Uma boa gestão de marketing pode se tornar o divisor de águas quando o assunto é aumento de vendas ou aumento de gastos. Então, é importante que haja uma boa elaboração de um plano de marketing que esteja atrelado à realidade de cada produto.
Inclusive, diversos planos de marketing acabam falindo poucos dias após serem pensados, principalmente por erros que poderiam ter sido evitados em sua elaboração.
Até uma empresa de pintura, por exemplo, deve ter atenção quanto à qualidade do plano de marketing, para que ele seja gerido de maneira coesa. Pensando nos pontos citados, algumas questões devem ser respondidas, por exemplo:
Quais são os seus objetivos? Qual a meta da empresa? Quem é seu público-alvo? Quais as melhores técnicas?
Para te ajudar a responder os questionamentos, vamos entender um pouco de gestão. Confira!
A razão gera estratégia
Uma das melhores formas de uma boa gestão de marketing é começar entendendo o seu negócio por meio da análise SWOT, sendo explicada por:
- Strengths (Força);
- Weaknesses (Fraquezas);
- Opportunities (Oportunidades);
- Threats (Ameaças).
Com esse método conhecido é possível traçar de forma mais clara os pontos essenciais de cada empresa. É como uma simulação acústica, por exemplo, você precisa sentar e ouvir bastante até entender quais são os pontos que precisam de edição.
As forças da sua empresa têm todo o potencial positivo, tudo o que pode somar. As fraquezas são, por obviedade o oposto da força, quais os nichos que o negócio não pode se envolver.
As oportunidades são os nichos que podem vir a surgir no decorrer dos segmentos. Já as ameaças, são tudo aquilo que pode pôr um fim em seu negócio, e podem estar dentro do processo de marketing.
A grande parte dos planos de Marketing tem como objetivo o aumento das vendas, então é o que um empreendedor busca, um investimento que possa trazer lucros no futuro.
Por isso a necessidade de ter uma estratégia coerente elaborada, para não agir com emoção nas decisões chaves do negócio.
Definindo uma proposta
Agora que a análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças foi realizada será necessário a definição de uma proposta.
Normalmente, a proposta de marketing é feita em algumas etapas, mas fique calmo, não é mais difícil do que a realização de uma higienização de caixa d água, pelo contrário, basta apenas conhecimento do seu serviço ou produto.
Defina o objetivo do marketing
Para uma boa gestão do marketing é preciso deixar o objetivo da sua empresa claro para todos.
Lembre-se toda gestão de marketing deve ser revisada e atualizada, principalmente para não gerar problemas para a sua empresa que vende chave Storz preço ou qualquer outro tipo de item.
Então, para não ocorrer um problema em seu plano de marketing, certifique-se de que os objetivos estão muito claros.
A importância de um Brand Equity e do reconhecimento
A expressão Brand Equity é algo ligado ao valor de sua marca, ou seja, o reconhecimento que ela tem no mercado. Pense em uma marca de refrigerante, agora uma de cerveja. Viu? Duas marcas diferentes, instantaneamente, apareceram na sua mente.
Isso é porque elas são conhecidas a um nível que o nome do produto está atrelado à marca. Façamos o inverso agora, pense em uma empresa que produz barra de apoio para banheiro em aço inox. Percebeu?
Produtos menos consumidos não se atrelam diretamente à uma grande marca, porém isso não quer dizer que sua marca não possa mudar completamente o cenário.
Para isso, é preciso que a gestão do marketing do produto ou serviço seja feito de tal forma que seu ramo de atuação seja reconhecido. Inclusive, um serviço bem prestado fideliza mais que um cliente, gerando indicações e trazendo resultados.
Ampliando a atuação online
Gerir as redes sociais e a participação do negócio no mundo digital devem ser as prioridades da empresa, por isso, se o empreendedor tem dificuldades em lidar com esse tipo de demanda é necessário procurar ajuda especializada.
Sempre existe a possibilidade de contratar pessoas que cuidam desse meio. Um serviço ou produto deve ser visto nas mídias sociais, deve ser visto no Google. O consumidor nos dias de hoje pesquisa sobre o produto ou serviço que está adquirindo.
Por isso, é interessante que exista um blog, site ou rede social (Facebook/Twitter/Instagram) em que o trabalho seja mostrado.
O consumidor precisa ser atraído pelo conhecimento explícito. Isso atuará diretamente na jornada de compra, assunto que falaremos mais adiante.
Entenda o papel do público-alvo
Entender o papel do público-alvo é essencial para analisar se o plano de marketing está funcionando. Se as ações já estão ocorrendo e o público-alvo não foi definido, então o processo tem uma falha.
Antes de iniciar qualquer trabalho é preciso definir qual público está consumindo o produto oferecido. O que faz uma pessoa solicitar uma empresa para a demolição de alvenaria estrutural, por exemplo? Por que ele decidiu por adquirir esse serviço?
A definição do público-alvo vem através das respostas de uma série de perguntas. Entre as mais comuns estão: Quais os desejos dos meus clientes? Quais os seus medos? Quais são os seus hobbies? Quais são os seus estresses? Quais são as suas aflições? Seus objetivos?
Essa série de perguntas ajudará a definir qual o papel que o público exerce no seu produto e serviço, bem como os motivos que podem levá-lo à sua loja.
A jornada de compra, seduzindo o cliente
O cliente passa por uma jornada interestelar na hora de escolher uma empresa. Vamos tentar vender uma tela ondulada preço, por exemplo, deve haver uma confiança na entrega, no pagamento e em outras frentes.
Porém, mesmo tendo em vista os pontos anteriores, a experiência do cliente conta muito, sendo assim, os preços e a entrega acabam sendo um pouco esquecidos.
O cliente precisa se tornar uma espécie de advogado da empresa, pois a experiência que ele teve ao realizar a compra foi tamanha que ninguém ousaria criticar esse grande prestador de serviços, ou esse produto milagroso.
Praça, preço, produto e promoção
Ademais, o plano de marketing passa por pela gestão da definição dos 4Ps, a melhor forma de segmentar seu produto para venda. Sendo os seguintes:
- Produto é o que o cliente deseja;
- Preço é o valor do produto;
- Praça é o local onde você quer vender o produto;
- Promoção é como fazer o produto chegar até o cliente.
O produto é o principal e deve atender as necessidades do cliente. Já pensou em como ele será usado: Qual sua forma e nome?
O preço deve ser o suficiente para gerir as despesas da empresa e gerar lucro. Entender como o cliente recebe o preço é algo primordial. Entender a precificação do concorrente também pode mudar a forma como você está gerindo o plano de marketing.
A praça é onde o consumidor adquire o produto. O acesso é fácil? É possível melhorar? Onde os concorrentes atuam?
A promoção são as formas de fazer o cliente ver o seu produto. Como ele é visto no mercado e qual a melhor hora para investir?
São perguntas que podem ser respondidas e auxiliam na hora de fazer a gestão do plano de marketing.
Porém, caso você esteja oferecendo algum tipo de serviço, será necessário acrescentar mais 3Ps, totalizando 7. São eles: pessoas, percepção, prova física.
Pessoas e Percepção são dois pontos ligados à empatia com o cliente que contratou o serviço. Entender sua realidade, escolaridade, hobbies e onde mora.
Desta forma é possível criar uma melhor análise de como construir uma relação para execução do trabalho contratado.
Processos são os meios que envolvem toda a administração e cálculos para realização do serviço.
Um exercício interessante é tentar responder essas perguntas com um bloco de notas ao lado e ver o resultado, até mesmo se seu produto for um autonivelante epóxi, por exemplo.
Colocando tudo em ação
Um plano de marketing normalmente é produzido para durar cerca de 12 meses. No meio desse prazo é importante que exista a análise dos resultados, balanços mensais, trimestrais e semestrais.
Com esses dados será possível entender os ganhos e perdas, bem como quando realizar uma intervenção no processo. As ações do plano de marketing estão embasadas nele, mantendo isso como uma regra, o empreendedor economiza dinheiro e recursos.
Conclusão
Para gerir um bom plano de marketing é preciso compreendê-lo por completo, então, a análise minuciosa dos dados pode identificar falhas no processo.
Saber onde e quando investir é essencial para virar o jogo. Não tenha medo de interferir no plano se necessário. É super comum que ele seja atualizado e que peças precisem ser trocadas.
Por fim, todos esses caminhos resultarão em uma boa gestão de marketing, bem como no crescimento claro e constante da sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.