Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Como desenvolver uma palestra de qualidade?

Organizar uma palestra pode parecer uma tarefa simples, mas requer muito cuidado e atenção, afinal, esse tipo de ação acaba sendo muito importante para você estruturar sua apresentação, que deve ser realizada de forma natural e que cative o público.

A atenção aos detalhes é o grande diferencial nesse tipo de interação. Por isso, garantir o sucesso de uma palestra depende do quanto as pessoas que estão assistindo aprovaram ou não seu conteúdo.

Desse modo, criar uma boa palestra depende de diversos fatores, principalmente com relação ao conteúdo e ao conhecimento do palestrante sobre o tema, por exemplo, furadeira base magnética preço ou qualquer outro assunto.

Embora cada caso seja singular, entretanto, existem algumas dicas que podem ser levadas em conta e podem fazer uma grande diferença. Confira!

Saiba como criar uma boa palestra

A ideia de criar uma boa apresentação é uma constante na mente de qualquer palestrante. As pessoas que fazem esse tipo de atividade buscam melhorias e um ambiente de conforto e interação com a platéia.

Por conta disso, estar alinhado a alguns elementos fundamentais desse tipo de construção é muito importante, seja para falar sobre bomba de água submersa ou qualquer outro tema que seja o de domínio da palestrante.

Defina o objetivo de sua apresentação

O primeiro passo para organizar uma boa palestra é o planejamento. Como em qualquer outra atividade, o preparo e o conhecimento de causa são etapas fundamentais, que devem ser estruturadas e colocadas em prática para que você consiga explorar seus recursos.

Quanto mais você se preparar e organizar seu conteúdo em prol de um objetivo comum, mais qualidade sua apresentação sobre, por exemplo, chapa de latão como um todo terá.

Além disso, lembre-se de segmentar bem seu conteúdo. Quanto mais você conseguir segmentá-lo, melhor. Essa é a base do planejamento de sua apresentação, e por isso você precisa ter esse tipo de elemento bem definido.

Pense no tema que deseja abordar, e qual linha de ação pretende seguir. Dessa maneira, sua caminhada estará mais preparada para oferecer aquilo que você tem em mente para o público, que conseguirá absorver melhor o conteúdo.

Criando seu público-alvo

A definição do público-alvo também é parte fundamental desse planejamento. Compreender quais são os grupos mais propensos a consumir sua palestra demanda um tempo de interação e comunicação.

O público-alvo é o grupo de pessoas com interesses e gostos em comum, que pode ser definida através do entendimento de seu público e de seus gostos e desejos pessoais, que acabam tendo uma propensão maior para consumir seu material.

Existem vários elementos que compõem o público-alvo. Estes elementos devem ser procurados para você delimitar melhor seu público-alvo e como interagir melhor com eles, sabendo o tipo de ação que você deve tomar. São eles:

  • Identidade de gênero;
  • Faixa etária;
  • Grau de instrução;
  • Interesses particulares.

Todas essas ações acabam juntando grupos de interessados em um mesmo elemento, seu produto. Por isso, entender e utilizar as nomenclaturas corretas pode ser de grande auxílio para pessoas interessadas em sua palestra sobre, por exemplo, disco de alumínio.

O diálogo é uma etapa fundamental de palestrar com qualidade, e para conseguir esse tipo de ação você deve se atentar a como está se comunicando com seu público.

Afinal, para conseguir resultados efetivos com suas ações, o mínimo esperado é que você consiga explorar melhor esse tipo de contato direto e passar suas informações com clareza e objetividade.

Escolha o momento ideal

Este é um dos elementos mais simples e rápidos de resolver, mas ele pode fazer uma grande diferença em sua palestra. Quando você define o horário, local e a data de sua apresentação, é importante ter em mente que as pessoas devem estar disponíveis.

Por isso, verifique durante o planejamento sobre feriados e comemorações especiais, sobretudo se você estiver indo palestrar, sobre, por exemplo, reforma de tanques,em uma cidade ou estado diferente do que está acostumado. 

Normalmente, as comemorações locais atraem grande parte dos moradores, e por isso você deve evitá-las quando estiver estruturando sua palestra, para garantir que isso não prejudicará sua apresentação.

Já com relação a localização onde ocorrerá sua palestra, é importante ter em mente que alguns locais são muito mais propícios para esse tipo de ação. Prefira locais de fácil acesso ao público, principalmente aqueles que estão adequados a regras de acessibilidade.

Dessa maneira, você consegue uma ação mais adequada e preparada para o momento de se apresentar. Locais muito distantes ou de difícil acesso podem intimidar alguns membros de seu público, que acabarão optando por não ir.

Além disso, é importante se atentar se o local possui todos os equipamentos necessários para a realização da palestra, como projetores, computadores e telas em branco no caso de você precisar de ações multimídia durante a apresentação.

Pense nos recursos fundamentais

Embora à primeira vista você imagine todos os recursos de audiovisual que serão necessários para a aplicação de sua palestra, é preciso ir além desse tipo de ação.

Isso não significa que você não deve se preocupar com estes elementos, ainda fundamentais em sua palestra sobre, por exemplo, correia transportadora.

Entretanto, existem outros detalhes que devem ser levados em conta e que podem fazer a diferença em sua estrutura. A utilização de blocos de papel e caneta, por exemplo, e se estes itens serão distribuídos ou se há a necessidade de levar.

Além disso, ações que ajudam a tornar o momento mais próximo, bem como que gerem um engajamento mais satisfatório com seu público, que, inclusive, pode ser conquistado através de um coffee break ou outra ação interessante.

Quanto mais diferenciada a experiência como um todo se tornar, maiores são as chances de você conquistar bons resultados com este tipo de ação.

Trabalhe com parceiros

A verdade é que é muito mais difícil você organizar algo sozinho do que contar com parceiros.

Através de ações de divulgação, você pode conseguir firmar alguns acordos com fornecedores de produtos necessários para a execução de sua palestra sobre, por exemplo, tubo galvanizado.

Além disso, é importante buscar patrocínios, formas de trabalhar com seus fornecedores para conseguir conquistar o melhor custo-benefício do mercado. Essas ações são fundamentais para você conseguir explorar melhor seus recursos.

Você pode começar entrando em contato com seus fornecedores e oferecendo propostas de parceria, que possam ser benéficas para ambas as partes.

Assim, uma empresa de serviços de alimentação pode acabar trocando um coffee break por divulgação, ao longo da palestra sobre, por exemplo, perneira de raspa ou qualquer outro assunto.

Estas ações não são incomuns, e ambas as empresas acabam se beneficiando delas de maneira muito mais efetiva do que simplesmente fazendo uma transação financeira.

É importante se atentar no tipo de empresa que você está buscando parceria, entretanto. Sua palestra é um determinante de sua qualidade como profissional, e os serviços que tornam ela possível devem refletir isso.

Por isso, evite fechar acordos com empresas que aparentam ser duvidosas ou que estão em busca de vantagens em cima de sua apresentação. A ideia é que ambos saiam ganhando.

Para evitar esse tipo de problema, o ideal é iniciar a negociação com uma proposta clara e objetiva, que explicite todas as funções do palestrante e de cada um de seus parceiros, não deixando margem para dúvidas ou interpretação.

Divulgação

Para as pessoas saberem o que estão buscando, você precisa divulgar sua palestra. Essa é uma etapa fundamental para que sua mensagem alcance o público certo e possa fazer a diferença que você deseja com a ação.

Hoje, divulgar sua atividade na internet pode render resultados bem mais satisfatórios do que em mídias tradicionais, que têm caído em desuso por conta do alto custo para um retorno nem sempre favorável.

Uma das formas mais comuns de divulgar seu trabalho e suas palestras é criando um site ou blog para seu conteúdo. É importante alimentá-lo com material de qualidade, para atrair as pessoas para consumirem seu conteúdo digital.

Isso acaba despertando nas pessoas o interesse de ouvir mais o que você tem a dizer, e as deixa em uma situação de consumir palestras que você venha a oferecer no futuro.

Outra fonte importante desse tipo de divulgação são as redes sociais. Hoje, a maior parte do tempo que o usuário médio passa na internet, é navegando nestas plataformas de interação.

Então, fazer parte das redes sociais permite que você tenha um contato muito mais próximo com seu público.

Considerações finais

Fazer uma palestra pode ser uma maneira muito proveitosa de explorar seu conhecimento, autoridade e potencial. Entretanto, é preciso saber como e quando agir para conseguir os melhores resultados com esse tipo de ação.

Por isso, saber montar e organizar uma palestra deve ser o foco de qualquer pessoa que deseja utilizar esse tipo de apresentação como forma de profissão, identificando os elementos básicos para criar um material de qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.