18 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como montar uma auto peças?

Compartilhe essa notícia!

Você quer saber mais sobre como montar uma auto peças? Então chegou ao local certo!

Hoje em dia, iniciar um negócio de auto peças não dependerá apenas do interesse ou desejo que se tenha de investir, temos que responder várias perguntas fundamentais:

  • Quanto podemos investir? 
  • Para que mercado queremos ir? 
  • Que produtos oferecer?

Para iniciar qualquer negócio, é extremamente importante estabelecer ou realizar uma análise detalhada onde possamos perceber as nossas despesas e receitas. De fato, quanto maior receita tivermos, mais nosso negócio será fortalecido.

Se você quer saber em detalhes como montar uma auto peças, continue lendo esse artigo que preparamos hoje para você!

Como montar uma auto peças? Passo a passo completo

1.- Identifique o seu mercado

Você tem que definir quais auto peças são as que você deseja comercializar.

Autopeças mecânicas

Qualquer autopeça relacionada com o motor, suspensão ou transmissão. Estas afetam o seu funcionamento principal. Geralmente, elas possuem em uma marca grande por traz, como peças Toyota.

Autopeças para colisão ou reposição

Estas autopeças não afetam o funcionamento principal. São, por exemplo, alças, chapas, cilindros, dobradiças, faróis, etc.

Você pode combinar ambos os tipos de autopeças, embora possa ser melhor você se especializar em um dos dois setores para facilitar o trabalho e para que os clientes identifiquem seus produtos com mais facilidade.

Uma vez que você identifique seu mercado e os produtos que você deseja distribuir, vamos para o passo 2.

2.- Identificar os possíveis fornecedores

Você precisará analisar calmamente os preços que eles lhe dão, rever suas políticas de vendas e os descontos que eles podem lhe dar.

Além disso, tente descobrir se as oficinas ao redor, lojas de autopeças, ou possíveis clientes estariam dispostos a comprar produtos.

3.- Procure um local para se estabelecer

Comece procurando aluguel de algum local. Você deve procurar um local com as seguintes características: 

  • Uma boa localização
  • Um bom preço
  • Ele deve se adaptar ao seu orçamento
  • Deve permitir poupar a maior quantidade de recursos possíveis para poder investi-lo em material que lhe gere receitas

Recomenda-se procurar aquele que tenha a melhor localização levando em conta a circulação, como avenidas que tenham tráfego.

Em suma, não procure lugares caros ou residenciais porque a rotação de autopeças se desenvolve bem em áreas de baixa renda.

De fato, os segmentos mais ricos da sociedade geralmente não compram autopeças, eles vão para as lojas oficiais ou como seus carros são modelos recentes será complicado adquirir as peças certas com seus fornecedores.

4.- Adeque o seu local

É fundamental que você mantenha uma boa organização do seu espaço de trabalho. Com isso em mente, as peças mais utilizadas devem ficar a vista e serem mais fáceis de manusear.

De fato, alguns clientes não sabem o que eles querem até que o vejam. Tente exibir a maior quantidade de produtos, para isso use expositores e vitrines. 

Lembre-se que ao mostrar os produtos, você estimula a curiosidade. Dessa forma, o cliente ficará interessando em mais peças e pode fazer uma compra maior.

5.- Faça publicidade do seu negócio

Você pode usar panfletos, cartões de visita e outdoors impressos. Além disso, não se esqueça da publicidade digital, que hoje é fundamental em qualquer negócio.

Crie sua ficha no Google Meu Negócio gratuitamente. As pessoas têm hábitos por pesquisar como “Adega perto de mim”, “Padaria perto de mim” e ao pesquisar “Auto peças perto de mim” é muito interessante que a sua loja apareça em destaque. 

6.-Mantenha a administração e o inventário de forma apropriada

Lembre-se que o sucesso do seu negócio de auto peças depende do seu gerenciamento de inventário. Não é recomendado ter os recursos investidos em produtos que têm pouca circulação ou que lhe tiram espaço.

Em suma, a melhor coisa que você pode fazer é ter peças dos modelos mais populares e também peças que servem para mais que um modelo.

No início pode ser um pouco complicado definir isso, mas com o passar do tempo, você certamente saberá o que mais tem demanda em sua cidade ou região.

Se os clientes não encontrarem o que procuram no seu negócio, com prazer procurarão em outro lugar e terão a ideia de que você não tem o produto que procuram. Ou seja, para a próxima ocasião que requerem outro produto talvez não o considerem como a primeira opção.

Em suma, manter-se rentável no campo das auto peças requer que você mantenha uma extensa seleção de peças para uma grande variedade de veículos em todos os momentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!