fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Variedades

Como desenvolver e manter novos hábitos?

Estabelecer dias e horários, não tornar as exceções uma rotina, começar aos poucos e estabelecer breves blocos de tempo para a atividade desejada são algumas dicas essenciais.

 

Praticar outro idioma, ir às aulas de dança, aprender a tocar flauta, nadar, começar a beber, pelo menos, dois litros de água por dia, comer salada e frutas, dormir bem, meditar e caminhar regularmente — algumas pessoas possuem várias metas.

 

No entanto, acabam as deixando de lado por terem dificuldades em manter o ritmo de aprendizagem e incorporá-lo na rotina. A falta de organização, a preguiça e a correria do dia a dia são as razões mais comuns que dificultam o desenvolvimento e a manutenção de novos hábitos para muitas pessoas.

Se você deseja planejar sua rotina melhor, a fim de adotar hábitos que te proporcionem mais saúde física, mental e emocional, além de novas habilidades, veja algumas dicas a seguir.

Defina dia e horário

O primeiro passo para adquirir e manter um novo hábito é abrir um espaço na agenda para aquela atividade. Isso é fundamental, especialmente, para quem mora em grandes centros urbanos e pode ter uma vida mais corrida, devido ao trânsito, às longas distâncias percorridas todos os dias e à abundância de oferta de atividades ou programas.

 

A falta de definição de dia e horário para desenvolver a atividade desejada é uma das principais razões que dificultam a aquisição de um hábito. Fazer “exceções” e ocupar aquele período com uma viagem ou um encontro com os amigos é o primeiro passo para perder o foco.

 

É bom ser bastante realista e buscar um horário que seja adequado à sua rotina. Se você deseja começar a meditar diariamente, talvez, seja bom acordar 15 minutos mais cedo para isso.

 

Se você possui filhos pequenos, o período da manhã pode ser mais disputado, em função das atividades escolares, e isso pode atrapalhar a meditação. Nesse caso, praticá-la assim que chegar ao trabalho pode ser uma boa alternativa.

Comece aos poucos

É fundamental começar com pequenos passos e dividir a grande meta em pequenas tarefas cotidianas, distribuídas em blocos menores de tempo ao longo da semana. Se você deseja aprender a falar espanhol, por exemplo, comece com lições simples, a cada dois dias.

 

Se você deseja incorporar corridas em sua rotina, comece a desenvolver preparo físico com sessões mais curtas, de 45 minutos. Ao longo do tempo, você terá mais flexibilidade e resistência corporal, o que vai tornar possível a realização de corridas mais duradouras, de 90 minutos, por exemplo.

Registre a sua evolução

Ao tentarem adquirir e manter um hábito, muitas pessoas começam a registrar a frequência de atividades realizadas para que isso aconteça. Se o seu objetivo é ler quatro livros por mês, estabeleça uma quantidade diária de tempo, dedicada para a leitura, e vá marcando os dias em que conseguiu cumprir a meta em um calendário.

 

Com o passar das semanas, ao ver a quantidade de dias marcados crescer no calendário, isso te dará mais motivação para seguir em frente. Além da disciplina, a motivação é fundamental para ajudar a ampliar o tempo diário dedicado para qualquer tipo de atividade.

Busque companhias

Se o hábito pode ser realizado com outras pessoas, é uma boa ideia buscar amigos ou familiares que se interessem em desenvolvê-lo com você. Ter companhia ajuda a manter a disciplina e não desistir por desânimo ou preguiça.

 

Outra vantagem de compartilhar um hábito é ter alguém com quem conversar sobre aquela prática, incluindo as dificuldades encontradas, os benefícios e as mudanças provocadas no cotidiano. Inclusive, isso pode inspirar outras pessoas a participarem também.

Comentários