26 de abril de 2024

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Como evitar os principais erros básicos em SEO?

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Investir em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) se tornou indispensável para que as empresas dos mais variados segmentos pudessem garantir o sucesso do seu site. No entanto, saber como aplicar cada uma delas é essencial para evitar erros comuns.

Apesar de parecer simples, começar a utilizar o SEO depende de conhecimentos sem os quais ele pode não surtir o efeito desejado. Afinal, ele se trata de uma estratégia importante que vai garantir maior visibilidade para a página.

Com o surgimento do marketing digital, muitas companhias ganharam melhores ferramentas para trabalhar com os seus sites e permitir que eles se tornassem cada vez mais interessantes e funcionais para o público.

Assim, empresas de contabilidade na zona sul SP assim como várias outras de diferentes segmentos, passaram a investir em mais recursos que aumentavam o resultado trazido pelo site, o que significava aumentar o número de visitas consideravelmente.

Isso porque, graças ao SEO, elas se tornavam mais visíveis para os potenciais clientes dos seus negócios, uma vez que uma das principais funções da otimização é justamente a de melhorar a visibilidade da página.

Dessa maneira, saber aplicar as técnicas de SEO é de suma importância para evitar erros que podem não apenas prejudicar a plataforma da empresa, mas também reduzir drasticamente os resultados que ela pode obter com esse recurso.

Se você quer entender melhor o que é o Search Engine Optimization e o que deve ser feito para prevenir a falta de efetividade dele, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto.

O que é o SEO?

Quando o potencial cliente de uma empresa precisa encontrar mais informações sobre ppra pcmso, ele certamente vai correr até um dos principais buscadores da internet, como é o caso do Google, e digitar ali o termo da sua pesquisa, para obter uma resposta.

Os resultados que forem exibidos ali costumam ser exatamente o que ele precisa para tomar uma decisão, seja sobre adquirir aquilo o que precisa ou para complementar o seu conhecimento sobre o tema.

Mas uma dúvida comum de quem tem site e quer estar bem posicionado no Google é justamente sobre como fazer isso. E a resposta é bem simples: investindo em técnicas de SEO para otimizar a sua página.

Há vários recursos para isso, sendo alguns deles:

  • Usar palavras-chave;
  • Postar conteúdos de qualidade;
  • Aplicar meta-description;
  • Fazer lincagem com outras páginas;
  • Usar fotos de qualidade;
  • Garantir o formato responsivo;
  • Investir em rapidez no carregamento do conteúdo.

Saber colocar em prática cada uma das ações mencionadas acima é o meio mais eficaz de obter o retorno desejado de forma orgânica e efetiva, o que vai ajudar no sucesso do site com maior facilidade.

Por isso, entender quais são os principais erros do SEO é essencial para colocar em prática cada uma das ações necessárias para obter o retorno desejado, evitando os principais pontos fracos da otimização, que serão abordados a seguir.

Os principais erros do SEO

Se a sua empresa vende guarda corpo e corrimão em aço inox na loja física e na virtual, e tem um site falando sobre esses produtos, quando um cliente escreve termos como esse no Google, ele verá a sua página entre os principais resultados?

Os empresários que buscam estar bem posicionados na internet dependem de um trabalho de SEO bem realizado para que consigam obter um aumento significativo no número de pessoas que é impactado pela sua plataforma e decide acessá-la durante uma pesquisa.

Para que isso seja realmente eficaz, é preciso evitar os erros básicos cometidos por quem aplica o SEO e não alcança o resultado desejado. Saiba quais são eles.

1. Deixar de planejar as palavras-chave

Usar boas palavras-chave é essencial, mas saber quais delas fazem mais sentido para o seu negócio faz toda a diferença no SEO.

Assim, em vez de escolher de maneira aleatória quais serão os termos aplicados no seu site, faça um planejamento de palavras-chave de acordo com o perfil de pesquisa do seu público.

Isso quer dizer que muitas vezes uma expressão como “tanque de aço carbono preço” é muito mais procurada pelas pessoas que querem adquirir uma unidade do produto, do que simplesmente aplicar “tanque de aço carbono comprar”.

Sendo assim, não deixe de verificar qual expressão faz mais sentido para o seu site e tenha um crescimento significativo no número de visitas da sua página.

2. Não investir na qualidade dos conteúdos

As pessoas que utilizam a internet para pesquisar sobre os seus produtos ou serviços podem precisar entender melhor como eles funcionam e do que eles se tratam, antes de simplesmente decidirem fazer uma compra.

Sendo assim, é fundamental investir na qualidade dos conteúdos postados, de forma que ao tentar entender para que serve um wiper hospitalar, eles obtenham todas as informações necessárias por meio do seu site.

Ao criar um conteúdo que prenda a atenção dos visitantes, e faça com que eles permaneçam mais tempo navegando no seu site, o Google faz uma análise sobre esse ponto, de forma que entende que o material presente ali oferece dados significativos para o usuário.

Isso ajuda na qualificação do seu site perante o Google, que certamente dará maior destaque para uma página que oferece um conteúdo interessante o suficiente para quem utiliza o buscador nas suas pesquisas.

Portanto, prezar pela postagem de artigos e materiais de qualidade faz toda a diferença no sucesso do SEO.

3. Não usar meta-description

A meta-description se trata do pequeno resumo que é exibido logo após o título de um site nos resultados exibidos pelo Google. Por isso, ela é um recurso importante que ajuda o usuário a identificar se o termo pesquisado pode ter uma resposta assertiva naquela página.

Nesse caso, saber aplicar a meta-description é fundamental para que, ao se deparar com uma lista de plataformas elencadas pelo Google, ele prefira clicar no seu site em vez de acessar qualquer outro, conseguindo assim o que ele está pesquisando.

4. Deixar de lado as linkagens

As linkagens são outro fator que interfere de maneira expressiva no bom posicionamento de uma página no Google. Nesse caso, não deixar de aplicá-las é fundamental para conseguir um bom ranqueamento da internet.

No decorrer de um conteúdo falando sobre reforma doméstica, é possível selecionar um termo como “aço para construção preço”, e aplicar um link que leve o leitor para outro artigo do blog, no qual ele terá mais informações sobre esse produto.

Esse tipo de ação permite que ele consiga complementar os seus conhecimentos, o que pode fazer toda a diferença na decisão e compra dele. Ao mesmo tempo, esse é um ponto bem visto pelo Google, que vai considerar a sua página mais relevante graças às linkagens.

É preciso lembrar que os links inseridos em um conteúdo podem ser internos, ou seja, levar para outra página dentro do seu site, ou externo, que conduz o visitante para outra plataforma no mundo virtual.

As duas formas de lincagens aumentam a relevância e melhoram a análise do Google em relação ao seu site. Por isso, não deixe de firmar parcerias com outras plataformas na internet e aplique esse recurso indispensável do SEO.

5. Usar fotos de baixa qualidade

A qualidade das imagens presentes em um site pode ser um fator que impacta o posicionamento dela nos buscadores. Sendo assim, deixar de investir em boas fotos é um erro perigoso para a sua plataforma.

Ao falar ou anunciar uma manta asfáltica, é de suma importância que o potencial cliente consiga visualizar bem o produto, para conferir detalhes e entender se o item se trata exatamente do que ele precisa.

Por isso, não deixe de inserir as melhores fotos no seu site, e conquiste um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

6. Não investir no formato responsivo

A grande maioria das pessoas utiliza o smartphone para realizar uma pesquisa no Google, graças à facilidade que o uso da internet pelo celular traz. Sendo assim, é fundamental que o seu site possa ser visto adequadamente nos mais diversos tamanhos de tela.

Esse parâmetro também é considerado pelo Google, pois permite que o usuário tenha uma melhor experiência dentro daquela página.

Sendo assim, não deixe de implementar o formato responsivo na estrutura do seu site e garanta um bom número de visitas para a sua página.

7. Deixar de lado o carregamento rápido do conteúdo

Por fim, vale mencionar que a velocidade com a qual o seu site carrega um artigo ou vídeo falando sobre serviços de contabilidade preço, ou sobre qualquer outro tema, também impacta no SEO, pois se trata de um ponto que valoriza a usabilidade da página.

Desse modo, garantir que cada item presente no seu site seja visto rapidamente pelo usuário é necessário para um SEO completo e funcional.

Esses são alguns dos erros mais comuns que podem impactar nos resultados de SEO, e solucioná-los o quanto antes pode fazer toda a diferença para o seu site.

Por isso, não deixe de verificar se todos esses pontos estão corrigidos na sua plataforma e obtenha o retorno desejado com a otimização para os mecanismos de busca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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