fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Como escolher a roupa de cama de acordo com a decoração?

Harmonizar as cores das paredes e dos móveis do quarto com a roupa de cama, intercalando as estampas de edredons, travesseiros e lençóis, é uma dica importante

 

A decoração pode ser vista como algo superficial ou até irrelevante para a maioria das pessoas. Contudo, é justamente esse ramo profissional que permite uma melhor visualização dos espaços de um imóvel e o aproveitamento de cada um deles, além de indicar quais são a mobília e as cores mais apropriadas para cada ambiente.

 

Os profissionais da decoração também são fundamentais quando há necessidade de reformar o imóvel, já que eles indicarão quais são os materiais mais adequados para a execução de um projeto e como fazer as modificações físicas dos espaços, o que impacta diretamente sobre o custo total da obra.

O quarto é um dos cômodos mais íntimos da casa, pois é um espaço de repouso e descanso, onde cada pessoa se permite relaxar e personalizá-lo de acordo com o próprio estilo. Para garantir um bom conforto, além dos pontos de luz e dos móveis, um dos itens essenciais desse cômodo é a sua roupa de cama. Confira algumas dicas de como escolhê-la, a fim de harmonizá-la com a decoração do seu quarto.

Material

Os itens básicos da roupa de cama são: fronhas para travesseiros, um jogo de lençóis e um edredom. Além deles, é possível colocar capas para proteger os edredons, as almofadas e as mantas. Elas aumentam a durabilidade dos produtos e são fáceis de lavar.

 

O primeiro fator que merece atenção ao comprar roupas de cama é o material que compõe cada peça. Prefira tecidos com fibras 100%, como algodão e linho, pois, eles são mais confortáveis. Lembre-se de que quanto maior o número de fios, mais confortável será o tecido.

Cores

As cores são fundamentais para conferir sensações a diferentes ambientes, sejam públicos ou privados. Enquanto tons quentes dão um ar vibrante — vermelho evoca paixão e raiva; amarelo remete à alegria, ao otimismo e à inspiração; laranja lembra prosperidade —, cores frias são associadas a ambientes mais calmos — azul remete à tranquilidade e harmonia; já o violeta é a cor da intuição e sabedoria.

 

Se o seu quarto tem móveis de madeira ou tons pastéis, vale investir em tecidos com cores como o branco, para equilibrar. Caso o cômodo tenha tonalidades mais claras, vale acrescentar coloração nas roupas de cama: azul, se você busca dar um ar mais tranquilo, ou vermelho, se você quer algo mais sensual e excitante.

Estampas e composições

Para quem gosta de estampas, vale selecionar algumas para intercalá-las entre as diferentes peças e camadas de edredom, lençóis e travesseiros. Para as capas dos edredons, prefira peças sem estampas e em tons claros, para que elas não chamem mais a atenção do que as outras.

 

Para valorizar cada uma das peças das roupas de cama, aposte em contrastes de cores e estampas. Uma composição possível é feita por meio de travesseiros e lençóis mais escuros, um segundo lençol mais estampado e um edredom branco. Para não sobrecarregar na mistura de estampas, uma dica importante é adicionar almofadas e mantas com um mesmo tom.

 

Não é preciso ter um armário repleto de diferentes roupas de cama. Por via de regra, são necessários apenas três jogos: um para ser usado, outro que é lavado e um terceiro de reserva, guardado no armário, caso o conjunto que foi limpo não seque a tempo ou sofra danos que precisem de reparos.

 

Para quem gosta de inovar e mudar o visual do quarto por meio das roupas de cama com frequência, uma dica valiosa é investir em edredons de dupla face, que te permitem mudar as cores e as estampas, sem precisar comprar novas peças. Na hora de comprar, priorize aqueles que contrastam com os que já se encontram nos móveis, no piso e nas paredes do quarto.

Comentários