25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como garantir uma viagem segura para as crianças

Compartilhe essa notícia!

Viajar com as crianças é sempre uma tarefa delicada, não importa se é a primeira ou a décima viagem com seu filho. São vários quesitos a serem considerados e um bom planejamento é indispensável. Confira algumas dicas para garantir a segurança de seus pequenos nas viagens de férias.

Dicas para uma viagem segura com as crianças

Na hora de planejar uma viagem são muitos os detalhes para resolver, não é mesmo? Porém, questões que envolvem a segurança dos pequenos não devem ficar de lado. Para te ajudar a assegurar uma viagem tranquila e segura aos pequenos, anote essas dicas:

  1. Documentação

Verifique se a documentação de seus filhos está em dia. Para viagens nacionais, é necessário o documento de identidade ou a certidão de nascimento, mas é sempre bom verificar se o destino tem alguma regra referente a vacinação. Para destinos internacionais, além do documento de identidade, também é necessário o passaporte e o visto do país, se for o caso.

  1. Transporte

Agende suas viagens, de preferência, na hora da soneca das crianças. Caso a viagem seja muito longa, prefira o horário noturno. No caso de aviões, é interessante reservar lugares nas poltronas mais espaçosas. Há também a possibilidade de reservar com antecedência um berço, para crianças até 10kg.

Leve itens de entretenimento para os pequenos durante o trajeto e evite oferecer alimentos com cafeína, como chocolate, para não os deixar agitados. Interessante também levar remédios para ânsias e eventuais dores.

  1. Bagagem

Evite exageros. Lembre-se que a maior parte das coisas pode ser comprada no destino. Na bagagem de mão, por exemplo, considere levar uma troca de roupa, mamadeira, guloseimas em embalagens fechadas, lenços umedecidos ou toalhas para limpeza.

  1. Hospedagem

Verifique o hotel com calma, analise todos os recursos e ouça opiniões de quem já se hospedou com os filhos. Analise também se hotel é a melhor opção ou se o aluguel de uma casa lhe atrai mais, pelo fato de ser possível preparar suas próprias refeições, o que pode ser útil para as crianças com restrições na dieta.

  1. Praia

Se o seu destino for a praia, pesquise as condições dela previamente, se está própria para banho. Não ignore a sinalização da praia, caso haja algo indicando “correntes”. Cogite reservar um hotel com piscina, principalmente por ser um pouco mais segura do que o mar. Nadar após a alimentação também não é indicado, pelo perigo de congestão.

Evite que os pequenos se percam. Para isso, coloque alguma identificação completa com telefone em seu filho, para facilitar a sua localização, caso necessário.

Atente-se aos cuidados com o sol. Coloque sempre roupas leves, passe filtro solar apropriado para crianças e as hidrate bem. Preocupe-se também com o horário: entre às 10h e 16h existe uma emissão maior de raios ultravioletas, os responsáveis pelo surgimento do câncer de pele.

Outras dicas

Na escolha do roteiro, considere as vontades das crianças, se já tiverem idade o suficiente para opinar. Mostre as opções de passeios e deixe que eles ajudem na escolha.

É uma forma legal de deixá-los felizes e sentirem-se parte da experiência. Respeite o horário de alimentação de seu filho, mesmo que a viagem seja algo que quebra a rotina, alterar este hábito pode causar desconfortos. A mesma coisa vale para o sono.

Opte por destinos que tenha uma infraestrutura acolhedora, de preferência com hospital próximo. Leve sempre uma cópia da apólice do seguro viagem nos passeios. Ele poderá ser bastante útil da ida até o retorno para casa.

Depois de considerar essas dicas, aproveite ao máximo o destino com as crianças!

Fontes> Revista Crescer e Latam.

Por: Andreia Silveira, do site SeguroViagem.org.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!