Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Como lidar com os obstáculos do trabalho home office?

Por conta do isolamento social, muitas empresas adotaram o sistema de trabalho home office para continuar suas atividades, ou seja, mantiveram seus colaboradores dentro de suas respectivas casas, mas sem parar a produção empresarial.

Hoje, por exemplo, uma empresa de serviços contábeis consegue fazer praticamente todo seu trabalho de maneira remota, facilitando para todos os funcionários, porém sem perder credibilidade e posição dentro do mercado. 

Inclusive, o home office tem se tornado cada vez mais uma tendência em crescimento no mercado de trabalho, e possui uma série de importantes benefícios, mas é preciso entender que nem tudo são flores. 

Existem algumas dificuldades que precisam ser ultrapassadas. A maior parte destas questões acontecem por conta da adaptação a esse novo modelo. Isso porque, embora não seja uma novidade, muitas empresas ainda possuem resistência em aceitar esse formato.

Alguns dos benefícios do home office

Tendo isso em vista, é necessário conhecer mais sobre as vantagens que o modelo de trabalho home office oferece, sendo algumas delas: 

  • Qualidade de vida;
  • Diminuição de custos;
  • Aumento de produtividade;
  • Otimização do tempo.

Entretanto, para conseguir aproveitar todas estas vantagens e muitas mais, é preciso ficar atento aos principais elementos que devem ser observados para uma melhor adaptação no seu dia a dia.

Uma pessoa que hoje deseje conquistar uma abertura de empresa contabilidade, já deve levar em conta o home office como um formato adequado. Então, é preciso estar atento para melhorar sempre o local de trabalho e evitar problemas.

O que pode ser um problema durante o home office?

O home office possui uma série de desafios. Felizmente, a maior parte deles requer apenas adaptações a uma nova rotina e a um novo estilo de vida. Entretanto, você deve tomar cuidado para fazer as coisas corretamente.

Um trabalho bem-feito em casa pode garantir uma qualidade de vida muito melhor para você, além de uma série de benefícios para o dia a dia. Por isso, fique atento aos problemas mais comuns no dia a dia!

1 – Não ter disciplina

Provavelmente este é o principal obstáculo para um bom trabalho no home office. A facilidade de estar dentro de casa permite que você perca o foco com muita facilidade, deixando para depois uma série de trabalhos.

O ato de procrastinar pode ser um dos maiores vilões do seu desempenho. Isso porque quanto mais você adiar o trabalho, mais vai ter que correr para resolver uma série de outros fatores.

Manter o foco em um escritório é muito mais fácil, de fato. Você está em um ambiente específico para realizar uma determinada função, rodeado de pessoas no mesmo tom que você. Além disso, você tem toda uma rotina até chegar ao trabalho. 

Em casa, por estar a um passo de sua estação de trabalho, você pode acabar deixando as coisas se acumularem, e isso, eventualmente, atrapalhará sua rotina.

Dessa forma, você perde muito em produtividade, ficando desestimulado de executar suas tarefas corretamente. Por isso, é importante pensar em formas de manter o foco.

Em uma empresa de terceirização de RH, por exemplo, existem muitas demandas, então quando você é colocado em formato home office, é necessário ter disciplina para focar no trabalho.

Um dos principais elementos para se disciplinar é com a criação de rotinas, similar ao que você faz no escritório. Acostume-se a continuar acordando cedo, não deixe de tomar um bom café da manhã e se arrumar para o trabalho.

Você não precisa se vestir como se estivesse no escritório, mas é importante tirar a impressão de tranquilidade e conforto que estar em casa propicia. Trabalhar de pijamas pode ser um convite a procrastinação, que acabará atrapalhando seu desempenho.

Quanto mais você se acostumar com uma determinada rotina de trabalho, mais você conseguirá produzir, reduzindo o tempo que gasta realizando o trabalho e ganhando tempo para outras atividades de sua casa, inclusive o descanso.

Com a facilidade no serviço de abertura de empresa, você pode se concentrar em compreender o que fazer para se manter ativo no trabalho, bem como outras funções relacionadas à sua rotina empresarial.

2 – Cuidado com as distrações

Um fator inegável em um home office é que qualquer coisa pode te distrair. Desde um barulho na cozinha até uma propaganda na televisão ou computador, tudo pode tirar seu foco, principalmente se não houver uma supervisão sobre você.

Isso acontece com qualquer pessoa, porque acabamos sendo levados pela curiosidade e o desejo de procrastinar. Por isso, é importante tentar manter o foco sempre que possível.

Alguns setores, como empresas de contabilidade, precisam de uma atenção constante, pois um erro pode acabar sendo muito prejudicial, então as distrações são um perigo.

Por isso, é preciso ser forte e resistir aos pequenos impulsos que temos de parar o que estamos fazendo para focarmos em detalhes que podem acabar atrasando o trabalho.

Uma boa forma de manter o controle é com a criação de metas diárias pessoais. Assim, quando você sentir que está perdendo o foco, pode se lembrar da meta e voltar a se concentrar no trabalho, aumentando sua produtividade.

A qualidade de seu trabalho é constantemente afetada pela quantidade de atenção que você dá a ele. Então, quanto mais você se distrair com pequenas atividades do dia a dia, maiores as chances de cometer erros e de atrasar suas entregas.

Existem diversos elementos que podem ser inimigos da produtividade. Se você parar uns minutos para ver uma rede social, tenha em mente que esses minutos podem virar horas, principalmente se não houver supervisão.

Por isso, controle seu ritmo para conseguir produzir com qualidade sem perder seu foco, uma vez que quanto mais rápido você terminar, e com maior qualidade, mais tempo você terá para outras atividades que podem tirar seu foco.

Por exemplo, entender o trabalho com um sistema ERP é fundamental para conseguir os melhores resultados em sua empresa, então faça isso com calma e clareza, para depois ter os seus merecidos minutos de descanso.

3 – Desorganização

Uma das principais problemáticas do trabalho remoto é a organização. Isso porque é muito cômodo pegar seu notebook, sentar-se na cama e começar a trabalhar no ritmo que fica confortável.

Entretanto, esse tipo de atitude acaba desestimulando a longo prazo. Logo, você estará cada vez menos produtivo e mais desestimulado, gerando pendências no emprego e um longo tempo de procrastinação.

Por isso, para manter um ambiente organizado e próprio para o trabalho, trabalhe como se estivesse em um escritório. Crie um calendário de atividades e anote todas as pendências que você deve resolver.

Isso inclui relações externas à empresa também, como manter em controle suas linhas de crédito para empresas cedidas por bancos com os quais você possui um relacionamento, organizar sua rotina de pendências, entre outros fatores.

Além disso, se você puder, crie um cômodo como escritório, para conseguir se manter focado e pronto para trabalhar.

Caso sua casa seja pequena, e você não consiga criar um escritório em um cômodo separado, ainda assim evite trabalhar em um ambiente de lazer, como deitado na cama ou no sofá, na frente da televisão.

Procure um ambiente da casa que seja reservado, que não tenha tanto barulho e que você possa se concentrar especificamente no trabalho. Além disso, delimite o seu horário de trabalho.

Você deve separar o momento de fazer o serviço e os momentos de atividades de lazer. O home office propicia que você faça mais pausas, mas isso pode acabar te atrapalhando mais do que ajudando.

Mantenha organização sobre seu trabalho para conseguir produzir de forma melhor e mais adequada.

4 – Controle sua disponibilidade

Se você estivesse em um escritório, não estaria disponível para resolver uma série de coisas? Por isso, tenha em mente que o home office é um trabalho tão sério quanto o presencial, e durante este período, você deve se manter pronto.

Por isso, por mais que pareça um ato simples, quando um membro de sua família pedir uma ajuda, diga que não é o momento. Buscar os filhos na escola, fazer comida, arrumar alguma coisa da casa, todas estas atividades podem ser combinadas antes.

Estar disponível é fundamental, principalmente em trabalhos com público, como o de consultoria tributária ou até mesmo o SAC de alguma marca específica.

Você pode conversar e se programar para realizar cada uma das atividades com antecedência, incluindo-as em sua organização. Entretanto, quando surgir uma solicitação não combinada de ajuda, lembre-se de que você ainda está no serviço.

Considerações finais

O home office permite uma flexibilização importante do trabalho, mas você deve sempre manter em mente que existem diversos fatores para uma boa execução do trabalho.

Por isso, até você estar completamente adaptado a esse novo modelo de trabalho, lembre-se dos desafios que irá encontrar, bem como pense em soluções que podem acabar sendo importantes para uma vida profissional mais bem estruturada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.