27 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como fazer licenciamento de veículo online?

Compartilhe essa notícia!

Documento de posse obrigatória pode ser emitido de maneira online e é mandatório para atestar que o veículo está regular com as exigências legais

Um dos principais documentos para os donos de veículos, o CRLV, ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, é uma obrigatoriedade anual que atesta que o carro está em condições ideais para ser utilizado. Ou seja, é a certificação por parte do Detran de cada estado de que o veículo em questão não é clonado, roubado ou está fora dos padrões tolerados de emissão de ruídos ou gases poluentes.

 

O não pagamento dessa taxa traz sérias implicações. Dentre elas, está a pontuação na CNH do dono do veículo: sendo uma multa grave, são 7 pontos que se somam na carteira do motorista, acrescido do valor de R$ 293,47. Além disso, o veículo que é pego em uma blitz sem estar licenciado é recolhido para o pátio.

 

O pagamento do licenciamento também indica que o carro não possui multas ou IPVA atrasado. Isso porque a emissão do CRLV está condicionada a regularização de quaisquer pendências que o carro venha a ter. E, para deixar tudo em dia e não atrasar o pagamento do licenciamento, é necessário acompanhar o calendário de vencimentos, que varia de estado para estado.

 

Geralmente, o calendário obedece a ordem de final das placas. Isto é, as placas de número mais baixo, no caso 1 e 2, pagam o licenciamento nos primeiros meses do ano e assim sucessivamente, até o final 0. O valor do licenciamento também varia e o valor arrecadado serve para custear os serviços do Detran.

 

Em muitos estados o licenciamento já está disponível para ser feito de maneira 100% online. Sua versão digital, o CRLV-e, também é aceita, caso o motorista não esteja portando o documento físico. Para efetuar a emissão e o pagamento do licenciamento de forma digital, é necessário ter instalado no smartphone o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível tanto para Android como para iOS.

 

Mas, mesmo com a facilidade do online, muitos estados possuem postos físicos em que o pagamento pode ser efetuado. Isso ajuda quem tem mais dificuldades com acessibilidade às tecnologias. Contudo, o pagamento e a emissão online são certamente as formas mais fáceis e rápidas de regularizar o licenciamento.

 

Em São Paulo, por exemplo, o pagamento pode ser feito até mesmo antes do prazo. Isso facilita muito a vida do condutor, principalmente quando o vencimento cai em meses em que o dinheiro é mais curto, como nos primeiros meses do ano.

 

O mais importante é mesmo pagar o licenciamento e não deixá-lo vencer, pois, além dos prejuízos já citados, há ainda a incidência de multas e juros por atraso de pagamento. Existem até mesmo aplicativos que deixam tudo mais fácil, bastando poucos cliques para chegar até onde se precisa e oferecendo o parcelamento da dívida em até 12 vezes.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!