6 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como decorar a sala de estar?

Compartilhe essa notícia!

Primeiro cômodo da casa, local reúne família e amigos para momentos de lazer. Veja como decorá-lo

Comumente o primeiro cômodo de uma casa, a sala de estar é quem dá boas-vindas a um convidado. Lugar de conforto, receber os amigos ou assistir a um filme com a família, o local também costuma ser o mais decorado da casa. Afinal, é onde o morador passa um bom tempo quando está acordado.

Uma boa decoração ajuda a saber onde posicionar os sofás, qual a melhor forma de pendurar o painel para tv e como distribuir os itens de decoração pelo cômodo.

Veja como fazer uma decoração para sua sala de estar.

Medidas

Antes de começar as compras, é preciso conhecer as medidas do cômodo para aproveitar plenamente cada espaço. Meça largura e altura das paredes, portas e janelas e o espaço de parede entre elas. Além disso, faça a medição do comprimento da sala.

Layout

Em vez de distribuir a decoração aleatoriamente, o ideal é ter planejamento. Isso fica muito mais fácil com as medições, já que é possível ter uma ideia de onde os móveis se encaixam melhor.

Para distribuir, pense no layout que deseja que a sala tenha. Por exemplo: para quem quer que a sala seja um local para assistir à televisão, colocá-la em uma das paredes mais largas dá mais destaque. 

Desenhar o layout no papel ou em um programa também ajuda a saber se é possível colocar um sofá em L, onde posicionar a mesa, como distribuir os quadros na parede e qual é o melhor modelo de estante, por exemplo. 

Escolha um estilo

A decoração deve ter a cara do morador, ou seja, refletir sua personalidade e preferências. Atualmente, a arquitetura oferece uma série de estilos que contemplam esses gostos — escandinavo, industrial, rústico, minimalista, clássico e provençal são alguns deles.

O morador pode também escolher dois estilos diferentes para trazer um toque único. Ele pode misturar a estrutura industrial com elementos provençais para trazer um contraste à sala de estar.

Sofá

No geral, o sofá é o principal móvel da sala. É ele quem dita se o cômodo será mais aconchegante ou o local perfeito para festas com os amigos. Portanto, escolha um modelo que seja o seu ponto focal — isso vai ajudar bastante quem ainda não optou por um estilo de decoração.

Fios de luz

A fiação aparente deixa o cômodo com um aspecto mais desarrumado. Para que ela fique escondida, invista em móveis com compartimentos fechados, que permitem que os fios da televisão e de outros dispositivos fiquem escondidos.

Quem adota o estilo industrial pode adotar a tubulação elétrica aparente. Contudo, é um trabalho planejado e executado por um profissional.

Pontos de luz 

Até mesmo a iluminação influencia na decoração da sua casa. A sala de estar pode ter o tradicional lustre no centro do teto, mas quem deseja inovar pode apostar em dois ou mais pontos de luz no cômodo — principalmente se a intenção for deixar o ambiente mais aconchegante.

Aposte em modelos de abajur e luminária de baixa voltagem, que proporcionam uma iluminação mais suave.

Plantas

Nos últimos anos — principalmente em 2020, com a pandemia de Covid-19 —, uma decoração mais orgânica, com tons terrosos e uso de verde, tomou conta do design de interiores. Ela foi muito útil nos momentos de isolamento, pois trouxe o “ambiente externo” para dentro das residências. 

Além de dar vida ao cômodo e trazer mais cor sem pesar no visual, as plantas ainda ajudam a melhorar a qualidade do ar. Quem não fica muito tempo em casa pode apostar nas de baixa manutenção, como suculentas, cactos, costelas-de-adão, jiboias e espadas de São Jorge.

Texturas

Tapetes, mantas, almofadas e o material do sofá vão fazer toda a diferença no resultado da sua sala. Brincar com as texturas pode trazer um resultado muito mais interessante. No entanto, é preciso ter atenção à textura de cada um desses itens, principalmente se o morador passar boa parte do tempo no cômodo. Antes de comprar cada item, o ideal é tocá-lo para perceber se é confortável e macio.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!