

Sobre o CROSP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente.

Hoje, o CROSP conta com mais de 175 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Dennis Moraes

https://dennismoraes.com.br/

See author's posts

Compartilhe essa notícia!
Tags: Ansiedade Bruxismo CROSP DorOrofacial DTM envelhecimentosaudavel estresse Odontogeriatria odontologia periodontia prevenção QualidadeDeVida saúdeBucal SaúdeMental TranstornosEmocionais

Post navigation

Previous: 5 mitos sobre o dízimo que precisam ser quebrados
Next: DAE intensifica serviços de tapa-buraco em Santa Bárbara

Relacionadas

Psoríase
  • Saúde

Psoríase exige atenção aos sinais do corpo e tratamento adequado

Dennis Moraes 14 de janeiro de 2026
IMAGEM-REPRESENTANDO-PROBLEMAS-NA-GARGANTA_
  • Saúde

Dor de garganta no verão é normal? Otorrinolaringologista explica 

Dennis Moraes 7 de janeiro de 2026
31830d31-8817-4b5c-a291-d91dbf7b957e
  • 24 Horas
  • Saúde

Ex-Miss Bumbum relata complicação grave após tatuagem e diz que quase precisou amputar a perna

Dennis Moraes 5 de janeiro de 2026
  • Quem Somos
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco