28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como funciona nossa mente enquanto sonhamos?

Compartilhe essa notícia!

O cérebro é uma máquina, e por mais que hajam centenas de cientistas o estudando e o investigando todos os dias, ainda estamos bem distante de compreender completamente esta parte da anatomia humana.

 

Um dos maiores enigmas que fazem parte da história humana, é o sonho, a ciência que estuda esse fenômeno ainda não está 100% completa, por isso ainda há muito estudo e divergência sobre o assunto.

 

Ao dormir o cérebro permanece ativo processando as memórias e informações que recebeu durante o dia, isso só é possível, pois, existe o ciclo do sono, composto por duas fases diferentes REM  e NREM.

 

A fase de sono NREM, significa em sua tradução para o português Não Rápido Movimentos dos Olhos, esta fase configura a maior parte do tempo de repouso, ela se inicia ainda no começo do descanso, quando começa a sonolência em que a consciência começa a descansar e se estende até os momentos de sono profundo. Nos momentos de NREM também é possível sonhar, mas os sonhos costumam ser sem sentido, com poucos detalhes e são difíceis de serem lembrados.

 

Os sonos que geralmente nos recordamos são os que ocorrem na fase REM, que possui sua tradução para: movimentação rápida dos olhos, se você já observou alguém a dormir, e notou que os olhos pareciam se movimentar muito de baixo das pálpebras, é possível que estivesse nesta fase do sono. Neste momento a atividade cerebral fica muito intensa e como consequência os sonhos são mais detalhados, vívidos e longos.

 

Por que nós sonhamos

 

Qualquer pessoa já se questionou ao menos uma vez a respeito dos sonhos, o motivo pelo qual sonhamos, na realidade esta resposta é muito mais profunda do que a maioria das pessoas acredita. Os sonhos são nada mais que representações de como a realidade nos afeta.

 

Em outras palavras, os sonhos são o reflexo do impacto que os acontecimentos do dia a dia tem na mente das pessoas.

 

A ciência que tenta analisar significados dos sonhos é bifurcada, onde um lado estuda os efeitos reais do subconsciente, a outro lado tenta entender como premunições ou concelhos divinos.

 

Os sonhos constantemente mostram nossos medos

 

O medo é um sentimento comum, todos tememos algo, alguns são irracionais como as fobias outros possuem base na vivência do indivíduo como um trauma ou experiência desconfortável. O que importa é que a sensação é genuína e contribuiu para nossa sobrevivência como espécie.

 

As duas vias de interpretação colidem o tempo todo, vamos a um exemplo muito simples:

 

Se você está inseguro consigo, ou preocupado com algum fator externo que pode prejudicar muito a sua vida pessoal ou profissional, você pode sonhar com um animal peçonhento como escorpião que ameaça a sua integridade e saúde.

 

Já a outra vertente de interpretação sobre o que é sonhar com escorpião:

 

Significa que dinheiro vai chegar a você muito breve, por meio de seu emprego, está prestes a fechar um grande acordo ou contrato que vai te beneficiar muito.

O que os sonhos nos dizem

 

Os sonhos são mensagens isso é fato, mas o modo de interpretação cabe a você, ninguém pode dizer o que você pode ou não acreditar.

 

Os sonhos permeiam todas as partes da vida, principalmente os extremos, medos intensos ou desejos muito almejados.

 

Se está passando por um momento de planejamento ou trabalho intenso e mesmo assim acumula dívidas, é muito comum sonhar com grandes montantes de dinheiro sendo encontrado, herdado ou algo do gênero ou até mesmo possuir de forma repentina um objeto de muito valor.

 

Os segredos no sonho

 

Algo é fato a respeito dos sonhos, a mente nunca abandona nada, só passa para o subconsciente e começa a dar pistas e partes deste desejo ou segredo.

 

É muito comum sonhar com frequência em algo que lutamos para suprimir, esconder ou fingir que não existe. 

 

Este processo pode ser muito danoso, mas acaba sempre por voltar para as pessoas em forma dos sonhos,  ou seja, as coisas que mais lutamos para esconder, disfarçar ou fingir que não existe são as que mais sonhamos com recorrência, não necessariamente com o objeto como um todo, às vezes vêm em forma de imagens ou pistas.

 

Ninguém sonha a tóa

 

Todos os sonhos estão relacionados a algo do dia a dia, cabe ao sonhador saber como interpretar e tirar ensinamentos para entender o que se passa em seu subconsciente. 

 

Até mesmo os sonhos mais sem sentidos possuem mensagens importantes, imagens surreais e sem sentido, acontecimentos aleatórios que não vivenciamos.

 

São os momentos que estamos 100% vulneráveis, quando abandonamos medos, anseios e vergonhas, vem a tona os nossos sentimentos mais profundos. 

 

Segundo a psicanálise os sonhos são completamente pessoais e costumam mostrar os desejos mais profundos e primitivos, por este modo, somente o sonhador pode conseguir entender o que realmente significa, principalmente, pois, as experiências de vidas são pessoais, e cada acontecimento tem efeito diferente em pessoas diferentes.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!