8 de maio de 2024

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Como fazer um planejamento eficaz para a criação de site?

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O processo de criação de site é relativamente simples. Muitas pessoas ainda têm uma falsa ideia de que é necessário uma série de especializações, bem como que será um processo com muitos desafios, mas isso acabou ficando no passado.

Hoje, muitas empresas disponibilizam gratuitamente uma série de ferramentas para facilitar o trabalho de criação de site, o que torna muito mais fácil para usuários sem conhecimentos técnicos em programação e web design.

A metodologia atual é completamente modular, similar a uma receita culinária. Basta seguir alguns passos corretamente e o resultado final ficará exatamente do seu agrado.

Entretanto, para que isso funcione, você precisa saber se planejar para conseguir o resultado desejado. Assim, o site de, por exemplo, sua consultoria tributaria contábil pode ficar perfeito e de acordo com a sua ideia.

Não adianta tentar pular etapas ou agilizar processos antes do momento certo deles acontecerem, uma vez que isso não trará resultados para você. É importante que sua estrutura esteja focada em seguir cada passo do planejamento.

Dessa forma, você conseguirá aproveitar todas as facilidades que os avanços tecnológicos têm para oferecer na hora de criar um site interessante para sua empresa. 

Ainda assim, se precisar de ajustes ou reparos no resultado da ferramenta, existem alternativas para resolver. Contratar um profissional de tecnologia para isso é sempre bom, sobretudo se surgirem dúvidas durante o processo.

Entretanto, se você seguir o planejamento corretamente e não tiver problemas difíceis de resolver, boa parte do processo pode ser feito automaticamente, facilitando a criação de uma página de site para vender guia unificada ou publicar conteúdos.

Ademais, hoje em dia, o mercado está muito diferente. Com os avanços da tecnologia, as pessoas estão cada vez mais conectadas, o que gera um aumento importante na utilização da internet como um meio de negócios.

Pensando assim, uma empresa que não se atualiza e entra na rede acaba ficando para trás, esquecida. Por isso, a criação de sites se tornou fundamental. Entretanto, muitas das ferramentas antigas eram pouco intuitivas.

Isso gerava uma demanda grande para profissionais especializados criarem sites e blogs para a internet, o que acabava aumentando o preço. Para solucionar estes problemas, muitas pessoas começaram a desenvolver métodos alternativos.

Hoje, as ferramentas automatizadas de criação de sites permitem que você consiga fazer alterações em qualquer parte da página com um simples clique em instantes, o que permite que os profissionais se foquem mais nas atribuições complexas que demandam tempo.

Por isso, para você conseguir explorar todo o seu potencial enquanto empresa na internet, é preciso criar um bom site que seja atrativo para o público e divertido, sem perder funcionalidades importantes para atrair consumidores ou mesmo efetuar as vendas.

Principais etapas de planejamento de um site

O processo de planejamento pode ser uma etapa que parece longa, mas ela é essencial para que você consiga explorar todo o potencial de seu estabelecimento.

Assim, você conseguirá compreender todas as possibilidades que seu site poderá aproveitar. Você pode até mesmo pensar em tradução de sites para explorar um mercado maior.

Quanto mais detalhado for este processo, e mais atenção você der a ele, maiores serão as chances de conseguir um site de qualidade com um preço muito mais baixo do que a média do mercado.

1 – Defina um objetivo

A primeira etapa de seu planejamento deve ser a definição do objetivo da criação do site. Por que você deseja montar um website? A resposta não deve ser óbvia, como para fazer parte da rede ou porque outras empresas estão.

Você deve pensar em sua empresa como uma ferramenta de trabalho única e que deve ter muita atenção para funcionar corretamente. Quando você define os objetivos de seu site, é muito mais fácil planejar as próximas etapas.

Dentre as possibilidades de objetivos, você pode definir:

  • O público que será impactado;
  • A quantidade de visitantes esperada;
  • O tipo de site que você deseja;
  • Quais os motivos do site existir.

Quando você compreende estes pontos, consegue identificar o tipo de site que você deseja criar para sua empresa e como pretende utilizá-lo corretamente, garantindo assim um sucesso muito maior.

2 – Identifique o domínio do site

Todo website possui um domínio. Ele é o endereço que as pessoas vão digitar no navegador para conseguir acessar seu site. Existem diversas empresas que oferecem o serviço de compra de domínio, além de opções gratuitas para ele.

Apesar destas opções existirem, os domínios gratuitos acabam passando uma impressão de amadorismo, que pode ser prejudicial para uma empresa. Neste caso, você pode contratar anualmente um domínio com a extensão que você desejar.

Pensando na importância do domínio, quando você for vender sistema ERP, por exemplo, é importante que você consiga ser encontrado com facilidade e por uma boa quantidade de pessoas, sendo que isso será possível quando houver um domínio de qualidade.

Ademais, quando você está planejando montar um site, é importante que a primeira coisa que você faça seja a compra do domínio. Um domínio não contratado pode acabar sendo pego por outra pessoa.

Se você comprar o domínio na etapa de planejamento, evita que todo o trabalho seja perdido na hora de fazer o lançamento. Então, para conseguir comprar, você pode visitar qualquer tipo de provedor de hospedagem e pagar a taxa anual por ele.

3 – Crie um mapa para seu site

O mapa do site é uma ferramenta muito importante, tanto para os consumidores que precisam se identificar para saber onde chegar quanto para algoritmos de mecanismos de busca, que conseguirão encontrar seu conteúdo muito mais facilmente.

O mapa também permite uma compreensão maior da hierarquia de cada página, identificando o que é prioridade de atenção para a empresa.

Quanto maior for seu website, sobretudo em termos de conteúdo, mais importante é ter um bom mapa de site. Dessa forma, se você tiver um sistema para emissao de NFe, por exemplo, é importante que os consumidores saibam onde encontrar.

4 – Escolha um bom layout

O layout tem um impacto direto em seu conteúdo. Trata-se da parte visual de seu site, e ela deve ser planejada para ser um atrativo ao público. Existem diversas maneiras de explorar em sua totalidade o quanto você pode conseguir com um bom layout.

O primeiro passo diz respeito a sua identidade visual. É importante que todos os elementos gráficos de seu site remetam a sua empresa, para que você consiga uma identificação maior da parte do público.

Isso significa que todos os elementos visuais, desde a escolha de cores e fontes até as imagens que serão inseridas devem fazer sentido com o conteúdo que você deseja apresentar, para que dessa forma explore melhor seu material.

Além disso, é importante se preocupar com a versatilidade do layout. Hoje em dia, a maioria das pessoas acessa a internet por dispositivos móveis. Por isso, alguém procurando uma agência de eventos stands, por exemplo, só precisa de um clique no celular.

A popularização dos smartphones permite que algumas pessoas nem mesmo possuam um computador ou notebook em suas casas. Por conta disso, é ideal que você explore um layout que consiga acessar todos os dispositivos disponíveis.

A responsividade é o ato de o layout se adaptar à resolução da tela que está solicitando o acesso. Dessa forma, seu site será otimizado para o uso desktop ou mobile dependendo unicamente do desejo do cliente.

Essa função acaba ajudando muito a aproveitar todas as possibilidades da ferramenta, que acaba gerando uma experiência muito mais positiva para os consumidores e aumenta sua possibilidade de conversão de vendas.

5 – Trabalhe bem seu conteúdo

Não adianta criar um lindo site se não tiver material para atrair o público nele. Hoje em dia, fazer propaganda não gera nenhum tipo de resultado ou engajamento, uma vez que os consumidores na internet esperam conteúdos de qualidade.

Assim, pensando dessa forma, se você mostrar, por exemplo, algumas opções de escolas na aclimação, apostando em um bom conteúdo, certamente, acabará convertendo mais pessoas para sua própria instituição.

Criar conteúdo é uma parte fundamental do processo de exploração do mundo digital. Entretanto, você precisa se atentar a como e quando publicar este material, principalmente com relação a alguns pontos específicos.

O primeiro deles é o SEO. A sigla, que significa Search Engine Optimization, trata da capacidade de criar um conteúdo que seja de fácil indexação para as ferramentas de busca, aumentando assim a possibilidade de sua empresa ser encontrada em uma pesquisa.

Além disso, é com o conteúdo que você conseguirá apresentar corretamente seu serviço, e poderá mostrar para os consumidores as vantagens de comprar o produto, bem como o porque ele é uma boa solução para uma necessidade.

Considerações finais

Criar sites é mais do que um luxo nos dias de hoje, é uma necessidade. Você precisa estar conectado para conseguir permanecer competitivo no mercado, sem perder oportunidades e conceitos relacionados a vendas, seja de assessoria contábil em SP ou de outro serviço.

Por isso, quanto mais você puder explorar seu conteúdo, melhor para conseguir ampliar sua capacidade de produção e entrar de cabeça na comunidade virtual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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