fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Caiaque, remo em pé e mergulho: descubra o melhor esporte aquático para você

Tonificar os músculos, perder calorias e melhorar o equilíbrio são algumas vantagens de praticar estes esportes.

 

Os amantes do esporte estão sempre experimentando novas modalidades, afinal, o leque de possibilidades é muito grande. Uma das vantagens dos esportes aquáticos é a oportunidade de estar perto da natureza, retomando este contato mais próximo com o ecossistema do qual fazemos parte.

 

Além disso, é uma chance para dar um tempo na rotina das cidades e aproveitar a brisa costeira. A seguir, conheça os benefícios de praticar caiaque, remo em pé e mergulho. Veja qual desses esportes combina mais com o seu estilo.

Por que praticar caiaque?

Assim como o nado, o caiaque foi uma atividade naturalmente desenvolvida pelos seres humanos por causa da necessidade de locomoção em rios. A modalidade entrou nos Jogos Olímpicos em 1936 e passou a ser um esporte de competição em todo o mundo.

 

Existem duas modalidades principais: slalom, que é praticado em águas agitadas, como corredeiras, e canoagem de velocidade, que é feita em águas calmas. Os equipamentos necessários são: um caiaque, remos e um colete de segurança.

 

Assim como qualquer outro esporte, é importante começar aos poucos, para o corpo se acostumar com o tipo de movimento. Portanto, não há necessidade de se aventurar em corredeiras perigosas ou buscar fazer o menor tempo possível em uma corrida. Permita-se explorar as possibilidades da modalidade e se divertir.

 

A prática do caiaque possui diversas vantagens para o corpo e a mente. Por causa dos movimentos intensos, o esporte ajuda a manter uma boa postura, diminuir a gordura abdominal e tonificar os músculos. Além disso, é uma excelente maneira de diminuir o estresse, porque estar em meio à natureza favorece a liberação de endorfina.

Por que fazer Remo em Pé (REP)?

O Remo em Pé (REP) se tornou muito popular nos últimos anos. Desse modo, pessoas usando uma prancha e um remo tomaram conta do mar, dos rios e das lagoas. A modalidade é muito divertida e pode ser praticada por todas as idades.

 

Apesar de parecer algo complexo, a maior dificuldade está relacionada com o equilíbrio. Afinal, todos os músculos precisam trabalhar em conjunto para que você se mantenha em pé, em cima da prancha, enquanto rema.

 

Por isso, águas calmas são ideais para quem quer iniciar a prática. Existem diversas variações de REP — uma delas inclui pegar ondas. Assim, o praticante surfa uma onda como no surfe tradicional, mas usa o remo para auxiliar o processo.

 

São muitas as vantagens de praticar este esporte. Além de melhorar o equilíbrio, todos os músculos são trabalhados durante a atividade. Isso porque, enquanto alguns garantem a sua permanência na prancha, outros são responsáveis por remar, como a região dos ombros e dos braços.

 

Esta atividade é considerada aeróbica, assim como correr ou caminhar. Ou seja, estimula o sistema vascular e reduz as chances de AVC ou infarto. Além disso, é uma boa opção de esporte para quem quer algo com baixo impacto nas articulações.

Por que praticar mergulho?

Enquanto os outros dois esportes aconteciam na superfície, o mergulho te leva para conhecer a vida marinha que está metros abaixo de nós. Esta atividade também é realizada há muitos anos pelos humanos, que se banhavam em rios e lagoas.

 

Para praticar mergulho, é necessário usar roupas especiais e emborrachadas, pés de pato, óculos de proteção, snorkel ou cilindro de oxigênio. Assim, você estará preparado para fazer a atividade e se divertir muito.

 

Além de ser um esporte, esta é uma oportunidade de se maravilhar com a potência da natureza. São diversas espécies de animais, plantas e corais para conhecer e observar.

 

Uma hora de mergulho pode queimar até 900 calorias, logo, não dá para negar que esta é uma atividade física. Além de tonificar os músculos, o esporte aumenta a capacidade respiratória e, consequentemente, melhora a sua performance nos outros exercícios aeróbicos. O contato com a água também reduz o estresse, trazendo tranquilidade e calma.

Qual esporte combina mais com você?

Se você ainda não sabe qual das modalidades combina mais com o seu estilo de se exercitar, experimente todas elas. A diversão é garantida e, durante a prática, você poderá perceber aquela que mais te agrada. Além disso, passar um tempo em contato com a natureza é sempre uma boa ideia.

Comentários